Buscar

teoria da Literatura I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: 100934 - TEORIA DA LITERATURA I
Prova Online
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Lotman, ao analisar um texto, leva em consideração a estrutura da obra (dinâmica interna) e a comunicação (sentidos transmitidos). Cada um desses fatores não pode ignorar a importância do outro, pois são complementares na construção de um texto. Além disso, o estudioso busca identificar elementos a serem descritos na obra, dividindo-os em dois eixos:
a ) Sintagmático e morfológico.
b ) Paradigmático e sintagmático.
c ) Paradigmático e semântico.
d ) Semântico e estrutural.
e ) Sintagmático e semântico.
QUESTÃO 2
Ao se deter sobre o processo de caracterização da poesia, Aristóteles deu maior atenção à arte poética, ao contrário de Platão, que preconizou a reflexão filosófica. Para Platão, a arte impedia que o público desenvolvesse o pensamento filosófico, enquanto para Aristóteles, os efeitos causados no espectador poderiam ser elementos de liberação interior.
Sobre a catarse, é possível afirmar:
a ) É vivenciada pelos atores que desempenham seus papeis na tragédia.
b ) Foi desconsiderada pela Crítica Literária como fator relevante nas análises artísticas.
c ) É a reação despertada no indivíduo a partir da relação com a obra de arte
d ) Depende do pensamento filosófico para gerar significação na percepção da audiência.
e ) Sua existência diminui o valor da obra literária.
QUESTÃO 3
A perspectiva funcionalista de Roman Jakobson (1896-1982) e de outros estudiosos da Escola de Praga em relação à produção textual influenciou os estudos linguísticos desenvolvidos no século XX. Por isso, os aspectos funcionais e comunicativos da linguagem ganharam atenção e originaram variadas vertentes da Linguística. Ao esquematizar o processo de comunicação verbal, Jakobson tinha objetivo de elucidar seus componentes e apontar a função predominante no texto de acordo com sua predisposição comunicativa. Assim é possível afirmar que para Jakobson, o texto literário
a ) Tem seus significados extraídos do exercício da palavra, ação que demanda do leitor atenção quanto às propriedades da função emotiva no texto, em razão do uso do contexto social e histórico para originar emoção e devida situcionalização do meio.
b ) estabelece contato com o receptor da mensagem por meio da forma física em que se apresenta, portanto dispõe da função Fática como função dominante.
c ) diferencia-se da Linguística por apresentar a função Poética e empregar a linguagem de maneira elevada em relação aos demais modos de comunicação verbal.
d ) Retoma a Poética de Aristóteles, devendo seguir critérios e normas estabelecidos para elaboração de um bom texto literário e atentar-se às estruturas verbais que definem a Literatura.
e ) Apresenta a função Poética como dominante, visto que o foco da comunicação é a própria mensagem, podendo ainda apresentar outras funções secundárias.
QUESTÃO 4
Para Yuri Lotman, a obra literária está inserida em um contexto (época em que foi escrita ou que está sendo lida) e, juntamente com as ideias externas à obra, existe as normas estéticas que tem por objetivo
a ) analisar se as obras literárias seguem estruturas pré-estabelecidas de acordo com a época em que foi escrita.
b ) agregar valor a todas as obras existentes, não precisando definir se são ou não arte.
c ) determinar como um novo texto deve ser estruturado, levando em consideração a época em que está inserida.
d ) ressaltar a riqueza de estruturas de textos clássicos, pois essas obras são consideradas exemplos de escrita e devem ser seguidas.
e ) determinar o que é e o que não é considerado arte, o que é ou não literatura. As normas estéticas agregam valor ao conteúdo artístico.
