Logo Passei Direto
Buscar

N2 - A5 empreendedorismo

User badge image
Caroline

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O empreendedor não é uma ilha isolada no oceano. Por meio de sua rede de contatos, ele deve identificar os melhores profissionais e entidades para assessorá-lo. Como o empreendedor precisa conseguir o financiamento para iniciar uma atividade, ele também precisa buscar assessoria para manter esta atividade, pois esta assessoria é de extrema relevância hoje em dia, principalmente em decorrência da alta competitividade dos mercados. Por isso, embora alguns programas do governo não estruturadas, o empreendedor deve buscar as inúmeras possibilidades de recursos para financiar seu empreendimento.
Considerando as ideias do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Existem diversas fontes de financiamento provenientes de governos municipais, estaduais e federal, no país, mas que muitas vezes não aparecem de forma estruturada e, ainda, são desconhecidas pelos empreendedores.
II. No caso brasileiro, ainda há necessidade de políticas públicas para programas voltados ao crescimento de micro e pequenas empresas, à otimização do processo de abertura de empresas, à capacitação para pequenos empresários e ao incentivo a instalações para empreendedores iniciantes.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Grandes empreendedores confiam nas suas atitudes e instintos. Isso faz com que seus subordinados tenham entusiasmo para seguir em frente. Eles admitem que erraram e pedem desculpas. Além disso, não têm medo de pedir ajuda e, mesmo falhando, essas pessoas não têm receio de tentar novamente. Os empreendedores têm paixão pelo trabalho que realizam, são capazes de trabalhar várias horas para cumprir sua meta e estão dispostos a realizar uma grande quantidade de trabalho sem reclamar, somente pelo prazer de trabalhar.
Sobre o empreendedorismo como oportunidade de carreira é correto afirmar que
a. ele demanda planejar e traçar a carreira profissional de forma rigorosa, mas inovadora.
b. exige do profissional saber fazer coisas que são rotineiras e necessárias para a empresa.
c. o fato de estar estudando para alcançar um novo patamar de conhecimento não representa um ponto de partida para o empreendedorismo de carreira, pois este não exige necessariamente formação técnica.
d. o empreendedorismo na própria carreira começa quando a pessoa idealiza algo para sua empresa ou para o ambiente no qual se encontra inserida.
e. a palavra de ordem para o empreendedorismo de carreira é a flexibilização.

Desde o início da história da humanidade, o desenvolvimento da sociedade e da vida humana vêm sendo acompanhadas por ações empreendedoras desenvolvidas por obras resultantes das necessidades sentidas e observadas por homens contemporâneos às suas idades e eras. Hoje, o empreendedorismo desperta o interesse econômico e social de vários países e, ainda, tem se mostrado um motor propulsor de desenvolvimento.
A partir das ideias do texto é correto afirmar que o empreendedor, ao longo da história humana, tem sido visto como
a. um motor propulsor de desenvolvimento devido a suas características clássicas e arrojadas, predispondo os países ao crescimento econômico e social.
b. alguém com capacidade de visão, criação e inovação que levou o homem a desenvolver e a encontrar soluções para as necessidades surgidas ao longo das épocas.
c. a pessoa que busca aproveitar novas oportunidades, vislumbrando o lucro e exercendo suas ações mesmo diante de altos riscos.
d. o responsável por desenvolver estratégias para a organização econômica dos grupos de pessoas em sua localidade.
e. uma figura necessária para superar os desafios gerados pelo fechamento dos mercados mundiais às inovações tecnológicas e comerciais.

A decisão de tocar seu próprio negócio deve ser muito clara. De início, é a sua decisão principal e você deve estar profundamente comprometido com ela, para ir em frente, enfrentar todas as dificuldades que normalmente aparecem e derrubar os obstáculos que certamente não faltarão. Se o negócio falhar — e esse é um risco que realmente existe, isso não deve derrubar seu orgulho pessoal nem sacrificar seus bens pessoais. Por isso, tudo deve ser bem pensado e ponderado para garantir o máximo de sucesso e o mínimo de dores de cabeça.
Para obter sucesso em seu negócio, todo empreendedor deve
a. ser um indivíduo imaginativo, mas não muito curioso.
b. possuir autoconfiança e medir esforços para alcançar seus sonhos.
c. ser otimista e orientado para a gestão do negócio.
d. ter atitude de iniciativa e não se antecipar às oportunidades.
e. mover-se por desafios e sentir-se estimulado por eles.

