Buscar

AS 04 - gestao ambiental e responsabilidade social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS 04
PERGUNTA 1
Com o aumento da atividade industrial em todo o mundo, novas formas de gestão devem ser desenvolvidas para fazer melhorias às interações industriais com o meio ambiente. Com base nisso, analise as afirmações a seguir.
I - A ecologia industrial incorpora princípios de sustentabilidade em cada uma de suas decisões de negócios.
II - ESG é um conceito universalmente utilizado por investidores do mercado de capitais para avaliar o comportamento corporativo e o desempenho financeiro futuro das corporações.
III - O conceito do tripé da sustentabilidade ganhou ênfase no final da década de 1960.
Assinale a alternativa CORRETA:
a. I e II estão corretas.
b. Apenas a III está correta.
c. Apenas a I está correta.
d. Apenas a II está correta. 
e. I e III estão corretas.
PERGUNTA 2
A(O)______________ é uma técnica desenvolvida para mensuração dos possíveis impactos ambientais causados como resultado da fabricação e da utilização de determinado produto ou serviço. Seus estudos abrangem desde a extração da matéria-prima até a sua destinação final, passando pelas etapas de produção, distribuição e consumo. Assinale a alternativa que melhor preenche a lacuna.
a. Sistema de gestão ambiental.
b. Análise do ciclo de vida.
c. Reciclagem de materiais.
d. Inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEE).
e. Pegada ecológica.
PERGUNTA 3
O campo da ecologia industrial foi criado para informar a tomada de decisão humana intencional sobre os processos de produção industrial, especialmente como eles impactam o meio ambiente, aproveitando o conhecimento do funcionamento de ecossistemas saudáveis. Assinale a alternativa correta quanto à ecologia industrial e seu contexto.
a. A sustentabilidade empresarial promove o equilíbrio e a cooperação entre os processos industriais e a ecologia, de modo que um sistema seja contrário ao outro, dividindo os setores organizacionais conforme os objetivos.
b. As redes industriais não precisam incorporar e perseguir a mesma ideologia de desperdício zero no desenvolvimento futuro e aproximar seus empreendimentos do considerado sustentável.
c. A sustentabilidade empresarial visa a transformar o modo de desenvolvimento industrial dominante em sustentável, fazendo os sistemas industriais funcionarem como um ecossistema natural, ecologicamente eficiente e com zero desperdício.
d. Os sistemas ecológicos fornecem insights e ferramentas para analisar a indústria, como o metabolismo, mas também enfatizam as relações entre os elementos do sistema.
e. A ecologia industrial de hoje (a abordagem tomar-fazer-descartar) baseia-se na transformação de recursos naturais em resíduos por meio da conversão, e sua filosofia é baseada nos recursos ilimitados da natureza e nos locais de despejo inofensivos. 
PERGUNTA 4
A ecologia industrial é uma abordagem que busca analisar a sustentabilidade no contexto industrial, do ponto de vista dos fluxos de matéria. Com base nisso, analise as asserções a seguir.
(I) Os sistemas ecológicos fornecem muitos insights e ferramentas para analisar a indústria, como o metabolismo, mas também enfatizam as muitas relações entre os elementos do sistema.
PORQUE
(II) A sustentabilidade empresarial é semelhante à ecologia industrial, e ambas seguem contrárias ao movimento da sustentabilidade, tendo-se em vista que o foco está nos aspectos econômicos do processo produtivo.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre as asserções.
a. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
b. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
c. Ambas as asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
d. Ambas as asserções são falsas. 
e. Ambas as asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Outros materiais