Buscar

Sintagma - Atividade 3


Continue navegando


Prévia do material em texto

O verbo agradar pode atuar como verbo transitivo indireto ou como verbo transitivo direto, conforme o sentido que apresenta. Pode ainda ser um verbo intransitivo ou um verbo pronominal.
Exemplo: É impossível agradar a todos.
Com sentido de desejar = transitivo direto = regência sem preposição. Exemplo: Eu quero uns patins novos. Com sentido de gostar e querer bem = transitivo indireto = regência com preposição.
 Exemplo: Eu quero a meu irmão.
O verbo esperar traduz a ideia de se demorar até a realização de evento. Em outras palavras, é o ato de estar ou de ficar à espera de alguém ou de algo ou de ter expectativa em relação a alguma coisa. 
Exemplo: Maria espera receber o prêmio pelo projeto apresentado no congresso.
A regência do verbo assistir é feita conforme o sentido que o verbo apresenta. Segundo as regras gramaticais, o verbo assistir deverá ser conjugado com a presença da preposição a com esse sentido: assistir a. Apesar dessa regra, há uma forte tendência para a omissão da preposição a na linguagem coloquial.
Exemplo: assistir ao jogo.
Casar(-se) é verbo transitivo direto, transitivo direto pronominal, transitivo indireto ou intransitivo. um objeto sem preposição obrigatória (objeto direto ou objeto direto preposicionado).
Exemplo: Titia não quer casar antes dos vinte."
O verbo esquecer, usado principalmente com o sentido de não se lembrar, pode ser um verbo transitivo direto ou um verbo transitivo indireto, sendo também conjugado pronominalmente.
Apresenta duas regências principais: sem a presença de uma preposição ou com a presença da preposição de, principalmente quando conjugado pronominalmente.
Exemplo: Eu esqueci seu nome. Desculpe!