Buscar

GINÁSTICA RITMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de múltipla escolha
Disciplina: 709760 - GINÁSTICA RITMICA
Permitido o uso de calculadora. 
Questão 1: Existem basicamente duas linhas de GR praticadas pelos homens: a tradicional e a asiática. Na linha asiática, nas provas individuais, os ginastas realizam quatro provas, sendo duas com aparelhos semelhantes aos das mulheres e duas com aparelhos exclusivos. Quais são esses aparelhos?
A) Corda, bastão (semelhantes às das mulheres), bola e arcos menores.
B) Corda, maças (semelhantes às das mulheres), bola e arcos menores.
C) Bola, maças (semelhantes às das mulheres), fita e arco.
D) Bola, bastão (semelhantes às das mulheres), bambolê e arco.
E) Corda, maças (semelhantes às das mulheres), bastão e arcos menores.
Questão 2: Para competições oficiais da FIG, campeonatos mundiais e jogos olímpicos, cada júri (tanto da categoria individual quanto da categoria conjunto) consistirá de dois grupos de árbitros: árbitros do painel D (dificuldade), que determinam a dificuldade da série, somando pontos, e árbitros do painel E (execução), que definem as falhas de execução, tirando pontos. Árbitros do painel E são divididos em dois subgrupos com avaliações distintas, primeiro grupo - E1 e E2, e segundo grupo - E3, E4, E5 e E6. O que o subgrupo dos árbitros E1 e E2 avaliam exatamente?
A) Árbitros E1 e E2 avaliam as falhas técnicas; 
B) Árbitros E1 e E2 avaliam os componentes artísticos;
C) Árbitros E1 e E2 avaliam os elementos de dificuldades; 
D) Árbitros E1 e E2 avaliam o valor técnico dos elementos dinâmicos com rotação;
E) Árbitros E1 e E2 avaliam o valor das combinações de passos de dança; 
Questão 3: A história da GR não nasce de uma forma regular (LIOBET, 1998) ou pronta, ou seja, de um momento específico e com um criador único. Ela tem suas raízes na Ginástica Moderna (século XIX), com influência de vários estudiosos em diversas áreas de conhecimento. Assim, ela vem passando por muitas transformações, desde sua criação até os dias de hoje. De acordo com Gaio (2007), a GR teve influência de quatro campos, que são:
A) Ginástica artística, dança, academia e escola
B) Ginástica aeróbica, ballet, música e academia
C) Ballet, jazz, alongamentos e pedagogia
D) Ginástica aeróbica, dança, ginástica artística e ritmo
E) Dança, música, arte cênica e pedagogia
Questão 4: No caso de competições oficiais da FIG, campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos, há três tipos de competição para a categoria individual (CI, CII e CIII).
I. A CI corresponde à classificação e à competição por equipe, ou seja, na competição CI, as atletas disputam individualmente a classificação para a competição individual geral (CII) e a classificação para a competição final por aparelho (CIII).
II. A CI também corresponde à competição por equipe, em que a somatória das notas das séries coreográficas de cada atleta da equipe irá determinar se a equipe será premiada ou não.
III. A CII é a competição individual geral. No entanto, para participar da competição individual geral, a ginasta deve se apresentar pelo menos em três exercícios, podendo escolher os aparelhos (arco, bola, maças e fita), pois a premiação da modalidade individual geral é determinada pela somatória dessas notas obtidas pela ginasta.
IV. Já a CIII corresponde à competição final por aparelho. Quando há até trinta ginastas participantes na etapa classificatória (primeiro dia de competição), até oito ginastas são classificadas por aparelho, de acordo com as maiores notas. Dessa forma, teremos oito apresentações coreográficas/exercícios para cada aparelho, com a premiação se dando por aparelho (medalhas do 1º ao 3º lugar).
É correto apenas o que se afirma em: 
A) I, II e III.
B) II, III e IV. 
C) I, II e IV. 
D) Todas as afirmativas são verdadeiras.
E) Nenhuma das afirmativas é verdadeira.
