Buscar

Avaliação Bimestral Ergonomia


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Avaliação parcial da disciplina de Ergonomia – Técnico em Segurança do Trabalho.
Nome:____________________________________ Turma:________________
Data:___\____\____
1 – A Ergonomia pode ser caracterizada como uma ciência multidisciplinar, podendo ser aplicada por diferentes profissionais. Dessa forma qual a ênfase da Fisioterapia, da Arquitetura e da Segurança do Trabalho quando utilizam a Ergonomia. Cite e explique.
2 – Defina uma boa postura para o trabalho.
Posicionar tudo bem perto para evitar se desviar a todo o instante da postura correte. Alterne, sempre que possivel, sua postura de trabalho. Se trabalha sentado, fique em pé e caminhe periodicamente e vice e versa.
3 – Descreva as fases da ergonomia. Cite exemplos. 
Primeira fase- Referente às dimensões de objetos, ferramentas, painéis de controle, postos de trabalho em geral- área fisica (Redimensionamento dos postos de trabalho, possibilitando um melhor alcance motor e visual aos trabalhadores)
Segunda fase- Adequando o ambiente e as dimensões do trabalho ao homem - área física + ambiente. (Projetar postos de trabalho que isolam os trabalhadores do ambiente industrial agressivo, seja por agentes fisicos (calor, frio, ruído, etc), seja pela intoxicação por agentes químicos (vapores, gases, particulado sólido, etc.)
Terceira Fase- Relacionado ao processo cognitivo do ser humano- psicologia. (Mais relacionado com o processo cognitivo do ser humano, ou seja, estudando e elaborando sistemas de transmissão de informações mais adequadas às capacidades mentais do homem, muito comuns junto à informática e ao controle automático de processos industriais, através de SDCD´S).
4 – Descreva as tendências em ergonomia e determine qual tendência é Mais aplicada em nossa realidade (Brasil). 
Mais Europeia: Mais aplicada em nossa realidade.
Ergonomia da organização do trabalho , estudo de inter-relação entre o homem e o trabalho, como o homem "sente" e "experimenta" o trabalho.
Mais Americana:
Ergonomia dos métodos e das tecnologias, continua com necessidade de adaptação da máquina ao homem.
Na realidade a ergonomia estrutura-se a partir dos conhecimentos cientificos sobre o ser humano, sobre suas caracteristicas psicofisiologicas para, a partir deles, conceber equipamentos ou modificá-los e não o contrário, aplicar o conhecimento em máquinas para depois procurar a pessoa certa. 
5 – Qual a melhor abordagem em ergonomia e porquê. 
Ergonomia de concepção: Uma intervenção feita diretamente no projeto do ambiente, com o intuito de promover uma melhor organização do trabalho e dos sistemas de produção. Cuida ainda do uso correto dos equipamentos e da manutenção da postura correta pelos funcionários. 
6 – Qual a diferença entre Analise Ergonômica do Trabalho (AET) e Laudo Ergonômico.
Enquanto o laudo ergonômico é utilizado em casos de litígio, ou seja, é uma prova das condições às quais o colaborador se submete no ambiente de trabalho, a análise ergonômica é um documento obrigatório a ser realizado periodicamente pela empresa.
7 - Layout, mobiliário, ruído, vibração, iluminação, temperatura são objetos de estudo das: 
( ) Condições técnicas
( ) Condições cognitivas
( ) Condições ambientais
( ) Condições organizacionais
( ) Condições de regulação
8 – Do ponto de vista da Segurança do Trabalho, qual a importância do treinamento para os trabalhadores que estão iniciando no setor.
 Visam criar um ambiente se trabalho eficaz para o desenvolvimento das atividades laborais. Dessa forma, há uma valorização do bem-estar físico e mental dos colaboradores.
9 – Quais as conseqüências da fadiga para o trabalhador? 
Além das consequências para a saúde do trabalhador, a fadiga também produz implicações para o ambiente organizacional, onde a empresa precisa arcar com possíveis custos que envolvam os colaboradores que são portadores da síndrome, visto que ela gera baixo rendimento, altos índices de absenteísmo, desenvolvimento de lesões por esforço, risco de acidentes de trabalho ou erros nas atividades desenvolvidas, muitas vezes envolvendo a saúde de terceiros, como no caso de profissionais de saúde ou motoristas, por exemplo.
10 – Diferencie antropometria somática de antropometria funcional. Cite exemplos. A antropometria somática (comprimento, largura, perímetros) mede os alcances dos movimentos. Os movimentos de cada parte do corpo são medidos mantendo-se o resto do corpo estático. A antropometria funcional (movimentação do trabalhador, capacidade vital) verifica as medidas antropométricas relacionadas com a execução de tarefas específicas.
11 – Para que são utilizadas as medidas antropométricas no trabalho. Cite exemplos. 
Ao criarmos um mouse, seguindo determinado formato, espessura e altura, nos baseamos em dados antropométricos das mãos das pessoas, assim conseguimos desenvolver um produto ergonômico, que se adeque a grande maioria dos usuários
12 – Quais são os aspectos epidemiológicos (causas) das LER\DORT e qual a importância para o fisioterapeuta em saber identificá-los. Movimentos repetitivos, ritmo de trabalho intenso, móveis e equipamentos incômodos, postura inadequada, falta de tempo para ir ao banheiro, cobrança contínua por produtividade, exposição ao frio e exposição a vibrações.