A visão cética sobre políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, aponta que empresas de grande porte são mais capazes de ter ganhos de escala e de levantar os fundos para pesquisa e desenvolvimento além de prover mais empregos estáveis. Destaca-se, porém, que essa é uma condição preocupante pois estudos recentes apontam que há uma correlação positiva entre a incidência da atividade empreendedora e o crescimento da economia, aumento do emprego, diminuição da desigualdade social; desenvolvimento da cadeia produtiva das empresas multinacionais (EMNs) e desenvolvimento de iniciativas de sustentabilidade.
A partir das ideias do texto é possível aferir que o governo brasileiro demonstra que sua intenção é dar importância para a área econômica. Entretanto, dada a importância do empreendedorismo para a economia de um país, é necessário que haja políticas públicas de estímulo ao empreendedorismo, quais sejam:
I. políticas públicas para a promoção de cultura e educação empreendedora.
II. políticas públicas para o desenvolvimento da indústria de incubadoras.
III. políticas públicas para programas de promoção à inovação (pesquisa e desenvolvimento).
IV. políticas públicas para o desenvolvimento das diversas regiões brasileiras.
V. políticas públicas para programas de fomento à internacionalização.
a. I, II e V.
b. I, II, III e V.
c. IV e V.
d. I, II, III e VI.
e. III e IV.

De acordo com o recente relatório do Sebrae - “Os Negócios Promissores em 2019”, o contexto atual de melhoria da economia deve favorecer, principalmente, os MEIs voltados à prestação de serviços pessoais, como cuidador de idosos e os chamados “maridos de aluguel”. Além disso, esse grande número de MEIs está ligado a três principais fatores: crise, facilitação e mudança de cultura. A crise econômica fez o desemprego crescer e o empreendimento individual, por necessidade, tornou-se uma alternativa para muitos. Outro fator é que o MEI é uma forma muito simples e vantajosa de abrir e manter um negócio e, por fim, o terceiro fator fica no sentido de uma geração que busca outras formas de vida e carreira.
Considerando as ideias do texto sobre MEI, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No Brasil, os MEIs, em sua maioria, são empreendedores por necessidade e não se prepararam para tornarem-se empresários.
II. O empreendedor por necessidade, geralmente, inicia seu negócio sem ter noção sobre gestão e sem possuir informações sobre o ramo de atividade em que atuará.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

O empreendedorismo de impacto social é representado por iniciativas financeiramente sustentáveis, geridas por pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade de populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional. Um dos principais diferenciais desse tipo de organização é que elas são desenvolvidas considerando a viabilidade econômica da intervenção, com base em estratégias e modelos de negócios: ou seja, são soluções de negócios para problemas sócio ambientais.
Considerando as reflexões contidas no texto, marque a alternativa que traz informações corretas sobre o empreendedorismo de impacto social.
a. O empreendedor social é aquele que defende uma missão social e gera riqueza, tanto para ele próprio quanto para a comunidade atendida por ele.
b. O empreendedorismo social se dá através das ações tecnológicas, que são fruto de habilidades técnicas que os empreendedores costumam colocar em prática.
c. As ações do empreendedorismo social são planejadas e criadas em empresas de pequeno porte e, posteriormente, implantadas em comunidades carentes, visando mudar a condição de vida das pessoas que ali vivem.
d. Quando se fala em empreendedorismo de impacto social, necessariamente se está falando de algo grande e com alto valor econômico para a comunidade na qual a ação será desenvolvida;
e. Os empreendedores dedicados ao empreendedorismo social são vítimas da exclusão social e movidos por ideias e soluções para as disfunções existentes, tendo uma atitude de inconformismo e crítica diante do cenário de injustiças.

O que pode tornar um empreendedor bem-sucedido num negócio é a conjunção de duas coisas: o negócio oportuno e apropriado e o espírito empreendedor bem dotado que o leva adiante. Trata-se de um casamento entre a oportunidade e o oportunista que pretende aproveitá-la. Além disso, não basta buscar oportunidades se o empreendedor não se aprofundar na tomada de informações, não for perseverante em seus objetivos e não tiver profundo comprometimento emocional com seu negócio.
No texto são apresentadas algumas das características necessárias para que o empreendedor seja bem-sucedido. Sobre as características do empreendedor é correto afirmar que ele
a. é um indivíduo que, por depender de alguém ou algo, se detém na busca e no alcance de seus sonhos.
b. é uma pessoa conformada e que possui uma forte tendência a realizar suas expectativas e seus sonhos.
c. evita se utilizar muito de sua intuição, mas está aberto a mudanças e novidades para aplicar em seu trabalho.
d. por ser autodeterminado no alcance de seus objetivos, acaba por agir independente de pessoas e situações.
e. move-se por desafios, mas avalia custos e benefícios, fixando metas e objetivos desafiadores, mesmo que não sejam realizáveis.

Para empreender, é necessário contar com uma equipe de pessoas que poderá lhe ser bastante útil nas necessidades, solução de problemas e situações que surjam durante o processo. Essa equipe é a rede de relacionamentos que o empreendedor irá construir ao longo de sua caminhada e que poderá ser acionados nos momentos de algum trabalho específico.
Sobre a rede de relacionamentos do empreendedor, é correto afirmar que
a. ela é composta por pessoas aleatoriamente escolhidas para ajudá-lo a encontrar soluções, produtos e serviços.
b. é fundamental que o empreendedor tenha uma rede de relacionamentos diversificada, que inclua pessoas de diferentes áreas e experiências.
c. a rede de relacionamentos deve ser mantida apenas para situações de emergência.
d. o empreendedor deve evitar relacionamentos com pessoas que não compartilham de sua visão.
e. a rede de relacionamentos é irrelevante para o sucesso do empreendedor.

