Logo Passei Direto
Buscar

simulado1-ritimo e movimento

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Governo de mato grosso secretaria de estado de educação esporte e lazer - seduc edital nº 01/2017 professor de Educação Básica do estado de Mato Grosso Compreende-se que as Atividades Rítmicas e Expressivas enquanto conhecimento da Educação Física deve enfatizar movimento com sons e música, para inspirar vivencias e experiências diversas, no sentido de possibilitar a ________________________ e a ______________________________, desenvolvendo de forma simultânea o domínio motor, cognitivo e afetivo-social. (PIZZATO s/d).
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
A) Educação corporal / capacidade física
B) Educação rítmica / coordenação motora
C) Expressão corporal / desenvoltura
D) Expressão corporal / educação rítmica
E) Desenvoltura / capacidade física

Hoje, dada a falta de espaço, de tempo e em razão das influências midiáticas, as experiências de movimentos das crianças restrigem-se Às adivindas das mídias eletrônicas, principalmente da televisão. Com isso, pode se diser que as referências de brincadeiras e brinquedos estão quase sempre ligadas aos personagens dos jogos e brinquedos eletrônicos, o que resulta na diminuição do repertório de experiências das crianças. Saraiva, M.C. et al. Dança e formaçãp para o lazer: investigando os conteúdos e metodologias. In : Falcão , J.L.C ; SARAIVA , M. C . ( Orgs). Práticas corporais no contexto contemporâneo : ( In) tensas experiências. Florianópolis: Copiart, 2009 (adaptado).
Considerando que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o professor de Educação Física deve oportunizar uma diversidade de experiências corporais aos seus alunos, avalie as afirmacoes a seguir:
I. O professor deve entender a importância da vivência de diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais e permitir que seus alunos percebam como essa variada combinação de infuências está presente na vida cotidiana.
II. O professor deve obter informações acerca de brincadeiras, jogos, lutas e danças produzidos na cultura popular, muitas vezes esquecidos ou marginalizados pela sociedade, para ampliar o espectro de conhecimentos sobre a cultura corporal do movimento.
III. O professor deve obranger um vasto conhecimento das culturas corporais de movimento e, portanto, desconsiderar os conteúdos associados aos jogos eletrônicos, uma vez que estes não contribuem para o desenvolvimento motor e para a saúde das crianças.
A) II e III , apenas.
B) I,apenas.
C) I e II, apenas.
D) III, apenas.
E) I,II e III.

A ênfase na aprendizagem do gesto motor, da técnica e do rendimento, incorporada historicamente na Educação Física, reforça os valores de competição exacerbada, performance, autossuperação e vitória a qualquer custo, aspectos predominantes na sociedade capitalista. As Políticas Educacionais brasileiras têm sinalizado para um modelo de Escola responsável pela socialização e sistematização da cultura. Diante dessa realidade, a Educação Física pode contribuir com esse modelo de escola orientando suas intervenções pedagógicas.
A Educação Física pode contribuir com esse modelo de escola orientando suas intervenções pedagógicas.
A) Na perspectiva heterônoma, baseada nas repercussões do exercício físico na saúde funcional.
B) Na perspectiva da cultura corporal, baseada na relevância social do conteúdo que permite visualizar o seu sentido e significado.
C) Na perspectiva desportiva, baseada na força, abrangência e evidência do fenômeno desportivo moderno.
D) Na perspectiva psicomotora, baseada na necessidade de estabelecer padrões de movimentos e de aquisição de habilidades motoras básicas.
E) Na perspectiva do comportamento motor, baseada na aprendizagem do movimento, o que beneficia os aspectos inerentes ao próprio movimento.

