Buscar

Trabalho da Disciplina (AVA2) - Empreendedorismo - Thiago Morelli

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO
TRABALHO DA DISCIPLINA (AVA 2)
Aluno: Thiago Morelli Carvalho
Matrícula: 20191300529
RIO DEJANEIRO, JUNHO DE 2021.
Introdução
A AZ Doces Finos é uma empresa de pequeno porte que atua no segmento de venda de doces em sua loja física e também oferece serviços de buffet em festas, comemorações e até mesmo casamentos. A empresa foi fundada por Ana Paula, que já está no mercado há três anos, detêm seus clientes fixos e é uma ótima referência na cidade e região.
No ano de 2020 o Brasil e o mundo começaram a enfrentar a pandemia da COVID-19 e isso seria algo que mudaria todas as gestões das empresas de pequeno, médio e grande porte, principalmente no segmento de entrega de serviços.
Diante da situação atual, Ana Paula teve que adotar novos métodos para continuar com a AZ Doces Finos, uma vez que sua loja física não poderia ficar aberta em alguns períodos, pois a cidade está passando por fase de lockdown. Como alternativa, resolveu buscar recursos para que sua empresa não fechasse devido esta circunstância.
Desenvolvimento
A empresa AZ Doces Finos foi fundada no ano de 2017 por Ana Paula e atua no segmento de doces e entrega de serviços de buffet para festas e comemorações. Com sede no centro da cidade do Rio de Janeiro. A empresa já possui grande referência no mercado e já detêm sua carteira de clientes muito bem colocada.
Ana Paula fundou a AZ Doces Finos com o intuito de realizar seu sonho de carreira, pois desde nova sempre teve vontade de ter sua própria empresa e também poder fazer bolos, doces e afins. Com formação em Administração de Empresas, Ana Paula já obtinha sólido conhecimento em gerenciar seu próprio negócio e fazer boas escolhas para seu crescimento e da própria empresa.
Na fase de amadurecimento da AZ Doces Finos, o Brasil e o mundo começaram a enfrentar a pandemia da COVID-19, tal pandemia que desestruturou todas as empresas e empreendedores, pois muitas medidas preventivas foram exigidas para conseguirem controlar a propagação do vírus. A empresa foi atingida diretamente por estas medidas, pois cerca de 85% de seu faturamento é em consequência de atendimento físico em sua loja e com os aumentos de casos de contaminação, a cidade decretou que todos deveriam cumprir o lockdown imposto pelo prefeito, sendo assim, a loja física da AZ Doces Finos teria que fechar por tempo indeterminado. Mesmo com grande parte do faturamento ser resultado de atendimento físico, Ana Paula já atuava de forma digital com alguns clientes, sendo por vendas por aplicativos, entregas via delivery, bom investimento no site da empresa, porém neste momento teria que realizar a migração total de seu atendimento de forma inesperada, e esta mudança teria que ser bem planejada, pois isso definiria se a AZ Doces Finos permaneceria em funcionamento ou não.
Ana Paula decidiu que a primeira mudança que ela deveria fazer, seria migrar todo o atendimento de seus clientes e futuros novos clientes para atendimento virtual, além de um telefone com uma plataforma de atendimento exclusivo para a loja, haveriam também outros métodos de contato, sendo e-mail, contato direto pelo próprio site da empresa e/ou o seu próprio telefone pessoal. Para que essa mudança resultasse de forma efetiva para seu atendimento, o site da empresa foi totalmente atualizado informado essa principal mudança de contato, reservas, pedidos e afins.
A migração de atendimento presencial para a virtual não seria a mais complexa de toda a estrutura, pois Ana Paula ainda teria que reestruturar a forma de produção da empresa para atender todas as demandas, e neste momento de corte de custos, Ana Paula não teria capital suficiente para o investimento adequado, além de ter que aumentar sua frota de entregadores para pedidos via delivery. Depois de muitas pesquisas para encontrar uma solução adequada para a situação enfrentada, ela optou em consultar o Sebrae, já que ofereciam ótimas opções de crédito às pequenas empresas.
Outra mudança que Ana Paula teve que avaliar, seria a diminuição de pedidos para festas, comemorações e casamentos, pois todos os eventos haviam sido suspensos por prazos indeterminados e perderia grande parte de seu faturamento neste nicho. Ana Paula decidiu então incluir um novo produto e um novo serviço na AZ Doces Finos. O produto seria uma cadeia de cursos e treinamentos virtuais para pessoas interessadas, sendo que quem já fosse cliente da empresa teria desconto na aquisição destes produtos. 
Já o serviço seria um petite dégustation, pois todas as vezes que seus clientes iam à loja, podiam degustar todos os doces para que fossem escolhidos. Já com esse novo serviço, o cliente pode conhecer todos os bolos e doces em sua própria casa, já que a AZ Doces Finos encaminha à casa do cliente um demonstrativo de seus produtos, e desta forma as festas infantis ou de alguns entes da família e/ou pequenas comemorações ainda possam ser atendidas pela empresa.
Conclusão
A empresa AZ Doces Finos enfrentou algumas dificuldades devido a pandemia da COVID-19 e Ana Paula que é a fundadora da empresa, realizou algumas ações para que a empresa continuasse crescendo, atendendo seus clientes e mantendo a qualidade de atendimento e produtos.
Ana Paula decidiu consultar o Sebrae para buscar a ajuda de crédito necessária para sua empresa e mediante a isto, reestruturou suas vias de atendimentos para clientes, incluiu um novo produto à AZ Doces Fino e incluiu também um novo serviço para melhor atendimento.
Com a inclusão de cursos e treinamentos, Ana Paula pôde equilibrar as finanças no período de contenção de gastos e posteriormente aumentou o faturamento da AZ Doces Finos, o que resultou em grande avanço para aumentar sua empresa.
Referências:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/fampe
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/creditoassistido#primeiropasso

Continue navegando