Buscar

BARRO, ARGILA E CERÂMICA NAS ARTES PLÁST E DESIGN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BARRO, ARGILA E CERÂMICA NAS ARTE PLÁSTICAS E DESIGN
O barro, a argila e a cerâmica são compostas por um mesmo material, e se diferenciam entre si em virtude de seus componentes e técnicas. A argila, sendo um barro com propriedades minerais, adquire o caráter de cerâmica quando misturado com outros componentes e exposto a altas temperaturas, resultando em objetos de grande significado para a arte e para o design.
A produção de objetos em barro pode ser considerada a primeira indústria, pois advém do início das civilizações, onde o homem descobriu no barro uma matéria-prima para criar utensílios que ajudassem a vida nas comunidades. Nas primeiras civilizações, os objetos cerâmicos que mais se destacavam eram aqueles que tinham alguma finalidade prática, como, por exemplo, grandes vasos para armazenar sementes e grãos e para transportar água, vasos menores para cozinhar os alimentos nas fogueiras e guardá-los seguros dos animais.
A partir dele foi possível criar os mais variados objetos, desde pratos e xícaras, até grandes vasilhas e imagens de santos. Assim, diversos povos usaram essa técnica para produzir suas criações, transformando esses objetos em obras de arte e valorizando ainda mais a história de cada região.
No mundo, a cerâmica chinesa foi uma das primeiras a se destacar, produzindo diversos objetos ornamentais difundidos por todo o continente asiático e pela Europa.
Já no Brasil, a cerâmica marajoara foi uma das que mais se destacou. Elaborada pelos povos da bacia Amazônica, foi evoluindo ao longo dos anos junto com seu povo.
 
O barro foi um material usado desde os primórdios da civilização na fabricação de objetos e utensílios domésticos. Ao passar dos anos e conforme a descoberta de um barro mais qualificado — a argila —, técnicas e processos passaram a ser desenvolvidos, resultando em objetos mais resistentes.
A cerâmica, ou a arte do barro, é uma manifestação artística que o homem aprendeu a dominar há milhares de anos. 
1- No design e nas artes plásticas, o barro, a argila e a cerâmica são materiais que colaboram para a criação dos mais variados objetos que podem servir tanto como utensílios quanto simplesmente na decoração.
Sobre as diferenças desses três elementos, é correto afirmar:
A argila é um barro de maior qualidade, com consistência e plasticidade.
O barro é a matéria-prima tanto da argila quanto da cerâmica. Ele pode ser definido como um material terroso, natural, de fina granulação, macio e maleável quando úmido, mas duro quando seco. Quando o barro apresenta qualidade, ou seja, for uma terra vermelha, amarela ou branca, composta por alumina e sílica, ele pode ser considerado uma argila, adquirindo certa consistência e plasticidade para trabalhar. A argila é formada pela alteração de rochas, como as que contêm feldspato, podendo ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens. Já a cerâmica trata-se da argila misturada com outros componentes como feldspato e sílica. Quando submetida a altas temperaturas adquire dureza e resistência.
2-Dentro da categoria das argilas, existem diferentes tipos, com características e qualidades próprias.
Sobre as variações das argilas, assinale a alternativa correta.
A argila de baixa temperatura pode ser misturada a outros materiais e apresenta como característica principal sua grande plasticidade.
A argila mais abundante é a chamada argila de baixa temperatura. Usada em seu estado natural na maioria das vezes, em função da quantidade de ferro e materiais decompostos que tiver, pode apresentar as cores vermelho, cinza, marron ou azul. Por ser uma argila demasiadamente plástica, pode ser misturada a outros materiais para melhorar seu desempenho. Depois de sua queima, ela quebra facilmente e não retém líquidos, sendo muito leve e não resistindo a ácidos. A cerâmica pedra tem sua composição semelhante a das rochas, por isso seu nome. Essa argila é composta por uma seleção de minerais e uma parte de argila plástica, ou seja, não é uma combinação natural. A porcelana é o nome dado à argila branca de alta temperatura, constituída por caulim, feldspato, quartzo e ball clay, apresentando textura muito fina e dura depois de queimada. Pode ser translúcida ou opaca, dependendo da composição e da densidade de sua massa. Pouco plástica, a porcelana é difícil de ser torneada ou manuseada.
3-A arte em cerâmica, mais conhecida como a arte do barro, é uma técnica muito antiga que acompanhou e evolui juntamente com as civilizações.
Sobre os objetos produzidos por essa técnica, é correto afirmar:
As primeiras cerâmicas que se têm registro apresentam como característica principal a cor natural.
As primeiras cerâmicas que se têm notícia são da Pré-História: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro. Nas primeiras civilizações, os objetos cerâmicos que mais se destacavam eram aqueles que tinham alguma finalidade prática, como, por exemplo, grandes vasos para armazenar sementes e grãos, além de transportar água, vasos menores para cozinhar os alimentos nas fogueiras e guardá-los seguros dos animais. Os objetos cerâmicos vieram aos poucos substituindo os utensílios de madeira, de pedra trabalhada, as vasilhas de coco e de cascas de árvores.
4-No Brasil, a cerâmica teve seus primórdios na Ilha de Marajó. Ao longo dos anos, essa técnica foi se desenvolvendo em várias regiões, com diferenças e características peculiares.
Sobre as fases da arte cerâmica brasileira, é correto afirmar:
A fase marajó apresentou como características a riqueza de detalhes e cores.
A fase aruã foi marcada pela produção de urnas funerárias, um ritual de notável contribuição na determinação de fases, com uma produção cerâmica muito singular. A fase ananatuba destacou-se por apresentar uma técnica desenvolvida. A cerâmica marajó foi a fase que mais se destacou, apresentando riqueza de detalhes, exuberância das cores e variedade dos objetos (como fusos, colheres, tangas, bancos, estatuetas e adornos).
5-Diante da evolução da técnica de produção cerâmica e da valorização dos artesãos, os quais passaram a receber retorno positivo sobre os seus trabalhos, diferentes peças foram produzidas com características de cada região. Sobre as peculiaridades de cada peça cerâmica, assinale a alternativa correta.
Os objetos cerâmicos islâmicos destacaram-se por meio das vasilhas esmaltadas.
Ao longo da história, um dos grandes centros de produção de cerâmica foi a China, cujas peças se estenderam por toda a Ásia. Essas produções tinham como características a riqueza de detalhes, cenas e imagens pintadas com variação de cores. Na produção ocidental, cabe destacar a produção cerâmica dos gregos, decorada com cenas pintadas, difundida por todo o Mediterrâneo, na Antiguidade. Dos romanos, destacam-se os objetos de característica cor alaranjada e decoração realizada com moldes, em lugar da pintura. Outros objetos feitos com argila são as vasilhas esmaltadas islâmicas, cuja forma se difundiu por toda a Europa nos séculos XV e XVI. Na Europa ocidental destacavam-se as cerâmicas coloridas e com desenhos em alto-relevo.
· A cerâmica é uma das artes mais antigas do mundo. Seus primeiros registros são da Pré-História, com vasos de barro de cor enegrecida. No Brasil, os índios já tinham a cultura do barro e produziam variadas peças em cerâmica antes da chegada dos portugueses. Esse material é reconhecido historicamente por sua resistência e, na atualidade, seu uso está muito associado a utensílios de cozinha e objetos decorativos. A maneira mais indicada para trabalhar a argila é por meio da modelagem à mão. Atualmente, é possível utilizar moldes para reproduzir formas específicas. Com isso e com a valorização dos artesãos, os objetos foram ganhando vida e mais utilidade para cada civilização.
BARRO, ARGILA E CERÂMICA NAS ARTE PLÁSTICAS E DESIGN
 