Para empreender, é necessário contar com uma equipe de pessoas que poderá lhe ser bastante útil nas necessidades, solução de problemas e situações que surjam durante o processo. Essa equipe é a rede de relacionamentos que o empreendedor irá construir ao longo de sua caminhada e que poderá ser acionados nos momentos de algum trabalho específico.
Sobre a rede de relacionamentos do empreendedor, é correto afirmar que
a. ela é composta por pessoas aleatoriamente escolhidas para ajudá-lo a encontrar soluções, produtos e processos, com maior facilidade.
b. quando essa rede é inconsistente, pode trazer segurança ao negócio e permitir ao empreendedor executar ações específicas e obter apoio das pessoas necessárias.
c. ele precisa dessa rede de relacionamentos para fortalecer suas relações intrapessoais e encontrar pessoas que venham a trabalhar no seu novo negócio.
d. ela é uma estratégia para influenciar pessoas, encontrar pessoas-chave, manter relações comerciais e persuadir os outros, direcionando-os aos objetivos e metas pessoais do empreendedor.
e. ela vai mantê-lo atualizado com informações sobre os concorrentes e sobre novos nichos do mercado em que atua.

O empreendedor precisa de ter uma rede de relacionamentos (networking), que não seja muito extensa, mas que tenha qualidade. Geralmente associamos networking a eventos, mas a verdade é que esta prática está se tornando cada vez mais recorrente nas empresas com o intuito de ampliar ao máximo as oportunidades de negócio. Mais do que isso, essa rede de relacionamentos é um processo onde se constroem amizades, as quais são motivadas por interesses em comum e contribuem para que o negócio cresça.
Considerando as ideias do texto sobre rede de relacionamentos do empreendedor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Atualmente, o empreendedor convive num cenário cambiante e incerto, o que torna a rede de relacionamentos um ferramenta útil para encontrar pessoas que venham a trabalhar no seu novo negócio.
II. Uma rede de relacionamentos mantém o empreendedor atualizado com informações que podem ajudar a obter indicações de possíveis novos clientes e até de potenciais investidores.
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O empreendedor não é uma ilha isolada no oceano. Por meio de sua rede de contatos, ele deve identificar os melhores profissionais e entidades para assessorá-lo. Como o empreendedor precisa conseguir o financiamento para iniciar uma atividade, ele também precisa buscar assessoria para manter esta atividade, pois esta assessoria é de extrema relevância hoje em dia, principalmente em decorrência da alta competitividade dos mercados. Por isso, embora alguns programas do governo não estruturadas, o empreendedor deve buscar as inúmeras possibilidades de recursos para financiar seu empreendimento.
Considerando as ideias do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Existem diversas fontes de financiamento provenientes de governos municipais, estaduais e federal, no país, mas que muitas vezes não aparecem de forma estruturada e, ainda, são desconhecidas pelos empreendedores.
II. No caso brasileiro, ainda há necessidade de políticas públicas para programas voltados ao crescimento de micro e pequenas empresas, à otimização do processo de abertura de empresas, à capacitação para pequenos empresários e ao incentivo a instalações para empreendedores iniciantes.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Grandes empreendedores confiam nas suas atitudes e instintos. Isso faz com que seus subordinados tenham entusiasmo para seguir em frente. Eles admitem que erraram e pedem desculpas. Além disso, não têm medo de pedir ajuda e, mesmo falhando, essas pessoas não têm receio de tentar novamente. Os empreendedores têm paixão pelo trabalho que realizam, são capazes de trabalhar várias horas para cumprir sua meta e estão dispostos a realizar uma grande quantidade de trabalho sem reclamar, somente pelo prazer de trabalhar.
Sobre o empreendedorismo como oportunidade de carreira é correto afirmar que
a. ele demanda planejar e traçar a carreira profissional de forma rigorosa, mas inovadora.
b. exige do profissional saber fazer coisas que são rotineiras e necessárias para a empresa.
c. o fato de estar estudando para alcançar um novo patamar de conhecimento não representa um ponto de partida para o empreendedorismo de carreira, pois este não exige necessariamente formação técnica.
d. o empreendedorismo na própria carreira começa quando a pessoa idealiza algo para sua empresa ou para o ambiente no qual se encontra inserida.
e. a palavra de ordem para o empreendedorismo de carreira é a flexibilização.

Desde o início da história da humanidade, o desenvolvimento da sociedade e da vida humana vêm sendo acompanhadas por ações empreendedoras desenvolvidas por obras resultantes das necessidades sentidas e observadas por homens contemporâneos às suas idades e eras. Hoje, o empreendedorismo desperta o interesse econômico e social de vários países e, ainda, tem se mostrado um motor propulsor de desenvolvimento.
A partir das ideias do texto é correto afirmar que o empreendedor, ao longo da história humana, tem sido visto como
a. um motor propulsor de desenvolvimento devido a suas características clássicas e arrojadas, predispondo os países ao crescimento econômico e social.
b. alguém com capacidade de visão, criação e inovação que levou o homem a desenvolver e a encontrar soluções para as necessidades surgidas ao longo das épocas.
c. a pessoa que busca aproveitar novas oportunidades, vislumbrando o lucro e exercendo suas ações mesmo diante de altos riscos.
d. o responsável por desenvolver estratégias para a organização econômica dos grupos de pessoas em sua localidade.
e. uma figura necessária para superar os desafios gerados pelo fechamento dos mercados mundiais às inovações tecnológicas e comerciais.

