Buscar

Willyame - saude do trabalhador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SAÚDE DO TRABALHADOR
Willyame Gamaliel Peixoto Calandrini
04051689
Enfermagem
Mediante o exposto no enunciado, percebe-se que o enfermeiro do trabalho tem importância vital nos processos que envolvem os riscos ao trabalhador, vide que a busca de condições minimamente seguras para os mesmos perpassam por análises laborais desta especialidade. Os casos arremetem a problemas diferentes, mas a conduta do profissional é protocolar, no primeiro caso, deve-se orientar a vitima do acidente com o perfuro cortante a manter a calma, avaliar se estava fazendo uso do equipamento de proteção individual, verificar se houve falhas no processo de trabalho, a partir desta análise mais restrita, busca-se dialogar com o mesmo para manter a calma e seguir as orientações. No segundo caso, deve-se avaliar a forma ao qual o maqueiro praticava suas atividades, os riscos que corria durante sua jornada de trabalho, e ainda, se o movimento repetitivo o levou ao afastamento. No terceiro caso, avaliar-se-á as condições de trabalho ao qual o profissional estava exposto, buscar encaminha-lo a orientação psicológica para iniciar o tratamento. 
Em relação aos tipos de doenças ocupacionais presentes em cada caso, no primeiro, há o acidente causado pela exposição ao risco biológico, no segundo caso, usa-se as siglas Ler e Dort são usadas para definir as “Lesões por esforços repetitivo” e os “Distúrbios osteomusculares”, no caso do maqueiro, algo que acontecem com muita frequência em práticas ao qual o profissional se expõem por um tempo prolongado de forma repetitiva. No terceiro caso, encaixa-se em transtornos mentais, ao qual se manifesta inicialmente por crises de ansiedade, se não tratado precocemente, progride para um quadro de depressão. 
Condições insalubres podem levar uma pessoa a entrar em estado de desânimo. Com preocupações acumuladas e a falta de expectativas relacionadas ao próprio trabalho, ela fica muito mais suscetível a desenvolver transtornos. Dentre os principais transtornos, pode-se citar além da ansiedade e depressão, a síndrome de burnout, caracterizado pelo estresse laboral por condições diversas dentro do ambiente de trabalho, alguns dos principais sintomas são sentimento de culpa; sensação constante de falta de energia; perda de interesse por aquilo que era importante; aumento ou diminuição repentina do apetite; falta de desejo sexual; medos irracionais, entre outros. estão diretamente relacionados a crises de ansiedade e progressão para depressão. 
Referências:
https://hospitalsantamonica.com.br/transtornos-mentais-relacionados-ao-trabalho-conheca-os-principais/

Outros materiais