Edital nº 18/2018 – progepe colégio de aplicação joão xxiii – Universidade Federal de Juiz de Fora – Educação Física A crise de identidade da Educação Física, deflagrada na década de 1980, procede da falta de definição de sua especificidade. Assume-se que é a partir de seu objeto que a Educação Física estabelece a sua função social e os conhecimentos que lhe darão suporte.
A partir disso, marque a opção CORRETA.
A) A atividade física confere à Educação Física o papel de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor do indivíduo, bem como para a aquisição de hábitos saudáveis, fortalecendo a noção de educação integral. Fundamenta-se na psicologia do desenvolvimento.
B) A cultura corporal ou cultura corporal do movimento atribui à Educação Física a função de possibilitar a compreensão e atuação crítica nos contextos e processos sociais nos quais a cultura é produzida, transmitida e partilhada por meio da aquisição de um saber fazer corporal e um saber sobre o realizar corporal. Ancora-se nas ciências humanas e sociais.
C) O movimento humano atribui à Educação Física a incumbência pela educação do movimento e a educação pelo movimento, que incidem na aquisição de habilidade motoras e proprioceptivas básicas com repercussões na aptidão física e nos relacionamentos interpessoais e intrapessoais. Ancora-se nos fundamentos das ciências biológicas.
D) A preparação física atribui à Educação Física a função de habilitar o educando para enfrentar as exigências do mundo do trabalho e selecionar os que se destacarem como mais talentosos para atividades esportivas e ginásticas. Ancora-se na biomecânica, na fisiologia do exercício e nas teorias das inteligências múltiplas.
E) O comportamento motor atribui à Educação Física o papel de facilitar a aquisição dos mecanismos e processos subjacentes à aquisição das habilidades motoras dos educandos e o enfrentamento dos fatores que as afetam, tendo em vista a qualidade dos movimentos e a promoção da atuação crítica na sociedade. Ancora-se nas teorias sistêmicas e comportamentais.

Os conteúdos estão organizados em três blocos, que deverão ser desenvolvidos ao longo de todo o ensino fundamental. A distribuição e o desenvolvimento dos conteúdos estão relacionados com o projeto pedagógico de cada escola e a especificidade de cada grupo.
Sendo assim, coloque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso, com relação aos blocos. ( ) Conhecimento sobre o indivíduo esportivo. ( ) Esportes, jogos, lutas e ginásticas. ( ) Atividades rítmicas e expressivas. Marque a opção que apresenta a sequência correta.
A) V, V, V.
B) F, V, V.
C) V, F, V.
D) V, V, F.
E) F, F, V.

A linguagem da dança pode ser trabalhada na escola como uma possibilidade de linguagem expressiva. E neste contexto diversas questões como: aspectos sociais, apreciação estética do movimento, o desenvolvimento de valências cognitivas e físicas. No que diz respeito ao público infantil , ressalta-se o aspecto biopsicossocial, desenvolvimento da corporeidade e trabalho das articulações como forma de atividade para condicionamento físico, estimulo ao movimento das articulações, coordenação motora, inclusão social. Com vistas também a desenvolvimento do bem-estar e saúde.
No trabalho relacionado a dança, ritmo e movimento é verdadeiro afirmar que:
A) Fundamental apenas se o foco for condicionamento físico
B) Algo fora do contexto nas atividades relacionadas a Educação Física.
C) Dispensável, quando o foco for o aspecto biopsicossocial
D) é Opcional, pois é uma aula direcionada apenas ao gênero feminino
E) Imprescindível, tendo em vista que além de ser parte dos conteúdos da educação física é também um agente capaz de desenvolver o desenvolvimento global do indivíduo

Nos últimos 20 anos a Educação Física passou por transformações significativas no que se refere ao seu planejamento pedagógico. Muitas mudanças foram sugeridas, muitos debates ocorreram e hoje é possível afirmar que existe um conjunto de conhecimentos possível de ser identificado como conteúdo da Educação Física Escolar.
Nesse sentido, levando em consideração a síntese das muitas concepções já publicadas, podemos afirmar que são conteúdos gerais:
A) Jogo, competição, atividade física, estética e teatro.
B) Ginásticas, esportes, lutas, danças e jogo.
C) Brincadeiras, recreação, passeios e natação.
D) Passeios, estética, treinamento, dramatização e jogo.
E) Futsal, basquete, vôlei, handebol e atletismo.

As teorias/propostas pedagógicas para Educação Física começam a surgir no final da década de 80, depois da abertura política, e representam um divisor de águas no interior dessa área, uma vez que, para cada uma delas, foi elaborada uma teoria. Nesse sentido, vários autores mostraram como os anos 80 do século passado marcaram um momento especial da Educação Física brasileira. Em grande parte da produção teórica daquela época, procurou-se estabelecer princípios que orientassem o professor em sua prática pedagógica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
E) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Governo de mato grosso secretaria de estado de educação esporte e lazer - seduc edital nº 01/2017 professor de Educação Básica do estado de Mato Grosso Compreende-se que as Atividades Rítmicas e Expressivas enquanto conhecimento da Educação Física deve enfatizar movimento com sons e música, para inspirar vivencias e experiências diversas, no sentido de possibilitar a ________________________ e a ______________________________, desenvolvendo de forma simultânea o domínio motor, cognitivo e afetivo-social. (PIZZATO s/d).
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
A) Educação corporal / capacidade física
B) Educação rítmica / coordenação motora
C) Expressão corporal / desenvoltura
D) Expressão corporal / educação rítmica
E) Desenvoltura / capacidade física

