Buscar

Natureza do Padrão Ondulatório

Prévia do material em texto

NATUREZA DO PADRÃO ONDULATÓRIO
NATUREZA DO PADRÃO ONDULATÓRIO
Relatório da disciplina Experimento de Ondulatório, com intuito de documentar os resultados do experimento.
Orientador: 
RESUMO
Onda é uma perturbação que se propaga em um meio. Dessa forma, basta imaginarmos em duas crianças brincando com uma corda. Cada uma delas segura uma extremidade da corda, esticando-a e depois criando oscilações ou pulsos nela. De acordo com a definição de onda, tais oscilações ou pulsos são as que se propagam no meio, que no exemplo, é a corda. As mãos que estão balançando a corda constituem a fonte de geração da onda. Fazendo esse pensamento foi mostrado três experimentos no laboratório de Física. Para melhor compreensão dos estudantes. Neste relatório, demostrado três experimentos e seus resultados ondulatórios.
Palavras-Chaves: Ondas, experimento e oscilações.
1 INTRUDUÇÂO
O experimento ocorrido no dia 14 de Março de 2017 na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA no laboratório de Física, do auxílio do técnico com o nome Júlio, foi exposto três experimentos, no qual é demostrado as ondas, oscilações, energia cinética, energia mecânica e outros aspectos ondulatório.
Onda é uma perturbação que se propaga em um meio. Dessa forma, basta imaginarmos em duas crianças brincando com uma corda. Cada uma delas segura uma extremidade da corda, esticando-a e depois criando oscilações ou pulsos nela. De acordo com a definição de onda, tais oscilações ou pulsos são as que se propagam no meio, que no exemplo, é a corda. As mãos que estão balançando a corda constituem a fonte de geração da onda. 
As ondas podem ser classificadas quanto a sua natureza e quanto ao seu tipo. A natureza das ondas é de acordo com a natureza das ondas, elas podem ser mecânicas ou eletromagnéticas. As ondas mecânicas são aquelas que necessitam de um meio material para se propagarem. Com isso, as ondas mecânicas não se propagam no vácuo. Exemplo: som, ondas na corda, etc. Já as ondas eletromagnéticas são aquelas originadas por cargas elétricas oscilantes, por exemplo, as produzidas numa antena transmissora de uma estação de rádio. Elas não necessitam de um meio material para propagarem. Dessa forma, elas propagam no vácuo. Exemplo: ondas de rádio, raios x, etc.
Quanto ao tipo, em basicamente dois tipos principais: longitudinal e transversal. Onda longitudinal é onda que se propaga num meio de forma que a direção de vibração coincida com direção de propagação. Exemplo: ondas na corda, ondas eletromagnéticas. Ondas longitudinais são aquelas em que a direção de propagação da onda coincide com a direção de vibração. Exemplo: ondas sonoras.
Para prosseguir o experimento foi elencado o objetivo geral: Evidência o padrão ondulatório. E os objetivos específicos: Observar a natureza das ondas; Entender a direção de propagação e Observar a geometria das ondas.
2 MATERIAIS E MÉTODOS
	
Para que fosse mostrado os experimentos no laboratório, o técnico Júlio e o professor Bruno, precisaram de alguns materiais. Para o primeiro experimento, foi necessário: cuba de ondas, o local para armazenar água; retroprojetor serviu para projetas as ondas encontradas na água e uma régua milimétrica. Com tudo pronto, foi demostrado um tipo de onda e em seguida a explicação. 
Para o segundo experimento foi necessário: apenas uma mola de um tamanho grande para demostrar a direção de propagação da onda e as vibrações. O mesmo foi colocado no chão e segurada movimentada, para gerar oscilações.
Já no terceiro experimento necessitou: lamina de expecto, com funcionalidade de visualizar as cores. Já a rede de difração, serviu para acender as lâmpadas. E por fim três lâmpadas distintas (hidrogênio, mercúrio e hélio), sendo colocada de uma por uma, para identificação das cores para serem analisadas e discutidas.
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
No primeiro experimento foi percebido, quando o técnico do laboratório estava alterando os dois reguladores de frequências e o regulador de amplitude, enxergando a visualização das ondas e quando maior a frequência (por exemplo 50 Hz) no aparelho gerador de sinal, maior é a visualização. A onda que foi gerada era transversal, pois, onde a perturbação é causada na vertical, porém o movimento da onda é na horizontal. A propagação é bidimensional que é aquela que tem como rumo um único plano e a geometria era onda circular.
No segundo experimento com a mola, foi percebido que é uma onda unidimensional, pois, é aquela que tem seu movimento numa única direção, e também bidimensional é aquela que tem como rumo um único plano e foi mostrado quando a mola estava no solo, sendo longitudinal
No terceiro experimento com a lâmpada de hidrogênio, quando estava acesa, com visualização a olho nu, não se notava nada de mais, mas com ajuda da lamina de expecto e a câmera de um smartphone. Foram visualizadas as ondas eletromagnéticas e várias cores, como: vermelho, azul, amarelo e verde. Quando foi colocada a segunda lâmpada de mercúrio, foram visualizadas algumas cores, sendo a mesmas encontradas na lâmpada anterior e novas cores. E por fim a terceira lâmpada sendo de hélio sendo avistada a mesma coisa. A direção das ondas eletromagnéticas era a direção transversal.
4 CONCLUSÃO
Conclui-se que os experimentos foram muito proveitosos, porque foram encontrados aspectos relevantes a teoria. E cada experimento estava seguindo profundidade sobre o conteúdo. E no final da aula foi entendido que as ondas não transportam matéria, transportam somente energia
REFERÊNCIAS
BONÁS, Sandro. Física: Ondas. SISTEMA DE ENSINO – COC. São Paulo: Shilei N. Dezidério e Tiago C. Leme, 7p.
GUERARDI, Michael. Física: Curso pré-universitário popular. Juiz de Fora: UFJF, 2014, 49p.
TEIXEIRA, Deivid Cezario. Tipos de Ondas. Disponível em: < http://www.infoescola.com/fisica/tipos-de-ondas/>. Acesso em: 17. Março 2017.

Continue navegando