Questão 5: Na Ginástica Rítmica os elementos de dificuldades constituem a base de toda série de uma ginasta, pois são estes que, aliados ao manejo de aparelhos, irão compor a complexidade do esporte, independentemente do treinamento educacional e de iniciação ao alto nível. Sendo assim, as séries/exercícios do conjunto consistem de cinco diferentes Elementos de Dificuldades (requisitos para dificuldade) que devem estar presentes dentro de 2 min e 30 seg da coreografia. Quais são essas cinco dificuldades obrigatórias que são avaliadas pelos árbitros de dificuldades na série coreográfica do conjunto? 
A) Dificuldade corporal; Dificuldade de troca; Combinação de passos de dança; Dificuldade de aparelho (Maestria) e Flexibilidade.
B) Flexibilidade; Dificuldade de troca; Combinação de passos de dança; Elemento dinâmico com rotação (Risco) e Colaborações.
C) Dificuldade corporal; Dificuldade de ta froca; Combinação de passos de dança; Elemento dinâmico com rotação (Risco) e Colaborações.
D) Dificuldade corporal; Dificuldade de troca; Combinação de passos de dança; Elemento dinâmico com rotação (Risco) e Expressão Corporal.
E) Dificuldade corporal; Dificuldade de troca; Dificuldade de manejos; Elemento dinâmico com rotação (Risco) e Colaborações.
Questão 6: Considere as seguintes afirmativas sobre as séries coreográficas do individual da GR:
I. Em algumas competições individuais, como nas categorias pré-infantil e infantil, também existem provas realizadas a mãos livres (sem aparelhos). Com o uso ou não de aparelhos, os movimentos precisam ser realizados com muita estética e criatividade.
II. Nas séries individuais do juvenil e adulto, as ginastas devem se apresentar obrigatoriamente em quatro aparelhos distintos. Embora a GR feminina possua cinco aparelhos (corda, arco, bola, maças e fita), nem sempre todos são utilizados durante as apresentações, pois a FIG escolhe apenas quatro.
III. Na categoria adulta, nas séries individuais o aparelho corda não está mais presente, restando aos demais aparelhos (arco, bola, maças e fita) a serem apresentados para compor o quadro dos quatro exercícios em uma competição.
IV. Nas categorias iniciais (pré-infantil e infantil), o código de pontuação pode e deve ser modificado para a elaboração das séries coreográficas, a fim de que a ginasta se sinta estimulada com a prática da modalidade. Assim, cada campeonato ou festival terá suas exigências específicas para essas faixas etárias.
É correto apenas o que se afirma em:
A) I e II.
B) II e III. 
C) I e IV. 
D) Todas as afirmativas são verdadeiras.
E) Todas as afirmativas são falsas.
Questão 7: Quando estudamos os métodos desenvolvidos pelos diversos estudiosos do esporte para o ensino da GR, observamos que, dependendo do estágio de desenvolvimento dos ginastas, os métodos de ensino serão diferentes. A forma de ensinar aos iniciantes da “escolinha” é diferente da forma que se ensina os atletas de “rendimento”. Nesse sentido, é correto afirmar que:
A) Uma prática abrangente (método pelo Todo) da GR desmotiva e traz pouco significado para as crianças, pois proporciona uma aprendizagem direcionada a uma carreira esportiva. Considerando que são poucas as crianças que chegarão ao alto nível desse esporte, o treinador precisa direcionar seus esforços para esses alunos que farão a diferença.
B) Quando se pensa em uma aula de GR para alto rendimento, a junção dos métodos pelo todo e por partes parece ser a melhor forma de alcançar resultados positivos, na medida em que a prática pelo todo, por si só, não consegue resolver os problemas colocados pelos elementos críticos de execução/aplicação de determinada habilidade técnica.
C) Uma prática mais focada na qualidade da execução do gesto técnico da GR, característica do método por Partes, motiva e traz mais significado para as crianças, proporcionando uma aprendizagem direcionada a uma carreira esportiva, considerando que esse é o interesse das crianças que chegarão ao alto nível desse esporte.