Hoje, dada a falta de espaço, de tempo e em razão das influências midiáticas, as experiências de movimentos das crianças restrigem-se Às adivindas das mídias eletrônicas, principalmente da televisão. Com isso, pode se diser que as referências de brincadeiras e brinquedos estão quase sempre ligadas aos personagens dos jogos e brinquedos eletrônicos, o que resulta na diminuição do repertório de experiências das crianças. Saraiva, M.C. et al. Dança e formaçãp para o lazer: investigando os conteúdos e metodologias. In : Falcão , J.L.C ; SARAIVA , M. C . ( Orgs). Práticas corporais no contexto contemporâneo : ( In) tensas experiências. Florianópolis: Copiart, 2009 (adaptado).
Considerando que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o professor de Educação Física deve oportunizar uma diversidade de experiências corporais aos seus alunos, avalie as afirmacoes a seguir:
I. O professor deve entender a importância da vivência de diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais e permitir que seus alunos percebam como essa variada combinação de infuências está presente na vida cotidiana.
II. O professor deve obter informações acerca de brincadeiras, jogos, lutas e danças produzidos na cultura popular, muitas vezes esquecidos ou marginalizados pela sociedade, para ampliar o espectro de conhecimentos sobre a cultura corporal do movimento.
III. O professor deve obranger um vasto conhecimento das culturas corporais de movimento e, portanto, desconsiderar os conteúdos associados aos jogos eletrônicos, uma vez que estes não contribuem para o desenvolvimento motor e para a saúde das crianças.
A) II e III , apenas.
B) I,apenas.
C) I e II, apenas.
D) III, apenas.
E) I,II e III.

A ênfase na aprendizagem do gesto motor, da técnica e do rendimento, incorporada historicamente na Educação Física, reforça os valores de competição exacerbada, performance, autossuperação e vitória a qualquer custo, aspectos predominantes na sociedade capitalista. As Políticas Educacionais brasileiras têm sinalizado para um modelo de Escola responsável pela socialização e sistematização da cultura. Diante dessa realidade, a Educação Física pode contribuir com esse modelo de escola orientando suas intervenções pedagógicas.
A Educação Física pode contribuir com esse modelo de escola orientando suas intervenções pedagógicas.
A) Na perspectiva heterônoma, baseada nas repercussões do exercício físico na saúde funcional.
B) Na perspectiva da cultura corporal, baseada na relevância social do conteúdo que permite visualizar o seu sentido e significado.
C) Na perspectiva desportiva, baseada na força, abrangência e evidência do fenômeno desportivo moderno.
D) Na perspectiva psicomotora, baseada na necessidade de estabelecer padrões de movimentos e de aquisição de habilidades motoras básicas.
E) Na perspectiva do comportamento motor, baseada na aprendizagem do movimento, o que beneficia os aspectos inerentes ao próprio movimento.

Edital nº 18/2018 – progepe colégio de aplicação joão xxiii – Universidade Federal de Juiz de Fora – Educação Física A crise de identidade da Educação Física, deflagrada na década de 1980, procede da falta de definição de sua especificidade. Assume-se que é a partir de seu objeto que a Educação Física estabelece a sua função social e os conhecimentos que lhe darão suporte.
A partir disso, marque a opção CORRETA.
A) A atividade física confere à Educação Física o papel de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor do indivíduo, bem como para a aquisição de hábitos saudáveis, fortalecendo a noção de educação integral. Fundamenta-se na psicologia do desenvolvimento.
B) A cultura corporal ou cultura corporal do movimento atribui à Educação Física a função de possibilitar a compreensão e atuação crítica nos contextos e processos sociais nos quais a cultura é produzida, transmitida e partilhada por meio da aquisição de um saber fazer corporal e um saber sobre o realizar corporal. Ancora-se nas ciências humanas e sociais.
C) O movimento humano atribui à Educação Física a incumbência pela educação do movimento e a educação pelo movimento, que incidem na aquisição de habilidade motoras e proprioceptivas básicas com repercussões na aptidão física e nos relacionamentos interpessoais e intrapessoais. Ancora-se nos fundamentos das ciências biológicas.
D) A preparação física atribui à Educação Física a função de habilitar o educando para enfrentar as exigências do mundo do trabalho e selecionar os que se destacarem como mais talentosos para atividades esportivas e ginásticas. Ancora-se na biomecânica, na fisiologia do exercício e nas teorias das inteligências múltiplas.
E) O comportamento motor atribui à Educação Física o papel de facilitar a aquisição dos mecanismos e processos subjacentes à aquisição das habilidades motoras dos educandos e o enfrentamento dos fatores que as afetam, tendo em vista a qualidade dos movimentos e a promoção da atuação crítica na sociedade. Ancora-se nas teorias sistêmicas e comportamentais.