A decisão de tocar seu próprio negócio deve ser muito clara. De início, é a sua decisão principal e você deve estar profundamente comprometido com ela, para ir em frente, enfrentar todas as dificuldades que normalmente aparecem e derrubar os obstáculos que certamente não faltarão. Se o negócio falhar — e esse é um risco que realmente existe, isso não deve derrubar seu orgulho pessoal nem sacrificar seus bens pessoais. Por isso, tudo deve ser bem pensado e ponderado para garantir o máximo de sucesso e o mínimo de dores de cabeça.
Para obter sucesso em seu negócio, todo empreendedor deve
a. ser um indivíduo imaginativo, mas não muito curioso.
b. possuir autoconfiança e medir esforços para alcançar seus sonhos.
c. ser otimista e orientado para a gestão do negócio.
d. ter atitude de iniciativa e não se antecipar às oportunidades.
e. mover-se por desafios e sentir-se estimulado por eles.

A visão cética sobre políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, aponta que empresas de grande porte são mais capazes de ter ganhos de escala e de levantar os fundos para pesquisa e desenvolvimento além de prover mais empregos estáveis. Destaca-se, porém, que essa é uma condição preocupante pois estudos recentes apontam que há uma correlação positiva entre a incidência da atividade empreendedora e o crescimento da economia, aumento do emprego, diminuição da desigualdade social; desenvolvimento da cadeia produtiva das empresas multinacionais (EMNs) e desenvolvimento de iniciativas de sustentabilidade.
A partir das ideias do texto é possível aferir que o governo brasileiro demonstra que sua intenção é dar importância para a área econômica. Entretanto, dada a importância do empreendedorismo para a economia de um país, é necessário que haja políticas públicas de estímulo ao empreendedorismo, quais sejam:
I. políticas públicas para a promoção de cultura e educação empreendedora.
II. políticas públicas para o desenvolvimento da indústria de incubadoras.
III. políticas públicas para programas de promoção à inovação (pesquisa e desenvolvimento).
IV. políticas públicas para o desenvolvimento das diversas regiões brasileiras.
V. políticas públicas para programas de fomento à internacionalização.
a. I, II e V.
b. I, II, III e V.
c. IV e V.
d. I, II, III e VI.
e. III e IV.

De acordo com o recente relatório do Sebrae - “Os Negócios Promissores em 2019”, o contexto atual de melhoria da economia deve favorecer, principalmente, os MEIs voltados à prestação de serviços pessoais, como cuidador de idosos e os chamados “maridos de aluguel”. Além disso, esse grande número de MEIs está ligado a três principais fatores: crise, facilitação e mudança de cultura. A crise econômica fez o desemprego crescer e o empreendimento individual, por necessidade, tornou-se uma alternativa para muitos. Outro fator é que o MEI é uma forma muito simples e vantajosa de abrir e manter um negócio e, por fim, o terceiro fator fica no sentido de uma geração que busca outras formas de vida e carreira.
Considerando as ideias do texto sobre MEI, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No Brasil, os MEIs, em sua maioria, são empreendedores por necessidade e não se prepararam para tornarem-se empresários.
II. O empreendedor por necessidade, geralmente, inicia seu negócio sem ter noção sobre gestão e sem possuir informações sobre o ramo de atividade em que atuará.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

O empreendedorismo de impacto social é representado por iniciativas financeiramente sustentáveis, geridas por pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade de populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional. Um dos principais diferenciais desse tipo de organização é que elas são desenvolvidas considerando a viabilidade econômica da intervenção, com base em estratégias e modelos de negócios: ou seja, são soluções de negócios para problemas sócio ambientais.
Considerando as reflexões contidas no texto, marque a alternativa que traz informações corretas sobre o empreendedorismo de impacto social.
a. O empreendedor social é aquele que defende uma missão social e gera riqueza, tanto para ele próprio quanto para a comunidade atendida por ele.
b. O empreendedorismo social se dá através das ações tecnológicas, que são fruto de habilidades técnicas que os empreendedores costumam colocar em prática.
c. As ações do empreendedorismo social são planejadas e criadas em empresas de pequeno porte e, posteriormente, implantadas em comunidades carentes, visando mudar a condição de vida das pessoas que ali vivem.
d. Quando se fala em empreendedorismo de impacto social, necessariamente se está falando de algo grande e com alto valor econômico para a comunidade na qual a ação será desenvolvida;
e. Os empreendedores dedicados ao empreendedorismo social são vítimas da exclusão social e movidos por ideias e soluções para as disfunções existentes, tendo uma atitude de inconformismo e crítica diante do cenário de injustiças.

