Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

RESPOSTAS AVALIAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA ERGONIMIA E FISIOLOGIA DO TRABALHO. 
INSTITUIÇÃO: DNA PÓS GRADUAÇÃO
Curso: Pós Graduação em Enfermagem do Trabalho
Discente: Lenise Rayanne de Moraes Guimarães
Disciplina: Ergonimia e Fisiologia do Trabalho.
1° O que vem a ser Ergonomia? Quais suas finalidades, propósitos e critérios?
É uma atitude profissional que se agrega à prática de uma profissão definida. Modificar os sistemas de trabalho para adequar as atividades neles existentes às características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro.
 2° Ligue as datas aos seus fatos históricos relacionados a Ergonomia:
 (1) 1949; (2) 1983; (3) 1989; (4) 1990; 
(2) Criação da Associação Brasileira de Ergonomia;
(4) o Ministério do Trabalho e Previdência Social instituiu a Portaria n. 3.751 em 23/11/90 sobre a Norma Regulamentadora 17, que trata especificamente da ergonomia. 
(3) Implantação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, o primeiro mestrado na área do país.
(1) Surgiu a 1ª Sociedade Nacional de Ergonomia “Ergonomics Research Society” - na Universidade de Oxford. 
3° Quais são os objetivos da Ergonomia no ambiente de trabalho? 
Controlar a introdução de novas tecnologias nas organizações e sua adaptação às capacidades e habilidades da força laboral existente; 
Aumentar a satisfação e motivação no trabalho;
Adaptar o local e as condições de trabalho em relação às características do trabalhador; 
Definir requisitos para a compra de máquinas, equipamentos ergonômicos e outros materiais;
 Identificar, analisar e minimizar os riscos ocupacionais.
4° A ergonomia pode ser dividida em 3 domínios: o cognitivo, o físico e o organizacional. Defina cada um dele. 
Ergonometria cognitivo: refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e a forma de como afetam as interações entre seres humanos e diferentes elementos de um sistema;
Ergonometria física: relaciona-se as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação à atividade física;
Ergonometria organizacional: reporta-se a otimização dos sistemas sociotécnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, regras e processos. Estuda a programação do trabalho em grupo, a organização temporal do trabalho, o projeto participativo, o trabalho cooperativo, a cultura organizacional, as organizações em rede e a gestão da qualidade.
5° Sabemos que a ergonomia possui três tipos, a ergonomia de concepção, a de correção e a de conscientização. Qual a definição para cada uma delas?
Concepção: Interfere no desenvolvimento no projeto (planta, instalações equipamentos, organização da linha de produção e formação de pessoal);
Correlação: Modifica parcialmente elementos da área de trabalho (dimensões, iluminação, ruídos e temperaturas) para adaptá-los ao fluxo de pessoas, tornando-os mais confortáveis e salubres;
Concientização: Promove reflexão dos trabalhadores sobre o uso adequado de equipamentos, maquinários, postura correta na execução das tarefas, a importância da ginástica laboral e da pausa para descanso.
 6° Como é realizada uma intervenção Ergonômica? 
È utilizada com o propósito de modificar a situação de trabalho para torná-la mais adequada às pessoas que nela operam.
7° O que vem a ser a Análise Ergonômica do Trabalho e o que ela visa? 
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é o estudo psicofisiológico dos trabalhadores, que busca promover a perfeita integração entre as capacidades e limitações do trabalhador, suas condições de trabalho e a eficiência do sistema produtivo. 
A Análise Ergonômica do Trabalho serve para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos servidores visando a integridade física e saúde, analisando os agentes ergonômicos peculiares à atividade desenvolvida, conforme estabelece a legislação brasileira através da Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho e Previdência. 
8° A AET leva em consideração três fatores, a análise de Demanda, a análise de Tarefa e a análise da Atividade. Explique como cada uma delas podem ser desenvolvidas no contexto do AET. 
A análise da demanda, também chamada de análise de contexto, é o ponto de partida para aplicar o método AET. Seu principal objetivo é entender os problemas e a dimensão deles no ambiente de trabalho. A Análise da Demanda é uma etapa primordial e que merece extrema dedicação e empenho, considerando que nesse momento o Ergonomista compreenderá o motivo que o levou a desenvolver.
A análise da tarefa de um posto de trabalho voltada. Ela tem como objetivo compreender o conjunto de objetivos de cada função. Durante essa etapa é possível utilizar metodologias como entrevistas com colaboradores para a coleta de insumos para a análise.
A análise de atividades: Nela serão verificadas as ações dos colaboradores na prática, fazendo a como se fosse uma gestão de tarefas.Nesse momento compara-se dois cenários: o que um cargo tem como atividades prescritas e o que de fato é executado. Assim, será mais fácil identificar os problemas e desafios a serem solucionados.
9° Qual o objetivo e visão da Norma Regulamentadora 17? 
O objetivo central da NR17 é definir parâmetros e procedimentos que assegurem as melhores condições de ambiente aos trabalhadores, preservando a segurança, conforto e favorecendo os melhores níveis de desempenho nas tarefas cotidianas. Em suma, a ergonomia visa melhorar as condições de trabalho e fazer com que todas as atividades da empresa sejam desempenhadas com maior qualidade. 
Visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
10° Cite algumas características psicofisiológicas do ser humano.
Reflexos, postura, equilíbrio, coordenação motora e mecanismo de execução dos movimentos.

Mais conteúdos dessa disciplina