Buscar

Leitura do livro Aprendizagem socioemocional e atenção plena

Prévia do material em texto

Leitura do livro: SOCIOEMOCIONAL E ATENÇÃO PLENA NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO, organizado por Breno Irigoyen de Freitas e Angela Helena Marin, publicado pela Editora Gênese.
Tempo de leitura: 3 horas. 
A leitura deste livro para mim se mostrou importante pois traz um olhar para o tema em nosso país, dentro da nossa especificidade e realidades.
O texto traz uma abordagem voltada para o espaço escolar, entendendo este, como um espaço de desenvolvimento integral e integrado, dentro da abordagem da promoção da saúde mental, aprendizagem socioemocional e o mindfulness, a atenção plena, desde a educação infantil.
O livro traz conhecimentos teóricos e reflexões sobre as competências socioemocionais trazidas pela BNCC, unindo teorias e práticas vivenciadas por profissionais ao redor do Brasil, elencando ainda a diversidade de materiais, recursos e experiencias reais acerca da promoção das competências socioemocionais no contexto educacional brasileiro.
 Inicialmente, são apresentados os conceitos de aprendizagem socioemocional e atenção plena, traz reflexões acerca da escola tradicional e o movimento de reintegração da aprendizagem socioemocional as práticas pedagógicas, depois analisa os principais conceitos e resultados de intervenções direcionadas para promover as competências socioemocionais presentes na BNCC. Em seguida aprofunda o entendimento sobre a atenção plena ou mindfulness, após, uma revisão literária sobre a atenção plena e saúde mental dos professores e programas que utilizam o mindfulness. 
Traz também uma descrição detalhada das 10 semanas do Programa de Meditação e Estados Mentais Positivos Cultiva+, trazendo a reflexão de que a meditação mindfulness pode ser aplicada não apenas para o tratamento complementar de enfermidades, mas, sobretudo, como um instrumento de promoção de saúde, de bem-estar e, consequentemente, de qualidade de vida.
Por fim, abarca o processo de desenvolvimento dos programas “SENTE” que objetiva dar apoio às populações em vulnerabilidade, e o “SEJA Socioemocional para uma Juventude Atenta”, que objetiva a promoção da saúde no contexto escolar, utilizando uma abordagem integrativa de aprendizagem socioemocional e atenção plena. Ambos os programas são descritos partir das experiências relatadas, discutidos os desafios e as possibilidades presentes na implementação destas abordagens no contexto brasileiro.
A leitura deste livro, além de muito clara, estimula a reflexão para o nosso contexto real, vivências reais, experiências verídicas que dão resultados positivos voltados para o contexto educacional e o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes de maneira integral.
Simony Barbosa Cabral Carvalho

Continue navegando