Buscar

MAPEAMENTO E GESTÃO DE PROCESSOS n2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAPEAMENTO E GESTÃO DE PROCESSOS
Avaliação On-line - N2
Nota 70% ( Obs: as vermelhas Estão Erradas)
1-Ohno (1997) formulou uma lista de sete perdas ou desperdícios que, embora tenha sido inicialmente empregada apenas para a produção física, pode ser aplicada às atividades básicas de qualquer negócio.  Posteriormente, Liker (2005) incluiu mais um: o desperdício da criatividade dos funcionários, também conhecido como desperdício intelectual. 
OHNO, Taiichi. O Sistema Toyota de Produção: além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman Companhia Editora, 1997.
Acerca dos 8 tipos de desperdícios, assinale a alternativa correta: 
 R: Esses 8 tipos de desperdícios devem ser fontes para a gestão de processos atuar em todos os tipos de organização, com o objetivo de eliminá-los.
2- Para Rother e Shook (2000), o mapeamento é uma ferramenta que nos fornece uma figura de todo o processo de produção, incluindo atividades de valor e não agregadoras de valor. Assim, pode-se dizer que ao mapear os processos, a empresa reconhece a existência de seus processos e faz seu gerenciamento de forma adequada.
(ROTHER, M; SHOOK, J. Learning to See: the lean enterprise institute. USA: MA, 2000)
 
Considerando os textos apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para que seja possível implementar a gestão por processos é necessário abandonar antigas estruturas organizações e modelos de negócios onde as empresas eram organizadas tomando por base funções e departamentos.
Porque 
II. As organizações geridas por processos são organizadas sob a ótica dos processos e de como elas agregam valor para a empresa e para seus cliente finais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
R: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
3- O BPMN (Business Process Modeling Notation) é um modelo de notação que foi originado pelo Business Process Management Iniciative (BPMI), publicado em 2004. Ele estava ligado a empresas como a IBM e, posteriormente, o BPMI se fundiu à Object Management Group (OMG), dando origem a diversas propostas
ARAÚJO, L. C. G. de; GARCIA, A. A.; MARTINES, S. Gestão de processos: melhores resultados e excelência organizacional. São Paulo: Atlas, 2011.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I. O Business Process Modeling Notation(BPMN), que é uma notação gráfica que transmite a lógica das atividades.
II. Esta técnica é composta por um único diagrama, o Diagrama de Processo de Negócio - Business Process Diagran (BPD), que também pode ser usado de forma mais simplificada.
III. O BPMN usa um conjunto de figuras que permite diagramar modelos de processos, ajudando a melhorar a gestão de processos de negócios.
É correto o que se afirma em
R: I, II e III.
4-De acordo com HARRY (Harry, Mikel J.  “Six Sigma: A Breakthrough Strategy for Profitability”, Quality Progress, May 1998, 60-64.(1998) o Seis Sigma é um "processo de negócio que permite às organizações incrementar seus lucros por meio da otimização das operações, melhoria da qualidade e eliminação de defeitos, falhas e erros. A meta dos Seis Sigmas não é alcançar os Seis Sigmas de qualidade. Seis Sigma está relacionado à melhoria da lucratividade. Organizações que implementam Seis Sigma, fazem isso com a meta de melhorar seus lucros.”
Assinale a alternativa correta a respeito do seis sigma.
R: A principal premissa existente por trás do Seis Sigma é que a utilização rigorosa da análise de dados permitirá que as fontes de erros, que podem contribuir para a variação no processo, possam ser identificadas.
5- A gestão de processos organizacionais está baseada em princípios que servem para nortear o desenvolvimento das diversas ações. São princípios da gestão de processos: satisfação dos clientes, gerência participativa, desenvolvimento humano, metodologia padronizada, melhoria contínua e informação/comunicação e busca da excelência. 
Considerando os princípios da gestão de processos, é correto afirmar que:
R: Para obtenção de sucesso com uma metodologia padronizada é importante criar procedimentos e os padrões com uma metodologia definida para todas as atividades.
6- CARVALHO et al. (2012) afirmam que a gestão por processos é "uma metodologia para a avaliação contínua, análise e melhoria do desempenho dos processos que exercem mais impacto na satisfação dos clientes e dos acionistas (processos-chaves)". Os processos existem por toda parte nas empresas e são fundamentais para que ela se mantenha ativa no mercado em que atua.
CARVALHO, M. M.; PALADINI, E. P.; BOUER, G.; FERREIRA, J. J. A.; MIGUEL, P. A. C.; SAMOHYL, R. W.; ROTONDARO, R. G. Gestão da qualidade: teorias e casos, Rio de Janeiro: Editora Campus, 2. ed., 2012.)
 