O barro, a argila e a cerâmica são compostas por um mesmo material, e
 
se diferenciam entre si em virtude de seus 
componentes e técnicas
. A argila, sendo um 
barrocom propriedades minerais, adquire o caráter de cerâmica quando 
misturado com outros componentes e exposto a altas temperaturas, resultando em objetos de grande significado para 
a arte e para o
 
design
.
 
A produção de objetos em barro
 
pode ser consider
ada a primeira indústria, pois advém do início das civilizações, onde 
o homem descobriu no barro uma matéria
-
prima para criar utensílios que ajudassem a vida nas comunidades. Nas 
primeiras civilizações, os objetos cerâmicos que mais se destacavam eram aque
les que
 
tinham alguma finalidade 
prática, como, por exemplo,
 
grandes vasos para armazenar sementes e grãos e para transportar água
, vasos menores 
para cozinhar os alimentos nas fogueiras e guardá
-
los seguros dos animais.
 
A partir dele foi possível criar os
 
mais variados objetos, desde pratos e xícaras, até grandes vasilhas e imagens de santos. 
Assim, diversos
 
povos usaram essa
 
técnica para produzir suas criações, transformando esses objetos em obras de arte 
e valorizando ainda mais a história de cada região
.
 
No mundo, a cerâmica chinesa foi uma das primeiras a se destacar, produzindo diversos objetos ornamentais difundidos 
por todo o continente asiático e pela Europa.
 
Já no Brasil, a cerâmica marajoara foi uma das que mais se destacou. Elaborada pelos 
povos da bacia Amazônica, foi 
evoluindo ao longo dos anos junto com seu povo.
 
 
BARRO, ARGILA E CERÂMICA NAS ARTE PLÁSTICAS E DESIGN 
O barro, a argila e a cerâmica são compostas por um mesmo material, e se diferenciam entre si em virtude de seus 
componentes e técnicas. A argila, sendo um barro com propriedades minerais, adquire o caráter de cerâmica quando 
misturado com outros componentes e exposto a altas temperaturas, resultando em objetos de grande significado para 
a arte e para o design. 
A produção de objetos em barro pode ser considerada a primeira indústria, pois advém do início das civilizações, onde 
o homem descobriu no barro uma matéria-prima para criar utensílios que ajudassem a vida nas comunidades. Nas 
primeiras civilizações, os objetos cerâmicos que mais se destacavam eram aqueles que tinham alguma finalidade 
prática, como, por exemplo, grandes vasos para armazenar sementes e grãos e para transportar água, vasos menores 
para cozinhar os alimentos nas fogueiras e guardá-los seguros dos animais. 
A partir dele foi possível criar os mais variados objetos, desde pratos e xícaras, até grandes vasilhas e imagens de santos. 
Assim, diversos povos usaram essa técnica para produzir suas criações, transformando esses objetos em obras de arte 
e valorizando ainda mais a história de cada região. 
No mundo, a cerâmica chinesa foi uma das primeiras a se destacar, produzindo diversos objetos ornamentais difundidos 
por todo o continente asiático e pela Europa. 
Já no Brasil, a cerâmica marajoara foi uma das que mais se destacou. Elaborada pelos povos da bacia Amazônica, foi 
evoluindo ao longo dos anos junto com seu povo.