Buscar

N2 Direitos sociais coletivos

Prévia do material em texto

Luis Henrique Moraes de Brito
R.A – 2936940		
1 – A – Na ação proposta José terá sucesso, pois é objeto ilícito de convenção coletiva de trabalhos aqueles que venham a diminuir o FGTS, conforme exposto no Art 611-B Inciso III da Clt.
B – O Tribunal competente para julgar tal ação, seria o TST. Conforme previsto no Art 114 Inciso II da Clt.
2 – A - A greve foi sim legalmente exercida, pois a mesma esta amparada sobre o direito do prestador de serviços essenciais realizarem greve exposto no Art 10 Inciso VI da lei 7783 no qual o catador de lixo se enquadra. E a notificação sobre a greve foi feita respeitando o prazo de 72 horas previsto no Art 13 da lei 7783. E ficam obrigados os mesmos duranteo período de greve a prestação de serviços indispensáveis às necessidades inadiáveis da comunidade exposto no Art 11 da lei 7783.
3 – A - A referida ação será julgada improcedente, pois foi mudado o entendimento anterior da norma e entendimento do TST por meio da súmula 277 e os efeitos se encontram suspensos, conforme exposto no Art 614 § 3º da Clt.
B – Sim integram inicialmente, desde que o convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho não ultrapasse os dois anos, pois o ADPF 323 veio para consagrar o principio da não ultratividade das normas coletiva, amparado também no Art 614 § 3º da Clt.
4 – A – Nãos, pois os empregados ao aderirem a greve tem suspenso os seus proventos, conforme o Art 7 da lei 7783.
B – Em caso de proposição de ação por parte das categorias econômicas e profissionais, poderá ser ajuizada a ação de dissídio coletivo, como exposto no Art 114 § 2º da Cf e Art 678 Inciso I – A da C

Continue navegando