Buscar

Trabalho Francilene

Prévia do material em texto

FÓRUM DE ATIVIDADES 1
Descrição:
Olá, caros discentes!
Após a leitura do módulo 1 e 2. É inegável que o uso de novas tecnologias aplicadas a segurança pública pode proporcionar inúmeros benefícios a sociedade de um modo geral. Contudo, é necessário compreender que o seu uso precisa estar pautado na eticidade com o intuito de disseminar princípios e valores morais, visando contribuir para a proteção do cidadão e a construção de uma sociedade mais íntegra e igualitária. Tendo por base a presente assertiva e os conhecimentos adquiridos sobre a temática em questão, explique como é possível utilizar novas tecnologias na segurança pública, especialmente no que se refere ao sistema de reconhecimento facial, de forma ética e consciente, contribuindo para o enfrentamento da violência e criminalidade sem abrir mão dos princípios morais que regem a nossa sociedade. Exemplifique os conceitos aqui defendidos a partir de sua aplicação em situações práticas.
 
 
FÓRUM DE ATIVIDADES 2
Descrição:
Alunos e Alunas:
Neste segundo fórum iremos estudar os módulo 3 e 4 da apostila. Na busca por aprimorar as análises estatísticas de crimes e fortalecer a segurança pública, iniciemos com uma discussão sobre fontes alternativas de informações além das tradicionais para enriquecer nossas abordagens. Assim, propomos que você traga o seu olhar sobre as questões a seguir:
a) Quais são as fontes alternativas de dados que você poderia explorar para a análise estatística de crimes? Como podemos integrar essas fontes de maneira eficaz em nossos estudos?
b) No contexto específico da segurança pública, como podemos diversificar as fontes de informações para obter uma visão mais abrangente e precisa? Qual sua experiência ou práticas inovadoras pertencentes a sua realidade?
Contribua com suas perspectivas e experiências, para uma compreensão mais holística e embasada em dados sobre o panorama da criminalidade e da segurança pública.
Aguardamos por suas contribuições e lembrem-se: Façam as devidas referências às fontes de pesquisa utilizadas.
(Máximo de uma lauda)
Fórum 3
FÓRUM DE ATIVIDADES 3
Após a leitura do módulo 5, compreendemos que o profissional de segurança pública pode aumentar sua efetividade utilizando várias soluções tecnológicas, sendo algumas delas disponibilizadas pelo Ministério da Justiça, outras pelos Estados.
Vimos também que é possível ao profissional aderir a estas tecnologias, sendo necessário o cumprimento de determinados requisitos e procedimentos, para que seu órgão de segurança pública possa utilizar com eficiência as soluções tecnológicas oferecidas pelo sistema.
Além disso, foi explanado nesse módulo a plataforma de inteligência Córtex, desenvolvida pelo SINESP.
Como profissional de segurança pública, qual das soluções tecnológicas você tem acesso e utiliza, mesmo que eventualmente? Aponte e detalhe um caso prático em que o uso da tecnologia foi imprescindível para a efetividade do seu trabalho.
Por fim, como você avalia as funcionalidades de cada sistema na análise e interpretação de dados para a segurança pública?
Lembrem-se: Façam as devidas referências às fontes de pesquisa utilizadas
Os drones são aliados importantes no monitoramento da segurança pública nas cidades. Eles possuem tecnologias como OCR (Optical Character Recognition) e reconhecimento facial, que permitem identificar e rastrear pessoas e veículos suspeitos. Além disso, os drones podem ser utilizados para mapear áreas de difícil acesso, monitorar multidões em eventos e auxiliar em operações de busca e resgate.
Quanto ao uso de câmeras corporais pelos agentes das forças de segurança, a implantação dessas câmeras nos uniformes tem se mostrado eficaz na redução da letalidade. De acordo com dados, a implementação de um sistema de câmeras por policiais resultou em uma redução de 63,7% na taxa de letalidade em um período de dois anos. Essas câmeras fornecem evidências em tempo real e podem ajudar a garantir a prestação de contas dos agentes de segurança, além de servirem como uma medida de dissuasão para comportamentos inadequados.
É importante ressaltar que o uso de drones e câmeras corporais na segurança pública deve ser feito de forma ética e dentro dos limites legais, respeitando a privacidade dos cidadãos. O uso dessas tecnologias deve ser acompanhado por políticas claras de uso e armazenamento de dados, além de treinamento adequado para os agentes responsáveis pelo seu manuseio.

Continue navegando