O que pode tornar um empreendedor bem-sucedido num negócio é a conjunção de duas coisas: o negócio oportuno e apropriado e o espírito empreendedor bem dotado que o leva adiante. Trata-se de um casamento entre a oportunidade e o oportunista que pretende aproveitá-la. Além disso, não basta buscar oportunidades se o empreendedor não se aprofundar na tomada de informações, não for perseverante em seus objetivos e não tiver profundo comprometimento emocional com seu negócio.
No texto são apresentadas algumas das características necessárias para que o empreendedor seja bem-sucedido. Sobre as características do empreendedor é correto afirmar que ele
a. é um indivíduo que, por depender de alguém ou algo, se detém na busca e no alcance de seus sonhos.
b. é uma pessoa conformada e que possui uma forte tendência a realizar suas expectativas e seus sonhos.
c. evita se utilizar muito de sua intuição, mas está aberto a mudanças e novidades para aplicar em seu trabalho.
d. por ser autodeterminado no alcance de seus objetivos, acaba por agir independente de pessoas e situações.
e. move-se por desafios, mas avalia custos e benefícios, fixando metas e objetivos desafiadores, mesmo que não sejam realizáveis.

Para empreender, é necessário contar com uma equipe de pessoas que poderá lhe ser bastante útil nas necessidades, solução de problemas e situações que surjam durante o processo. Essa equipe é a rede de relacionamentos que o empreendedor irá construir ao longo de sua caminhada e que poderá ser acionados nos momentos de algum trabalho específico.
Sobre a rede de relacionamentos do empreendedor, é correto afirmar que
a. ela é composta por pessoas aleatoriamente escolhidas para ajudá-lo a encontrar soluções, produtos e serviços.
b. é fundamental que o empreendedor tenha uma rede de relacionamentos diversificada, que inclua pessoas de diferentes áreas e experiências.
c. a rede de relacionamentos deve ser mantida apenas para situações de emergência.
d. o empreendedor deve evitar relacionamentos com pessoas que não compartilham de sua visão.
e. a rede de relacionamentos é irrelevante para o sucesso do empreendedor.

Para empreender, é necessário contar com uma equipe de pessoas que poderá lhe ser bastante útil nas necessidades, solução de problemas e situações que surjam durante o processo. Essa equipe é a rede de relacionamentos que o empreendedor irá construir ao longo de sua caminhada e que poderá ser acionados nos momentos de algum trabalho específico.
Sobre a rede de relacionamentos do empreendedor, é correto afirmar que
a. ela é composta por pessoas aleatoriamente escolhidas para ajudá-lo a encontrar soluções, produtos e processos, com maior facilidade.
b. quando essa rede é inconsistente, pode trazer segurança ao negócio e permitir ao empreendedor executar ações específicas e obter apoio das pessoas necessárias.
c. ele precisa dessa rede de relacionamentos para fortalecer suas relações intrapessoais e encontrar pessoas que venham a trabalhar no seu novo negócio.
d. ela é uma estratégia para influenciar pessoas, encontrar pessoas-chave, manter relações comerciais e persuadir os outros, direcionando-os aos objetivos e metas pessoais do empreendedor.
e. ela vai mantê-lo atualizado com informações sobre os concorrentes e sobre novos nichos do mercado em que atua.

O empreendedor precisa de ter uma rede de relacionamentos (networking), que não seja muito extensa, mas que tenha qualidade. Geralmente associamos networking a eventos, mas a verdade é que esta prática está se tornando cada vez mais recorrente nas empresas com o intuito de ampliar ao máximo as oportunidades de negócio. Mais do que isso, essa rede de relacionamentos é um processo onde se constroem amizades, as quais são motivadas por interesses em comum e contribuem para que o negócio cresça.
Considerando as ideias do texto sobre rede de relacionamentos do empreendedor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Atualmente, o empreendedor convive num cenário cambiante e incerto, o que torna a rede de relacionamentos um ferramenta útil para encontrar pessoas que venham a trabalhar no seu novo negócio.
II. Uma rede de relacionamentos mantém o empreendedor atualizado com informações que podem ajudar a obter indicações de possíveis novos clientes e até de potenciais investidores.
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Prévia do material em texto

N2 (A5) 
Questão 1 
Ainda não respondida 
Vale 1,00 ponto(s). 
Remover marcação 
Texto da questão 
O empreendedor não é uma ilha isolada no oceano. Por meio de sua rede de contatos, ele deve identificar os 
melhores profissionais e entidades para assessorá-lo. Como o empreendedor precisa conseguir o financiamento 
para iniciar uma atividade, ele também precisa buscar assessoria para manter esta atividade, pois esta 
assessoria é de extrema relevância hoje em dia, principalmente em decorrência da alta competitividade dos 
mercados. Por isso, embora alguns programas do governo não estruturadas, o empreendedor deve buscar as 
inúmeras possibilidades de recursos para financiar seu empreendimento. 
DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. São Paulo: Empreende-Atlas, 2017. 
 
Considerando as ideias do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
 
I. Existem diversas fontes de financiamento provenientes de governos municipais, estaduais e federal, no país, 
mas que muitas vezes não aparecem de forma estruturada e, ainda, são desconhecidas pelos empreendedores. 
 