Os conteúdos estão organizados em três blocos, que deverão ser desenvolvidos ao longo de todo o ensino fundamental. A distribuição e o desenvolvimento dos conteúdos estão relacionados com o projeto pedagógico de cada escola e a especificidade de cada grupo.
Sendo assim, coloque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso, com relação aos blocos. ( ) Conhecimento sobre o indivíduo esportivo. ( ) Esportes, jogos, lutas e ginásticas. ( ) Atividades rítmicas e expressivas. Marque a opção que apresenta a sequência correta.
A) V, V, V.
B) F, V, V.
C) V, F, V.
D) V, V, F.
E) F, F, V.

A linguagem da dança pode ser trabalhada na escola como uma possibilidade de linguagem expressiva. E neste contexto diversas questões como: aspectos sociais, apreciação estética do movimento, o desenvolvimento de valências cognitivas e físicas. No que diz respeito ao público infantil , ressalta-se o aspecto biopsicossocial, desenvolvimento da corporeidade e trabalho das articulações como forma de atividade para condicionamento físico, estimulo ao movimento das articulações, coordenação motora, inclusão social. Com vistas também a desenvolvimento do bem-estar e saúde.
No trabalho relacionado a dança, ritmo e movimento é verdadeiro afirmar que:
A) Fundamental apenas se o foco for condicionamento físico
B) Algo fora do contexto nas atividades relacionadas a Educação Física.
C) Dispensável, quando o foco for o aspecto biopsicossocial
D) é Opcional, pois é uma aula direcionada apenas ao gênero feminino
E) Imprescindível, tendo em vista que além de ser parte dos conteúdos da educação física é também um agente capaz de desenvolver o desenvolvimento global do indivíduo

Nos últimos 20 anos a Educação Física passou por transformações significativas no que se refere ao seu planejamento pedagógico. Muitas mudanças foram sugeridas, muitos debates ocorreram e hoje é possível afirmar que existe um conjunto de conhecimentos possível de ser identificado como conteúdo da Educação Física Escolar.
Nesse sentido, levando em consideração a síntese das muitas concepções já publicadas, podemos afirmar que são conteúdos gerais:
A) Jogo, competição, atividade física, estética e teatro.
B) Ginásticas, esportes, lutas, danças e jogo.
C) Brincadeiras, recreação, passeios e natação.
D) Passeios, estética, treinamento, dramatização e jogo.
E) Futsal, basquete, vôlei, handebol e atletismo.

As teorias/propostas pedagógicas para Educação Física começam a surgir no final da década de 80, depois da abertura política, e representam um divisor de águas no interior dessa área, uma vez que, para cada uma delas, foi elaborada uma teoria. Nesse sentido, vários autores mostraram como os anos 80 do século passado marcaram um momento especial da Educação Física brasileira. Em grande parte da produção teórica daquela época, procurou-se estabelecer princípios que orientassem o professor em sua prática pedagógica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
E) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.

