Buscar

Historia das Ferramentas

Prévia do material em texto

História das Ferramentas
As Ferramentas comprovam a evolução do ser Humano desde o período Paleolítico, que é o período conhecido como pedra lascada, na qual surgiu os primeiros indícios de ferramentas, quais no período Neolítico (idade da pedra polida) que ocorreu o avanço da utilização das pedras ,sendo elas trabalhadas para o uso como ferramentas, e logo após a Idade dos metais, no qual os instrumentos de pedras foram aos poucos substituídos por ferramentas feitas de metal. Todas essas situações estavam relacionadas ao acúmulo de trabalho, no qual precisavam desenvolver formas de facilitar o seu dia a dia.
Período Paleolítico
No período Paleolítico (que significa pedra antiga) qual durou aproximadamente 2 milhões de anos, no qual surgiu os primeiros indícios de ferramentas, que nada mais eram que instrumentos feitos de lascas de pedras, extremamente rústicos, pouco elaborados, mas que tinham grande importância, sendo utilizados nos trabalhos de alimentação e defesa.
As ferramentas utilizadas eram feitas de sílex, um tipo de pedra que era retirado de grandes bancos rochosos, através de picaretas feitas com chifre de veado, e os blocos de pedra retirados eram talhados através da percussão até a formação da base da futura ferramenta.
Período Neolítico
Com a chegada da agricultura, domesticação de animais, surgiu a necessidade de elaboração de ferramentas mais modernas, a sua confecção, na sua maior parte eram elaboradas de forma manual, o que proporcionou aos historiadores utilizarem o termo Neolítico para denominar o período de criação da pedra nova, que seria a pedra polida. Este novo instrumento surgiu em decorrência da habilidade e da capacidade de reconhecimento que as experiências de trabalho proporcionaram para a criação dos objetos. Poderiam prever a utilização de uma ferramenta e o formato a dar a elas, de acordo com o objetivo do trabalho. Foi neste período também que os homens criaram o arco e flecha.
De essa época, as ferramentas criadas eram martelos e instrumentos de corte. Foi criado por exemplo o endireitador de flechas, que é o ancestral da chave inglesa, e do alicate, furadores que eram usados através de rotação, martelos e machados específicos para funções diversas, buris e raspadores.
Eles já sabiam de diversas relações entre o tamanho do cabo e o peso do percutor para que um martelo pudesse quebrar pedras duríssimas, ou talhar uma colher de madeira, usavam contrapesos para controlar o impacto e a direção dos golpes e usavam espécies de amortecedores para aproveitar os estilhaços da pedra.
Nas primeiras ferramentas de corte tinham um tamanho que variava de 40 cm até um metro, no qual ao passar dos anos, os instrumentos de corte vão se reduzindo de tamanho, até se tornarem lâminas de 2 cm, que eram encabados com madeira ou osso. 
Idade dos Metais
O fato mais importante na história das ferramentas, ocorreu há cerca de mil e duzentos anos atrás, com o começo do domínio do trabalho do ferro. Apesar de mesmo antes, o metal era conhecido, pois muitos povos usavam o metal de meteoros para fazer facas, pontas de flechas e instrumentos para perfurar, só em esta época começou a ser realmente dominado e trabalhado através da percussão e do polimento.
Em essa época, forno, e fole, a bigorna, o martelo, revolucionaram o uso dos metais, possibilitando o surgimento de uma indústria metalúrgica, com a qual o homem passa a produzir a própria matéria de que será feita a ferramenta. O ferreiro passa a ser o mestre e o fabricante de ferramentas, adquirindo, em todos os povos que dominam a metalurgia, um papel de destaque.
Os ferreiros passam a influenciar a representação dos deuses de vários povos, além de criarem uma série de novos tabus. Surgem os deuses ferreiros ou os deuses que usam o martelo, a bigorna ou mesmo o fogo, na forma de raio, para simbolizar o poder e a força. Surgem os tabus que afastam as oficinas das aldeias impedindo o acesso de pessoas estranhas à atividade metalúrgica.
O poder do ferro, e consequentemente, do fole, do martelo e da bigorna, é tão grande que estas ferramentas passam a ser vistas como mágicas, atuando por conta própria. A origem do universo e do próprio homem passa a ser explicada como um processo de fabricação semelhante ao processo de fabricação do objeto de ferro. Deus produziu o homem através da transformação de uma matéria original, da mesma forma que o ferreiro produz uma faca através da transformação do minério de ferro. 
Idade Moderna até os dias de hoje
Até o século XVIII, apesar das modificações importantes que ocorreram com as ferramentas, todo o trabalho era realizado através de duas formas de funcionamento, o motor humano e o motor animal. Há duzentos anos atrás o homem começou efetivamente a substituir os dois motores que usou desde o início da sua evolução, com o surgimento do invento da máquina a vapor, em 1775, inventada por James Watt, qual criou a substituição da força animal e humana na realização de trabalhos.
As ferramentas passaram então a ser movidas pela força do motor, podendo assim ser movido a vapor, a combustível líquido ou elétrico, no qual foi possível fazer vários martelos, furadores e raspadores funcionarem ao mesmo tempo, com uma velocidade maior, movimentos mais precisos e por um tempo bem mais longo. 
Assim, a ferramenta funciona junto com a máquina, constituindo assim uma espécie de máquina-ferramenta, cuja condição aconteceu na revolução industrial que se alastrou por todo o mundo. 
O ferreiro foi perdendo lugar ao cientista, que começa a inventar, ao industrial que a financia e ao operário que comanda a máquina. A ferramenta deixa de ser mágica para ser produto da ciência. O mundo deixa de ser pensado como resultado do trabalho de um deus-ferreiro e passa a ser representado como uma máquina perfeita. O modelo desta máquina, que o homem moderno passa a fabricar, é o relógio.
A partir da Segunda Guerra Mundial, com o desenvolvimento do computador, inicia-se um novo período de revolução na história da ferramenta. Com a união entre o motor elétrico, a ferramenta e o computador, surge a máquina mais perfeita já construída pelo homem, o robô, a máquina que pode realizar tarefas variadas como bater, prender, cortar e soldar a partir de um programa. O computador trouxe para dentro da máquina-ferramenta a capacidade de memorizar informações, de efetuar cálculos e operações lógicas, de ordenar as tarefas, registrar e avaliar o que faz, além de detectar problemas e prováveis defeitos. A ferramenta, então, trabalha automaticamente durante todo o processo de fabricação independente da presença do homem.
A atual revolução da ferramenta continua em outros campos da ciência, atingindo a física, onde surgem ferramentas tão fantásticas, como o acelerador de partículas, que tem a capacidade de, a partir da energia, criar matéria, ou atingindo a biologia, que conseguiu instrumentalizar verdadeiras ferramentas vivas, as enzimas, responsáveis pela manipulação genética. 
Fontes:
https://www.foxlux.com.br/blog/curiosidades/historia-das-ferramentas/
https://umsocorpo.com.br/historia-infantil-alegoria-das-ferramentas/
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-ferramentas-na-pre-historia.htm

Continue navegando