 PORQUE 
 
II. No caso brasileiro, ainda há necessidade de políticas públicas para programas voltados ao crescimento de 
micro e pequenas empresas, à otimização do processo de abertura de empresas, à capacitação para pequenos 
empresários e ao incentivo a instalações para empreendedores iniciantes. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
b. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
c. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
d. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
e. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
 
Questão 2 
Ainda não respondida 
Vale 1,00 ponto(s). 
Remover marcação 
Texto da questão 
Grandes empreendedores confiam nas suas atitudes e instintos. Isso faz com seus subordinados tenham 
entusiasmo para seguir em frente. Eles admitem que erraram e pedem desculpas. Além disso, não tem medo 
de pedir ajuda e, mesmo falhando, essas pessoas não tem receio de tentar novamente. Os empreendedores 
têm paixão pelo trabalho que realizam, são capazes de trabalhar várias horas para cumprir sua meta e estão 
dispostos a realizar uma grande quantidade de trabalho sem reclamar, somente pelo prazer de trabalhar. 
GUIA DA CARREIRA. Como ser um empreendedor de sucesso? Disponível 
em https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/como-ser-um-empreendedor-de-sucesso/Acesso em 28/06/2019. 
 
Sobre o empreendedorismo como oportunidade de carreira é correto afirmar que 
a. 
ele demanda planejar e traçar a carreira profissional de forma rigorosa, mas inovadora. 
b. 
exige do profissional saber fazer coisas que são rotineiras e necessárias para a empresa. 
c. 
o fato de estar estudando para alcançar um novo patamar de conhecimento não representa um ponto de 
partida para o empreendedorismo de carreira, pois este não exige necessariamente formação técnica. 
d. 
o empreendedorismo na própria carreira começa quando a pessoa idealiza algo para sua empresa ou para o 
ambiente no qual se encontra inserida. 
e. 
a palavra de ordem para o empreendedorismo de carreira é a flexibilização. 
 
Questão 3 
Ainda não respondida 
Vale 1,00 ponto(s). 
Remover marcação 
Texto da questão 
Desde o início da história da humanidade, o desenvolvimento da sociedade e da vida humana vêm sendo 
acompanhadas por ações empreendedoras desenvolvidas por obras resultantes das necessidades sentidas e 
observadas por homens contemporâneos às suas idades e eras. Hoje, o empreendedorismo desperta o 
interesse econômico e social de vários países e, ainda, tem se mostrado um motor propulsor de 
desenvolvimento. 
SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap 2. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado). 
 
 
A partir das ideias do texto é correto afirmar que o empreendedor, ao longo da história humana, tem sido visto 
como 
a. 
um motor propulsor de desenvolvimento devido a suas características clássicas e arrojadas, predispondo os 
países ao crescimento econômico e social. 
b. 
alguém com capacidade de visão, criação e inovação que levou o homem a desenvolver e a encontrar soluções 
para as necessidades surgidas ao longo das épocas. 
c. 
a pessoa que busca aproveitar novas oportunidades, vislumbrando o lucro e exercendo suas ações mesmo 
diante de altos riscos. 
d. 
o responsável por desenvolver estratégias para a organização econômica dos grupos de pessoas em sua 
localidade. 
e. 
uma figura necessária para superar os desafios gerados pelo fechamento dos mercados mundiais às inovações 
tecnológicas e comerciais. 
 
https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/como-ser-um-empreendedor-de-sucesso/
https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/como-ser-um-empreendedor-de-sucesso/
Questão 4 
Ainda não respondida 
Vale 1,00 ponto(s). 
Remover marcação 
Texto da questão 
A decisão de tocar seu próprio negócio deve ser muito clara. De início, é a sua decisão principal e você deve 
estar profundamente comprometido com ela, para ir em frente, enfrentar todas as dificuldades que 
normalmente aparecem e derrubar os obstáculos que certamente não faltarão. Se o negócio falhar — e esse é 
um risco que realmente existe, isso não deve derrubar seu orgulho pessoal nem sacrificar seus bens pessoais. 
Por isso, tudo deve ser bem pensado e ponderado para garantir o máximo de sucesso e o mínimo de dores de 
cabeça. 
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4 ed. São Paulo: Manole, 2012 
(adaptado). 
 
Para obter sucesso em seu negócio, todo empreendedor deve 
a. 
ser um indivíduo imaginativo, mas não muito curioso. 
b. 
possuir autoconfiança e medir esforços para alcançar seus sonhos. 
c. 
ser otimista e orientado para a gestão do negócio. 
d. 
ter atitude de iniciativa e não se antecipar às oportunidades. 
e. 
mover-se por desafios e sentir-se estimulado por eles. 
 
