Buscar

Atv1 - PDI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O processamento digital de imagens desempenha um papel crucial na área da Medicina, oferecendo soluções para diversos problemas. O processamento digital de imagens melhora a qualidade e a precisão do diagnóstico, o tratamento e monitoramento de pacientes por meio de técnicas avançadas de análise de imagens. Isso é particularmente relevante em especialidades como radiologia, patologia, dermatologia, entre outras.
 Um problema atual de países subdesenvolvidos é a escassez de recursos e o acesso à educação, sendo assim o número de pessoas com capacitação profissional nas mais diversas áreas é reduzido, quase insignificante quando comparado com a população do país. Em consequência disso, principalmente na medicina, é necessário que médicos se organizem para tentarem atender o maior número de pessoas possível. Já para as regiões mais remotas, o recurso viável é o aprimoramento da Telemedicina. Aqui é o ponto chave do problema, pois devido a escassez de recursos, principalmente de recursos tecnológicos, essas regiões mais remotas e menos favorecidas em relação ao desenvolvimento humano, não terão equipamentos receptores de imagens de última geração, dificultando assim a análise clínica e interpretação das imagens nas consultas médicas via telemedicina. Como uma solução para o problema apresentado, se o processamento digital de imagens atuasse mais fortemente nesta segmentação da indústria médica, o tratamento das imagens resultante do processamento digital poderia suprir a deficiência tecnológica dos equipamentos como câmeras de vídeo disponíveis nestas regiões remotas do Brasil e do Mundo. 
 Partindo do princípio de que os dispositivos de vídeo capturam o mínimo necessário de uma imagem, o processamento digital resultante nas imagens capturadas tem maior relação com o software direcionado a este propósito do que com o hardware que captura o vídeo nas consultas médicas, e como normalmente a parte mais dispendiosa financeiramente está no hardware, o caso de negócio aqui em questão se torna viável pelo fato do software ser replicável mais facilmente do que os recursos de hardware.

Outros materiais