Buscar

estudo do meio

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CÂMPUS REGISTRO.
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.
DIDÁTICA -Professor Evandro 
METODOLOGIAS ATIVAS - ESTUDO DO MEIO.
A metodologia estudo do meio começou na década de 1980, estendendo para o ano de 1990,foi utilizado por escolas públicas e privadas do estado de São Paulo. São considerados estudos do meio a partir de uma saída dos alunos e professores com o objetivo de entretenimento e pesquisas de campo,com objetivo em trabalho individual e em grupos.
O estudo do meio é um método que consiste em colocar o aluno em contato com o ambiente, promovendo a aprendizagem através da observação e da experiência prática,sendo realizado em diferente espaços,como museus,parques, instituições culturais,empresas entre outros. Dessa forma possibilita a união de diferentes áreas de conhecimento,do desenvolvimento, habilidade e investigação, estimulando a curiosidade e autonomia do aluno.
O estudo do meio tem diversas vantagens.
•Aprendizagem significativa- vivenciando experiências praticas e relacionando o conteúdo estudado em sala de aula com situações reais.
•Interdisciplinaridade- promovendo uma visão mais ampla dos temas abordados.
•Estímulo a curiosidade e criatividade - explorar diferentes ambientes,estimula a fazer perguntas,investigar e buscar soluções criativas para o desafios encontrados.
•Desenvolvimento de habilidades socia-emocionais- o contato direto com outras pessoas, ambientes e culturas.
Essas vantagens fazem do estudo do meio uma estratégia pedagógica eficaz para a experiência de aprendizagem dos alunos,tendo um aprendizado significativo e próximo da realidade.
Umas das desvantagem do estudo do meio é a limitação, dependendo do local visitado,pode haver restrições do acesso a certas áreas,falta de recurso do aluno ou condições climáticas não favoráveis.

Continue navegando