Prévia do material em texto

10/10/2023 00:21:25 1/4
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
ELIDIANE DIAS
Disciplina:
Ritmo e Movimento
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 Governo de mato grosso secretaria de estado de educação esporte e lazer - seduc
edital nº 01/2017 professor de Educação Básica do estado de Mato Grosso
Compreende-se que as Atividades Rítmicas e Expressivas enquanto conhecimento da
Educação Física deve enfatizar movimento com sons e música, para inspirar vivencias e
experiências diversas, no sentido de possibilitar a ________________________ e a
____________________________, desenvolvendo de forma simultânea o domínio motor,
cognitivo e afetivo-social. (PIZZATO s/d). Assinale a alternativa que completa correta e
respectivamente as lacunas.
A) Educação corporal / capacidade física
B) Educação rítmica / coordenação motora
C) Expressão corporal / desenvoltura
D) Expressão corporal / educação rítmica
X E) Desenvoltura / capacidade física
Questão
002 Hoje, dada a falta de espaço, de tempo e em razão das influências midiáticas, as
experiências de movimentos das crianças restrigem-se Às adivindas das mídias
eletrônicas, principalmente da televisão.Com isso, pode se diser que as referências de
brincadeiras e brinquedos estão quase sempre ligadas aos personagens dos jogos e
brinquedos eletrônicos, o que resulta na diminuição do repertório de experiências das
crianças.
Saraiva, M.C. et al. Dança e formaçãp para o lazer: investigando os conteúdos e
metodologias. In : Falcão , J.L.C ; SARAIVA , M. C . ( Orgs). Práticas corporais no contexto
contemporâneo : ( In) tensas experiências. Florianópolis: Copiart, 2009 (adaptado) .
Considerando que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o professor de
Educação Física deve oportunizar uma diversidade de experiências corporais aos seus
alunos, avalie as afirmações a seguir:
I. O professor deve entender a importância da vivência de diferentes práticas corporais
advindas das mais diversas manifestações culturais e permitir que seus alunos
percebam como essa variada combinação de infuências está presente na vida
cotidiana.
II. O professor deve obter informações acerca de brincadeiras, jogos, lutas e danças
produzidos na cultura popular, muitas vezes esquecidos ou marginalizados pela
sociedade, para ampliar o espectro de conhecimentos sobre a cultura corporal do
movimento.
III. O professor deve obranger um vasto conhecimento das culturas corporais de
movimento e, portanto, desconsiderar os conteúdos associados aos jogos eletrônicos,
uma vez que estes não contribuem para o desenvolvimento motor e para a saúde das
crianças.
A) II e III , apenas.
B) I,apenas.
X C) I e II, apenas.
D) III, apenas.
E) I,II e III.
10/10/2023 00:21:25 2/4
Questão
003 A ênfase na aprendizagem do gesto motor, da técnica e do rendimento, incorporada
historicamente na Educação Física, reforça os valores de competição exacerbada,
performance, autossuperação e vitória a qualquer custo, aspectos predominantes na
sociedade capitalista. As Políticas Educacionais brasileiras têm sinalizado para um
modelo de Escola responsável pela socialização e sistematização da cultura. Diante
dessa realidade, a Educação Física pode contribuir com esse modelo de escola
orientando suas intervenções pedagógicas.
A) Na perspectiva heterônoma, baseada nas repercussões do exercício físico na saúde
funcional.
B) Na perspectiva da cultura corporal, baseada na relevância social do conteúdo que
permite visualizar o seu sentido e significado.
C) Na perspectiva desportiva, baseada na força, abrangência e evidência do fenômeno
desportivo moderno.
X D) Na perspectiva psicomotora, baseada na necessidade de estabelecer padrões de
movimentos e de aquisição de habilidades motoras básicas.
E) Na perspectiva do comportamento motor, baseada na aprendizagem do movimento, o
que beneficia os aspectos inerentes ao próprio movimento.
Questão
004 Edital nº 18/2018 – progepe colégio de aplicação joão xxiii – Universidade Federal de
Juiz de Fora – Educação Física
A crise de identidade da Educação Física, deflagrada na década de 1980, procede da
falta de definição de sua especificidade. Assume-se que é a partir de seu objeto que a
Educação Física estabelece a sua função social e os conhecimentos que lhe darão
suporte. A partir disso, marque a opção CORRETA.
X A) A atividade física confere à Educação Física o papel de contribuir para o
desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor do indivíduo, bem como para a aquisição de
hábitos saudáveis, fortalecendo a noção de educação integral. Fundamenta-se na
psicologia do desenvolvimento.
B) A cultura corporal ou cultura corporal do movimento atribui à Educação Física a função
de possibilitar a compreensão e atuação crítica nos contextos e processos sociais nos
quais a cultura é produzida, transmitida e partilhada por meio da aquisição de um saber
