Buscar

PAA PROPOSTA DO PROJETO-SANDRA

Prévia do material em texto

PROJETO APOIO À APRENDIZAGEM
PROFª. SANDRA REGINA RIBEIRO
1.INTRODUÇÃO
 Cumprirei minhas horas de permanência assumindo as demandas pedagógicas que se fizerem necessárias à implementação do Projeto Apoio à Aprendizagem, em minha unidade de classificação, fazendo jus às horas de trabalho pedagógico correspondentes.
 As atividades desenvolvidas serão acompanhadas pelos Professores Coordenadores da unidade escolar, cabendo à equipe gestora garantir o desenvolvimento das ações previstas na proposta pedagógica, disponibilizando e organizando os materiais didático-pedagógicos a serem utilizados pelos docentes do Projeto. 
 
 
 2.JUSTIFICATIVA
 As Políticas Educacionais vem desafiando a instituição a repensarem suas ações pedagógicas. Cada vez exige mais um profissional que seja capaz de compartilhar saberes, que saiba trabalhar em grupo. A sociedade requer um sujeito que saiba construir para o aprendizado do grupo de pessoas que ele faz parte, ensinando, mobilizando, despertando, incentivando, ousando. Desta forma aprender a aprender coletivamente é muito mais relevante que aprender sozinho, portanto esta proposta será um movimento de ação-reflexão consolidando o processo de formação continuada.
 O foco deste plano de ação é a recuperação da aprendizagem, em que as ações serão direcionadas na formulação de práticas pedagógicas que atendam as necessidades cognitivas dos alunos, tornando possível a construção do conhecimento, estabelecendo momentos e espaços para a troca em busca da construção de novos saberes. 
 Participarei do Projeto Apoio à Aprendizagem atuando em atividades que promovam o desenvolvimento integral dos alunos, mediante a oferta de experiências educativas diversas, ocupando tempo e espaços físicos disponíveis na unidade escolar, observada a obrigatoriedade de participar das horas de trabalho pedagógico coletivo.
Atuarei nas ausências ocasionais, bem como nas licenças e afastamentos de outros professores, ministrando aulas de qualquer componente curricular, nos anos finais do Ensino Fundamental ou nas séries do Ensino Médio, independente de sua habilitação/qualificação, desde que sob orientação e acompanhamento do Professor Coordenador da escola, no correspondente segmento de ensino, exceto quando se tratar da disciplina Educação Física, que exige habilitação docente específica.
Na inexistência da necessidade de substituição, o docente do Projeto atuará em atividades que promovam o desenvolvimento integral dos alunos, mediante a oferta de experiências educativas diversas, ocupando tempo e espaços físicos disponíveis na unidade escolar, observada a obrigatoriedade de participar das horas de trabalho pedagógico coletivo.
 3.OBJETIVOS
· Elaborar o meu próprio plano de ação alinhado às ações do Projeto estabelecido pela unidade escolar;
· Planejar e desenvolver as atividades;
· Subsidiar as atividades de apoio aos alunos com dificuldades;
· Auxiliar em conformidade com as diretrizes emanadas pelos orgãos da Pasta, nas demais atividades pedagógicas desenvolvidas pela escola;
· Desenvolver as ações do Projeto Apoio à Aprendizagem, de forma a assegurar aos alunos um aprendizado eficiente e de boa qualidade;
· Planejar, dentro das diversas áreas do conhecimento, situações em que o aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumentos de compreensão da realidade;
· Estimular a formação de cidadãos de forma ativa na vida social e cultural, que respeite os direitos, a liberdade do ser humano;
· Desenvolver uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, ético e estético, para uma formação ampla por meio de uma construção de valores;
· Promover o sentimento de pertinência e o desenvolvimento de atitudes de compromisso e responsabilidade para com a escola instrumentalizando-o com as competências e habilidades necessárias ao desempenho do protagonismo juvenil e à participação social.
· Estabelecer uma postura pedagógica à aceitação às diferenças, estando sempre atento, refletindo sobre as mesmas, respeitá-las, acolher e tornar possível a construção do conhecimento levando em conta o ritmo de aprendizagem de cada aluno.
4.METODOLOGIA
 
O método utilizado será dialético partindo do cotidiano das pessoas. Terá que ser valorizado com vistas a um processo de correlação entre o indivíduo, sociedade e escola permitindo uma negociação de sentidos, na sala de aula e fora dela, para a construção significativa do conhecimento. A organização dos conteúdos estará vinculada a uma ótica de ensino onde se evidencia os aspectos cognitivos, pessoal e social e oportuniza a construção de conceitos e o desenvolvimento da apropriação significativa de forma contextualizada e relacionada ao seu próprio meio. As aulas serão desenvolvidas através da interatividade por profissionais mediadores que estimulam os alunos a serem construtores de um conhecimento em conjunto com os Projetos desenvolvidos na escola: 
· Alfabetização (Anexo II);
· Resolução de situação-problema;
· Leitura e escrita;
· Prevenção também se ensina;
· Game SuperAção;
· Temas Transversais de acordo com o PCNs
Plano de Ação
· Alfabetização: Alfabetizar com textos.
atividades e os materiais, articulando-os com dados contextualizados na realidade local, para enriquecimento dos trabalhos. 
 Principais procedimentos:
• análise do próprio processo de alfabetização;
• planejamento coletivo de propostas para a sala de aula;
• resolução coletiva de problemas identificados pelo grupo em relação
à alfabetização;
• análise da evolução escrita e leitora de alunos;
• análise de situações didáticas de alfabetização com textos.
BIOGRAFIA
Brasil. Secretaria de Ensino Fundamental. Programa de desenvolvimento profissional continuado: alfabetização / Secretaria de Ensino Fundamental al. – Brasília: A Secretaria, 1999.
134p.: il. Módulo Alfabetizar com textos-1. Alfabetização. 2. Ensino Fundamental. 3. Forma-
ção de Professores. I. Título

Continue navegando