Buscar

Simposio valorização da vida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simpósio sobre Valorização da Vida: ouvir, apoiar e proteger.
Instituto Casa Grande ( https://www.youtube.com/watch?v=MQpvvV4pJvE) 
Data: 12/09/2023
 Tempo: 2h.
O tema abordado neste simpósio, faz parte da campanha nacional do setembro amarelo, o mês voltado para ações de prevenção ao suicídio, tendo como anfitriã Josemary Morastoni.
O início do simpósio foi marcado por um vídeo de Walcyr Carrasco, que trouxe um relato pessoal sobre a escrita de seu último livro “Meu lugar no mundo”, que fala sobre suicídio com uma linguagem voltada para os jovens, além de relatar a sua experiência pessoal com um amigo que cometeu suicídio, a quem Walcyr Carrasco dedica seu livro.
Após o vídeo, a Psicóloga Fernanda Atta deu continuidade a live, esclarecendo a importância de utilizar um mês do ano para falar sobre valorização da vida e prevenção do suicídio, pois os índices de suicídios estão cada vez maiores.
Depois, voltando para o ambiente escolar, traz a importância do acolhimento, de acolher nossos alunos, perceber neles o sofrimento ou alguma mudança de comportamento, oferecer ajuda e um ambiente em que os alunos se sintam seguros para expressar seus sentimentos, assim conseguir buscar apoio dos familiares e de profissionais especializados. Do mesmo modo, trouxe a importância deste mesmo acolhimento ser ofertado para os profissionais, administrativos e professores que atuam na escola, pois para acolher, precisamos ser acolhidos, estar bem para acolher bem, pois enquanto educador, somos sempre cobrados a estar disponíveis e atender as necessidades dos alunos, mas para isso, os professores precisam estar emocionalmente preparados para esse acolhimento.
Depois a também Psicóloga Monica Machado, abordou o reconhecimento dos sintomas da depressão infantil e de adolescentes, de como podemos ter um olhar mais atento para as crianças, esclarecendo a diferença entre a depressão e a tristeza, embora ambas tragam muito sofrimento, compreender a diferença é o caminho para ajudar a entender melhor os momentos que nossos alunos estão passando e meios de acolhe-los e apoia-los para protege-los.

Continue navegando