D) Quando se pensa em uma aula de GR para alto rendimento, o método pelo Todo parece ser a melhor forma de alcançar resultados positivos, na medida em que a prática pelas partes, por si só, não consegue resolver os problemas colocadospelos elementos críticos de execução/aplicação de determinada habilidade técnica.
E) Em contrapartida, quando se pensa em uma aula de GR para alto rendimento, a junção dos dois métodos parece ser a pior forma de alcançar resultados positivos, na medida em que a prática pelo todo, por si só, já consegue resolver os problemas colocados pelos elementos críticos de execução/aplicação de determinada habilidade técnica.
Questão 8: As competições oficiais de GR podem ser realizadas de forma individual ou em conjunto. Os programas de competição da categoria adulta são baseados nas normas do código de pontuação (FIG, 2017), contudo, pode haver variação, como no caso de competições que possuem regras adaptadas à realidade local. No caso das competições individuais para adultos, como devem ser compostos os exercícios?
A) deve haver quatro exercícios: a ginasta deve apresentar uma série coreográfica para cada aparelho (arco, bola, maças e fita), estando a duração de cada exercício/série entre 1’15’’ e 1’30’’. Das quatro séries coreográficas, duas podem usar como acompanhamento músicas com letras.
B) a ginasta deve apresentar sequências coreográficas utilizando os cinco aparelhos obrigatórios (arco, bola, corda, maças e fita), com duração entre 1’15’’ e 1’30’’em cada série, tendo como acompanhamento apenas músicas instrumentais.
C) a ginasta deve compor suas coreografias individuais com ou sem aparelhos, utilizando apenas músicas instrumentais em sequências coreográficas compostas entre 1’00’’ e 1’30’’.
D) nas competições para adultos, apenas são permitidos exercícios com mãos livres, ou seja, sem aparelhos, em que a ginasta precisará compor suas sequências com músicas instrumentais ou com letras.
E) em competições para adultos, as ginastas devem escolher apenas dois aparelhos da GR, os quais deverão ser compostos em coreografias baseadas em músicas instrumentais com duração de 1’30’’.
Questão 9: Para que os árbitros considerem um equilíbrio válido, o atleta deve manterse durante a realização de, no mínimo, um manejo, e as posturas devem ter forma claramente fixada com parada na posição, sendo precisas e evitando movimentos suplementares, como balanços e demonstrações de instabilidade no equilíbrio. Segundo o código de pontuação (FIG, 2017), há três tipos de dificuldades de equilíbrio, quais são?
A) Equilíbrio sobre o pé, equilíbrio sobre as partes do corpo e equilíbrio dinâmico.
B) Equilíbrio sobre os dois pés, equilíbrio sobre as partes do corpo e equilíbrio dinâmico.
C) Equilíbrio sobre os dois pés, equilíbrio sobre as partes do corpo e equilíbrio estático.
D) Equilíbrio sobre a mão, equilíbrio sobre as partes do corpo e equilíbrio dinâmico.
E) Equilíbrio sobre o pé, equilíbrio sobre a mão e equilíbrio estático.
Questão 10: Gaio (1996) propõe o ensino da GR “popular”, desmistificando o esporte e buscando uma prática da GR mais próxima da nossa realidade de vida. Entre os benefícios oferecidos pela proposta, podemos observar que:
I. Os movimentos corporais são criados a partir dos movimentos naturais utilizados para suprir as necessidades diárias de locomoção.
II. Os aparelhos oficiais são utilizados, porém sem normas de tamanho, peso, cor específica, somando-se a isso a utilização exclusiva dos movimentos obrigatórios da GR.
III. A GR popular tem como particularidade a “não” descaracterização da própria modalidade, porém tem como objetivo permitir que o lúdico se apodere das atividades propostas.
IV. O ritmo deve ser constantemente explorado e cultivado em atividades motoras diversas.
É correto apenas o que se afirma em:
A) III e IV
B) I, III e IV
C) II, III e IV
D) II e IV
E) Todas as afirmações são verdadeiras

Continue navegando