Questão 5 
Ainda não respondida 
Vale 1,00 ponto(s). 
Remover marcação 
Texto da questão 
A visão cética sobre políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, aponta que empresas de grande porte 
são mais capazes de ter ganhos de escala e de levantar os fundos para pesquisa e desenvolvimento além de 
prover mais empregos estáveis. Destaca-se, porém, que essa é uma condição preocupante pois estudos 
recentes apontam que há uma correlação positiva entre a incidência da atividade empreendedora e o 
crescimento da economia, aumento do emprego, diminuição da desigualdade social; desenvolvimento da 
cadeia produtiva das empresas multinacionais (EMNs) e desenvolvimento de iniciativas de sustentabilidade. 
GOMES, M. V. P.; ALVES, M. A.; FERNANDES, R. J. R. Políticas Públicas de Fomento ao Empreendedorismo e às 
Micro e Pequenas Empresas. São Paulo : Programa Gestão Pública e Cidadania, 2013 (adaptado). 
 
A partir das ideias do texto é possível aferir que o governo brasileiro demonstra que sua intenção é dar 
importância para a área econômica. Entretanto, dada a importância do empreendedorismo para a economia de 
um país, é necessário que haja políticas públicas de estímulo ao empreendedorismo, quais sejam: 
 
I. políticas públicas para a promoção de cultura e educação empreendedora. 
II. políticas públicas para o desenvolvimento da indústria de incubadoras. 
III. políticas públicas para programas de promoção à inovação (pesquisa e desenvolvimento). 
IV. políticas públicas para o desenvolvimento das diversas regiões brasileiras. 
V. políticas públicas para programas de fomento à internacionalização. 
É correto apenas o que se afirma em: 
a. 
I, II e V. 
b. 
I, II, III e V. 
c. 
IV e V. 
d. 
I, II, III e VI. 
e. 
III e IV. 
 
Questão 6 
Ainda não respondida 
Vale 1,00 ponto(s). 
Remover marcação 
Texto da questão 
De acordo com o recente relatório do Sebrae - “Os Negócios Promissores em 2019”, o contexto atualde 
melhoria da economia deve favorecer, principalmente, os MEIs voltados à prestação de serviços pessoais, como 
cuidador de idosos e os chamados “maridos de aluguel”. Além disso, esse grande número de MEIs está ligado a 
três principais fatores: crise, facilitação e mudança de cultura. A crise econômica fez o desemprego crescer e o 
empreendimento individual, por necessidade, tornou-se uma alternativa para muitos. Outro fator é que o MEI é 
uma forma muito simples e vantajosa de abrir e manter um negócio e, por fim, o terceiro fator fica no sentido 
de uma geração que busca outras formas de vida e carreira. 
APUD, M. Maioria no Brasil, microempreendedores crescem no setor de serviços. Jornal Estadão, 17/02/2019. 
Disponível em https://pme.estadao.com.br/noticias/geral,maioria-no-brasil-microempreendedores-crescem-
no-setor-de-servico,70002723351 Acesso em 18/06/2019 (adaptado). 
 
 
 
Considerando as ideias do texto sobre MEI, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
 
I. No Brasil, os MEIs, em sua maioria, são empreendedores por necessidade e não se prepararam para 
tornarem-se empresários. 
PORQUE 
 
II. O empreendedor por necessidade, geralmente, inicia seu negócio sem ter noção sobre gestão e sem possuir 
informações sobre o ramo de atividade em que atuará. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
a. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
 
b. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
c. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
d. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
e. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
 
https://pme.estadao.com.br/noticias/geral,maioria-no-brasil-microempreendedores-crescem-no-setor-de-servico,70002723351
https://pme.estadao.com.br/noticias/geral,maioria-no-brasil-microempreendedores-crescem-no-setor-de-servico,70002723351
Questão 7 
Ainda não respondida 
Vale 1,00 ponto(s). 
Remover marcação 
Texto da questão 
O empreendedorismo de impacto social é representado por iniciativas financeiramente sustentáveis, geridas 
por pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar 
a realidade de populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional. Um dos 
principais diferenciais desse tipo de organização é que elas são desenvolvidas considerando a viabilidade 
econômica da intervenção, com base em estratégias e modelos de negócios: ou seja, são soluções de negócios 
para problemas sócio ambientais. 
SEBRAE. O que são negócios de impacto social e como eles funcionam. Disponível 
em http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/o-que-sao-negocios-de-impacto-
social,1f4d9e5d32055410VgnVCM1000003b74010aRCRD Acesso em 27/06/2019. 
 
Considerando as reflexões contidas no texto, marque a alternativa que traz informações corretas sobre o 
empreendedorismo de impacto social. 
a. 
O empreendedor social é aquele que defende uma missão social e gera riqueza, tanto para ele próprio quanto 
para a comunidade atendida por ele. 
b. 
O empreendedorismo social se dá através das ações tecnológicas, que são fruto de habilidades técnicas que os 
empreendedores costumam colocar em prática. 
c. 
As ações do empreendedorismo social são planejadas e criadas em empresas de pequeno porte e, 
posteriormente, implantadas em comunidades carentes, visando mudar a condição de vida das pessoas que ali 
vivem. 
d. 
Quando se fala em empreendedorismo de impacto social, necessariamente se está falando de algo grande e 
com alto valor econômico para a comunidade na qual a ação será desenvolvida; 
e. 
Os empreendedores dedicados ao empreendedorismo social são vítimas da exclusão social e movidos por ideias 
e soluções para as disfunções existentes, tendo uma atitude de inconformismo e crítica diante do cenário de 
injustiças. 
 
