Buscar

Atividade 03 - Digital Acting

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Anhembi Morumbi								24/11/2023
Paula Isadora de Aguiar Severo
Digital Acting
Unidade 03
"Segundo Rabin (2012), entende-se a modelagem 3D como um processo de construção e representação tridimensional de observações geométricas documentadas em um computador. Para Plata (2013, p. 17), a modelagem 3D é "o processo de criação de uma representação matemática de uma forma tridimensional de um objeto". Em outras palavras, um modelo 3D é a representação de um objeto em 3 dimensões (X, Y e Z) no ambiente digital. Começando com os fundamentos do trabalho com 3D, os profissionais da indústria, em geral, utilizam softwares especializados (Blender, Tinkercad, 3ds Max, Maya e ZBrush) para projetar um modelo em três dimensões a partir da manipulação de polígonos usando dados matemáticos (RABIN, 2012; PLATA, 2013; ALMEIDA, 2019).
ALMEIDA, B. M. Tecnologias tridimensionais e o designer de joias empreendedor fluminense. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15658 . Acesso em: 28 jun. 2021.
ANDALÓ, F. Modelagem e animação 2D e 3D para jogos. São Paulo: Érica, 2015. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788536519425 . Acesso em: 28 jun. 2021.
PLATA, B. M. de la. 3D modeling optimization for multimedia production. 2013. Monografia (Graduação em Engenharia) - Metropolia University of Applied Sciences, Helsinki, 2013. Disponível em: https://www.theseus.fi/bitstream/handle/10024/58433/BrunoMaltaFinalThesis.pdf. Acesso em: 28 jun. 2021.
RABIN, S. Introdução ao desenvolvimento de games: criação e produção audiovisual. São Paulo: Cengage Learning, 2012. v. 3.
De acordo com o conteúdo estudado, e usando o conhecimento adquirido, faça uma análise sobre métodos de captura de vídeo por movimento utilizados pelos profissionais da indústria de games que podem ser considerados abordagens de inovação para o desenvolvimento 3D. Busque abordar técnicas de captura de movimento, reconhecimento de expressões labiais e desenvolvimento de movimentos para percepção e captura."
A indústria de games tem testemunhado avanços significativos na captura de movimento, impulsionando a qualidade e realismo das animações 3D. Profissionais desta indústria buscam constantemente abordagens inovadoras para aprimorar a captura de movimento, o reconhecimento de expressões labiais e o desenvolvimento de movimentos para proporcionar experiências imersivas e autênticas aos jogadores. Vamos explorar algumas dessas abordagens:
1. Técnicas de Captura de Movimento:
Sistemas de Marcadores Ópticos: Muitos estúdios utilizam sistemas de marcadores ópticos, nos quais sensores registram a posição tridimensional de marcadores colocados em pontos-chave do corpo do ator. Isso proporciona animações altamente precisas e detalhadas.
Captura de Movimento Inercial: Abordagens inovadoras incluem o uso de sensores inerciais, como giroscópios e acelerômetros, incorporados diretamente ao corpo do ator. Esses sistemas são mais flexíveis, permitindo a captura de movimento em ambientes externos e facilitando a mobilidade do ator.
Captura Facial 3D: Para expressões faciais realistas, a captura facial 3D é empregada. Câmeras especializadas registram os movimentos faciais em tempo real, proporcionando animações detalhadas que capturam nuances sutis, contribuindo para personagens mais convincentes.
2. Reconhecimento de Expressões Labiais:
Análise de Imagem e Deep Learning: Muitos desenvolvedores recorrem à análise de imagem e técnicas de deep learning para o reconhecimento preciso de expressões labiais. Essa abordagem não apenas melhora a sincronia labial em diálogos, mas também permite a adaptação dinâmica às variações individuais de movimentos labiais.
Modelagem 3D Dinâmica dos Lábios: Profissionais da indústria têm explorado a criação de modelos 3D dinâmicos dos lábios, adaptando-se às nuances específicas de diferentes idiomas e emoções. Essa inovação contribui para uma representação mais autêntica e imersiva dos personagens nos jogos.
3. Desenvolvimento de Movimentos para Percepção e Captura:
Integração de Sensores Biométricos: Para aprimorar a percepção do jogador, alguns estúdios estão integrando sensores biométricos. Isso permite a captura de dados fisiológicos, como frequência cardíaca e expressões faciais reais dos jogadores, influenciando dinamicamente a animação do personagem.
Animação Procedural: Abordagens inovadoras incluem o uso de animação procedural, na qual algoritmos são empregados para gerar movimentos realistas com base em princípios biomecânicos. Essa técnica não apenas economiza tempo, mas também enriquece a variedade e autenticidade dos movimentos no jogo.
A constante busca por abordagens inovadoras na captura de movimento na indústria de games reflete o compromisso em oferecer experiências mais imersivas e autênticas aos jogadores. A combinação de técnicas de captura de movimento avançadas, reconhecimento de expressões labiais e desenvolvimento de movimentos inovadores contribui para a evolução contínua do cenário 3D nos jogos, estabelecendo novos padrões de realismo e interatividade. Essas abordagens não apenas melhoram a qualidade visual dos jogos, mas também elevam a narrativa e a conexão emocional entre os jogadores e os personagens virtuais.

Outros materiais