fazer corporal e um saber sobre o realizar corporal. Ancora-se nas ciências humanas e
sociais.
C) O movimento humano atribui à Educação Física a incumbência pela educação do
movimento e a educação pelo movimento, que incidem na aquisição de habilidade
motoras e proprioceptivas básicas com repercussões na aptidão física e nos
relacionamentos interpessoais e intrapessoais. Ancora-se nos fundamentos das ciências
biológicas.
D) A preparação física atribui à Educação Física a função de habilitar o educando para
enfrentar as exigências do mundo do trabalho e selecionar os que se destacarem como
mais talentosos para atividades esportivas e ginásticas. Ancora-se na biomecânica, na
fisiologia do exercício e nas teorias das inteligências múltiplas
E) O comportamento motor atribui à Educação Física o papel de facilitar a aquisição dos
mecanismos e processos subjacentes à aquisição das habilidades motoras dos
educandos e o enfrentamento dos fatores que as afetam, tendo em vista a qualidade
dos movimentos e a promoção da atuação crítica na sociedade. Ancora-se nas teorias
sistêmicas e comportamentais.
10/10/2023 00:21:25 3/4
Questão
005 Os conteúdos estão organizados em três blocos, que deverão ser desenvolvidos ao
longo de todo o ensino fundamental. A distribuição e o desenvolvimento dos conteúdos
estão relacionados com o projeto pedagógico de cada escola e a especificidade de cada
grupo. Sendo assim, coloque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso, com relação aos
blocos.
( ) Conhecimento sobre o indivíduo esportivo.
( ) Esportes, jogos, lutas e ginásticas.
( ) Atividades rítmicas e expressivas.
Marque a opção que apresenta a sequência correta.
X A) V, V, V.
B) F, V, V.
C) V, F, V.
D) V, V, F.
E) F, F, V.
Questão
006 A linguagem da dança pode ser trabalhada na escola como uma possibilidade de
linguagem expressiva. E neste contexto diversas questões como: aspectos sociais,
apreciação estética do movimento, o desenvolvimento de valências cognitivas e físicas.
No que diz respeito ao público infantil , ressalta-se o aspecto biopsicossocial,
desenvolvimento da corporeidade e trabalho das articulações como forma de atividade
para condicionamento físico, estimulo ao movimento das articulações, coordenação
motora, inclusão social. Com vistas também a desenvolvimento do bem-estar e saúde.
No trabalho relacionado a dança, ritmo e movimento é verdadeiro afirmar que:
A) Fundamental apenas se o foco for condicionamento físico
B) Algo fora do contexto nas atividades relacionadas a Educação Física.
C) Dispensável, quando o foco for o aspecto biopsicossocial
D) é Opcional, pois é uma aula direcionada apenas ao gênero feminino
X E) Imprescindível, tendo em vista que além de ser parte dos conteúdos da educação física
é também um agente capaz de desenvolver o desenvolvimento global do indivíduo
Questão
007 Nos últimos 20 anos a Educação Física passou por transformações significativas no que
se refere ao seu planejamento pedagógico. Muitas mudanças foram sugeridas, muitos
debates ocorreram e hoje é possível afirmar que existe um conjunto de conhecimentos
possível de ser identificado como conteúdo da Educação Física Escolar.Nesse sentido,
levando em consideração a síntese das muitas concepções já publicadas, podemos
afirmar que são conteúdos gerais:
A) Jogo, competição, atividade física, estética e teatro.
X B) Futsal, basquete, vôlei, handebol e atletismo.
C) Ginásticas, esportes, lutas, danças e jogo.
D) Brincadeiras, recreação, passeios e natação.
E) Passeios, estética, treinamento, dramatização e jogo.
10/10/2023 00:21:25 4/4
Questão
008 As teorias/propostas pedagógicas para Educação Física começam a surgir no final da
década de 80, depois da abertura política, e representam um divisor de águas no
interior dessa área, uma vez que, para cada uma delas, foi elaborada uma teoria. Nesse
sentido, vários autores mostraram como os anos 80 do século passado marcaram um
momento especial da Educação Física brasileira. Em grande parte da produção teórica
daquela época, procurou-se estabelecer princípios que orientassem o professor em sua
prática pedagógica. No entanto, há evidências de que os professores conhecem muito
superficialmente as proposições pedagógicas elaboradas pelo então movimento
renovador.
PORQUE
Persiste, atualmente, apesar do surgimento de novas propostas metodológicas em
Educação Física, o modelo esportivizado, cuja escolha por parte dos professores
decorre, entre outros fatores, da formação tecnicista desses docentes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
A) Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
X B) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da
primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
E) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da
primeira

Mais conteúdos dessa disciplina