Questão 8 
Ainda não respondida 
Vale 1,00 ponto(s). 
Remover marcação 
Texto da questão 
O que pode tornar um empreendedor bem-sucedido num negócio é a conjunção de duas coisas: o negócio 
oportuno e apropriado e o espírito empreendedor bem dotado que o leva adiante. Trata-se de um casamento 
entre a oportunidade e o oportunista que pretende aproveitá-la. Além disso, não basta buscar oportunidades 
se o empreendedor não se aprofundar na tomada de informações, não for perseverante em seus objetivos e 
não tiver profundo comprometimento emocional com seu negócio. 
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4 ed. São Paulo: Manole, 2012 
(adaptado). 
 
No texto são apresentadas algumas das características necessárias para que o empreendedor seja bem-
sucedido. Sobre as características do empreendedor é correto afirmar que ele 
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/o-que-sao-negocios-de-impacto-social,1f4d9e5d32055410VgnVCM1000003b74010aRCRD
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/o-que-sao-negocios-de-impacto-social,1f4d9e5d32055410VgnVCM1000003b74010aRCRD
a. 
é um indivíduo que, por depender de alguém ou algo, se detém na busca e no alcance de seus sonhos. 
b. 
é uma pessoa conformada e que possui uma forte tendência a realizar suas expectativas e seus sonhos. 
c. 
evita se utilizar muito de sua intuição, mas está aberto a mudanças e novidades para aplicar em seu trabalho. 
d. 
por ser autodeterminado no alcance de seus objetivos, acaba por agir independente de pessoas e situações. 
e. 
move-se por desafios, mas avalia custos e benefícios, fixando metas e objetivos desafiadores, mesmo que não 
sejam realizáveis. 
 
Questão 9 
Ainda não respondida 
Vale 1,00 ponto(s). 
Remover marcação 
Texto da questão 
Para empreender, é necessário contar com uma equipe de pessoas que poderá lhe ser bastante útil nas 
necessidades, solução de problemas e situações que surjam durante o processo. Essa equipe é a rede de 
relacionamentos que o empreendedor irá construir ao longo de sua caminhada e que poderá ser acionados nos 
momentos de algum trabalho específico. 
SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap 2. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado). 
 
 
Sobre a rede de relacionamentos do empreendedor, é correto afirmar que 
a. 
ela é composta por pessoas aleatoriamente escolhidas para ajudá-lo a encontrar soluções, produtos e 
processos, com maior facilidade. 
 
b. 
quando essa rede é inconsistente, pode trazer segurança ao negócio e permitir ao empreendedor executar 
ações específicas e obter apoio das pessoas necessárias. 
c. 
ele precisa dessa rede de relacionamentos para fortalecer suas relações intrapessoais e encontrar pessoas que 
venham a trabalhar no seu novo negócio. 
d. 
ela é uma estratégia para influenciar pessoas, encontrar pessoas-chave, manter relações comerciais e persuadir 
os outros, direcionando-os aos objetivos e metas pessoais do empreendedor. 
e. 
ela vai mantê-lo atualizado com informações sobre os concorrentes e sobre novos nichos do mercado em que 
atua. 
 
Questão 10 
Ainda não respondida 
Vale 1,00 ponto(s). 
Remover marcação 
Texto da questão 
O empreendedor precisa de ter uma rede de relacionamentos (networking), que não seja muito extensa, mas 
que tenha qualidade. Geralmente associamos networking a eventos, mas a verdade é que esta prática está se 
tornando cada vez mais recorrente nas empresas com o intuito de ampliar ao máximo as oportunidades de 
negócio. Mais do que isso, essa rede de relacionamentos é um processo onde se constroem amizades, as quais 
são motivadas por interesses em comum e contribuem para que o negócio cresça. 
BASTOS, M. Qual a Importância do Networking Para Empreendedores. Sistema Soma, 2017. Disponível 
em https://sistemasoma.com.br/blog/empreendedorismo/qual-a-importancia-do-networking-para-
empreendedores Acesso em 20/06/2019 (adaptado). 
 
Considerando as ideias do texto sobre rede de relacionamentos do empreendedor, avalie as asserções a seguir 
ea relação proposta entre elas. 
 
I. Atualmente, o empreendedor convive num cenário cambiante e incerto, o que torna a rede de 
relacionamentos um ferramenta útil para encontrar pessoas que venham a trabalhar no seu novo negócio. 
 
PORQUE 
 
II. Uma rede de relacionamentos mantém o empreendedor atualizado com informações que podem ajudar a 
obter indicações de possíveis novos clientes e até de potenciais investidores. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
a. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
b. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
c. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
d. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
e. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
 
https://sistemasoma.com.br/blog/empreendedorismo/qual-a-importancia-do-networking-para-empreendedores
https://sistemasoma.com.br/blog/empreendedorismo/qual-a-importancia-do-networking-para-empreendedores

Mais conteúdos dessa disciplina