QUESTÃO 5
Platão, grande nome da filosofia, foi um dos maiores estudiosos da Teoria da Literatura, escrevendo diversos livros sobre o assunto, entre eles A República, texto no qual examina a poesia. Platão condenava toda poesia por ser subjetiva, repleta de emoções, então o filósofo encaminhou seu estudo para as principais características da poética e como sua leitura poderia se tornar pedagógica. A poesia, segundo Platão em A República deveria:
a ) Platão realça a importância da obra de Homero, Ilíada, pois a obra aproxima os deuses do ser humano e mostra como os dois são parecidos e dignos de falhas.
b ) Não somente ser educativa, respeitando a virtude e os deuses, mas também deve servir como forma de entretenimento para seus leitores.
c ) Representar a sociedade como de fato é, a individualidade do ser humano e como reagem em uma situação que requer coletividade. Assim, a poesia deve ser uma espécie de manual de instrução para conviver em sociedade.
d ) Apresentar as fábulas, que mesmo fantasiosas, é uma maneira de ensinar o ser humano desde a infância sobre o que é a virtude, atributo que deve conhecer e praticar em sua vida.
e ) Deixar de expressar apelo retórico, com intenção de emocionar seu público, e tornar-se objetiva, mostrando as virtudes que o homem deve respeitar e seguir.
QUESTÃO 6
Para o filósofo alemão Theodor W. Adorno, o crescimento da indústria cultural e desenvolvimento de novas formas de produção em massa da obra de arte interferem na capacidade de tais obras propiciarem reflexão em seus receptores. Sendo assim, tem-se que
I. As emoções provocadas pelas obras massificadas pela indústria cultural amortizam o gosto do público
PORQUE
II. Essas obras são facilmente compreensíveis e descartáveis
Sobre as asserções, é possível avaliar:
a )A asserção I está correta, mas II é uma asserção falsa.
b ) I e II são asserções falsas.
c ) A asserção I está correta, mas II não é uma justificativa aceitável.
d ) A asserção I é uma asserção falsa, mas II é uma asserção correta.
e ) A asserção I está correta, sendo II sua justificativa.
QUESTÃO 7
O conceito de intertextualidade apresentado por Julia Kristeva decorre das teorias desenvolvidas pelo filósofo Mikhail Bakhtin, contemporâneo dos formalistas russos que se recusou a aderir às concepções que diferenciavam o discurso literário do cotidiano. Para Bakhtin, ambas as formas de discurso são permeadas por falas anteriores à sua, estabelecendo assim relações de sentido entre dois enunciados, princípio chamado de dialogia (que dialoga entre enunciados).
Sobre a dialogia de Bakhtin, é correto afirmar:
a ) Não é passível de identificação nos livros pois o discurso escrito limita-se a seu próprio conteúdo e não se orienta por outras produções textuais, constituindo então uma proposta comunicativa independente e autossuficiente.
b ) Exclui a possibilidade dos conceitos delineados por Jakobson pois esses não se relacionam com questões externas ao texto.
c ) Toda afirmação remete a uma afirmação anterior. Dessa forma, a comunicação absorve e é perpassada pelas características sociais e históricas por meio da linguagem, fazendo com que essa seja moldada pelo social da mesma forma que o social a molda.
d ) O Romance deve ser analisado de forma isolada das condições sociais em que é produzido, ao contrário das outras produções textuais. Essa afirmação se deve ao fato da opacidade do discurso literário, que não apresenta compromisso com a veracidade dos fatos históricos nele apresentados.
e ) Encontra-se apenas nas situações comunicativas da oralidade, portanto não se relaciona com a Crítica Literária, pois essa se dá com a análise de textos escritos.
QUESTÃO 8
Ao relacionarem a produção artística como reflexo da sociedade, Karl Marx e Friedrich Engels se depararam com uma questão para a qual não conseguiram identificar uma explicativa satisfatória: determinadas obras perduram através do tempo sendo classificadas como clássicas, mesmo retratando sociedades passadas.
Por sua vez, o filósofo húngaro György Lukács chegou à compreensão de que a durabilidade da obra se deve:
I. À capacidade de retratar o pensamento de uma sociedade de forma precisa.
II. Ao nível de estranhamento que causa no público.
III. À devida cópia da realidade, duplicando o universo da sociedade em questãoe atribuindo à arte valor documental.
Estão corretas as asserções contidas em:
a )I somente.
 b )III somente.
c )II e III.
d )II somente.
e )I e II.

Outros materiais