Acerca da importância do mapeamento dos processos para um bom diagnóstico para levantar problemas ou situações dentro das empresas, assinale a alternativa correta.
R: O diagnóstico feito corretamente irá apresentar as principais falhas dos processos como por exemplo desperdícios, gargalos, falta ou excesso de documentos e ociosidade. 
7- Podemos destacar que os principais objetivos do Seis Sigma, segundo experiências próprias e com base em ROTONDARO (ROTONDARO, R. G. Seis Sigma: Estratégia Gerencial para a Melhoria de Processos, Produtos e Serviços. 1. Ed. São Paulo: Editora Atlas S.A. 2002.) são:
- Reduzir a variabilidade dos processos, principalmente daqueles mais críticos;
- Reduzir os custos por meio da eliminação de atividades que não agregam valor ao processo;
- Maximizar a qualidade de saída, buscando obter lucros em níveis ótimos;
- Eliminar as principais fontes de "variação" para minimização de "defeitos" nas operações diárias dos processos priorizados de uma empresa;
- Meta "Intrínseca": eliminar o "Custo da Má Qualidade" (Cost of Poor Quality) que se encontra presente em todos os aspectos de um negócio.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir a respeito das vantagens que o seis sigma pode gerar para as empresas:
I. Força de trabalho mais motivada e capacitada;
II. Promover mudança de cultura;
III. Maior satisfação dos clientes;
É correto o que se afirma em
R: I, II e III.
8- Segundo Vieira Filho (VIEIRA FILHO, G. Gestão da Qualidade Total: Uma abordagem prática. 3. ed. Campinas: Alínea. 2010) o PDCA é um método que gerencia as tomadas de decisões de forma a melhorar atividades de uma organização sendo, também, muito explorado na busca da melhoria da performance. Isso faz com que o PDCA seja muito importante e contribua significativamente para a obtenção de melhores resultados.
Assinale a alternativa correta a respeito da última etapa deste ciclo.
R: Identificar o problema, avaliar suas causas e elaborar um plano para atendimento de uma meta estabelecida.
9- Segundo Andrade et al. (2012) o método SIPOC (Fornecedores, Entradas, Processos, Saídas e Clientes) tem como objetivo principal uma melhor visualização da sequência dos processos por todos os membros da empresa. A partir da segregação das informações de cada processo em entradas, saídas, processos, especificações de cada etapa e o fluxo de cada um. Com uma visão mais clara e abrangente de todos os processos, se torna possível ter diversas melhorias, principalmente atingindo um nível de qualidade superior.
ANDRADE, G. E. V.; MARRA, B. A.; LEAL, F. Análise da aplicação conjunta das técnicas sipoc, fluxograma e fta em uma empresa de médio porte. In: ENEGEP, 32., 2012, Bento Gonçalves. Anais. Rio de Janeiro, 2012.
Acerca do SIPOC, assinale a alternativa correta. 
R: Com o uso do SIPOC é possível criar indicadores para controlar as entradas e saídas, isso com o intuito de medir qual será a satisfação dos clientes e qual será a performance dos fornecedores.
10 - O FMEA (Análise de Modos de Falhas e Efeitos)  é um método para identificar todas as falhas possíveis de um processo, bem como suas formas. Por falhas podemos entender quaisquer erros ou defeitos, reais ou potenciais, que um processo pode apresentar.
Assinale a alternativa quecorresponde às 3 características chaves a se considerar nas etapas da análise do modo de falhas.
 R: Detecção, Análise de causa raiz e Plano de Ação.

Outros materiais