Buscar

normas da abnt

Prévia do material em texto

A APRENDIZAGEM E SUAS QUADRO FORMAS
 Isabella Victória Martins Ferreira
O curso de Pedagogia tem duração média de três a quatro anos (dependendo da instituição que oferece o curso) com a licenciatura. Grande parte do curso o docente terá disciplinas diretamente relacionadas a: educação, psicologia educacional, Filosofia, História, Sociologia. Antes de se formarem, os alunos ainda teram ainda que passar que passar por trabalhos relacionados à prática em sala de aula, além de um estágio pedagógico supervisionado, que é obrigatório para a conclusão do curso. Costumamos associar o pedagogo apenas em trabalhos em sala de aula , mas essa realidade é um pouco diferente, apesar da maior quantidade de pedagogos estarem em sala de aula, um pedagogo pode trabalhar em diversas áreas como gestão escolar, psicopedagogia, educação especial, produção de material didático, pedadogia hospitar e empresarial e e ate 
O processo de aprendizagem surge pela aquisição de novos conhecimentos, habilidades, valores e atitudes por meio do estudo ou da experiência. No entanto, temos quatro tipos de teorias de aprendizagem que constituem e exemplificam a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento pessoal: Observação, imitação, descoberta e modelagem.
O processo de aprendizagem por imitação é entendido como a reprodução do comportamento evidenciado ou explicado pelo modelo. Por exemplo, o processo de aprendizagem da fala. Nesse processo, a criança desenvolve seu próprio repertório, imitando os sons das palavras ouvidas no seu dia a dia. Uma atividade lúdica muito usada na primeira infância(educação infantil) é a imitação sons e gestos dos animais, isso incentiva a coordenação motora e a gesticulação das falas e o reconhecimento de sons, a música do seu “seu lobato, tinha um sítio” é uma ótima opção para os pequenos.
Na aprendizagem por descoberta, propõe-se facilitar a representação e o processo de aprendizagem dos indivíduos. Em outras palavras, ao encorajar os educandos a explorar alternativas e responder, eles mostram que os resultados da aprendizagem não são apenas sobre a mera memorização ou condicionamento, mais sim, sobre a exploração ativa de opções por parte dos indivíduos. Assim, estimulando a capacidade dos alunos de pensar sobre o significado de diferentes exposições e experiências que eles encontram em atividades cotidianas. Tornando a aprendizagem por descoberta, mais significativos para os alunos. Com base na aprendizagem por descoberta, para aplicarmos para nossos alunos usar uma atividade, levaremos os alunos para um local fora da sala de aula (Horta ,jardim,quadra e etc.), para estimular eles a descoberta de novas texturas, colocando as mãos na terra,flores ou plantas disponíveis, pedrinhas, o chão ou qualquer objeto disponível no local. Para maior interação estimulando o interesse dos alunos distribui lupas, e “nomeado” os alunos como exploradores da natureza, para que se sintam interessados e estimulados a continuar a atividade. 
Na aprendizagem por modelagem quando o individuo é exposto a situações do cotidiano, e pessoas de seu convívio acaba assimilando e apropriando algumas características do “modelo” ( pessoa da qual convive no seu dia a dia, ou exposição de situações), para suas características individuais, esse tipo de aprendizagem ocorre principalmente no encaixe familiar do individuo, esse processo não é baseado na imitação do modelo, mais sim na identificação do individuo com seu modelo, segundo Bandura (1986, Fundamentos sociais do pensamento e ação: Teoria social cognitiva),“imitar envolve um comportamento e objetos restritos, enquanto identificar-se envolve adotar e reconhecer-se nos comportamentos, valores, crenças e atitudes observados da pessoa-modelo”. Dito isto, a aprendizagem por modelagem está mais ligada ao lado afetivo do individuo com o modelo, sendo assim em sala de aula o docente deve se tornar um exemplo, sendo a inspiração positiva dos seus alunos. A atividade que auxiliara é o adivinhe quem é, colocar uma característica única de cada aluno em um recipiente transparente e sortear, e os alunos iram tentar adivinhar quem é o dono dessa característica e dizer se passa ou adquire a característica. 
Aprendizagem por observação, parte da visualização de uma determinada situação alguns exemplos dessa teoria da aprendizagem são o reconhecimento de expressões faciais, cores, formas geométricas e etc. O aprendizado não necessita que individuo se e aprofunda no determinado assunto, logo a aprendizagem por meio da observação acontece principalmente visualmente. Assim um das atividades que podem ser usadas é o jogo da memória e ara incrementar, o jogo pode ter como características as expressões faciais.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-afetividade-na-pratica-pedagogica-na-formacao-docente.htm
https://elearning.iefp.pt/pluginfile.php/49579/mod_scorm/content/0/teo01/04teo01g.htm
https://www.slideshare.net/renataapra/teoria-da-aprendizagem-sociocognitiva
CEBULSKI, M. C. Um diálogo entre Vygotsky e o sistema teórico da afetividade ampliada: o teatro na educação básica e o desenvolvimento socioemocional humano. 2014. 460f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
FREITAS, Eliana Sermidi de; SALVI, Rosana Figueiredo. A ludicidade e a aprendizagem significativa voltada para o ensino de Geografia. Curitiba: SEED/PDE, 2000. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/89-4.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a Educação Infantil: jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
https://novaescola.org.br/conteudo/21616/brincadeiras-sensoriais-entre-descobertas-e-desenvolvimento
MWAMWENDA, Tuntufye S. Psicologia Educacional: Uma perspectiva africana. Texto
editora. Moçambique, 2005.
SARAIVA, Augusto. Psicologia segundo os programas atualizado do ensino liceal. 11Ed.
Educação Nacional. Porto, 1973.
SPRINTHALL, Norman A. & SPRINTHALL, Richard C. Psicologia Educacional: Uma
abordagem desenvolvimentista. Editora McGRAW-HILL; Lisboa,1993.
TAVARES, José et all. Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto Editora, Portugal, 2007
Azzi, R. G. (2014). Introdução à teoria social cognitiva (Série teoria social cognitiva em contexto educativo, vol 1). São Paulo, SP: Casapsi.
1

Continue navegando