Buscar

Tarefa_1

Prévia do material em texto

Disciplina: Ecologia de Animais Silvestres
Aluno: Monica Gabrielle Rossetim da Silva
No Brasil, desde 2013, a única caça esportiva permitida pelo IBAMA é a caça aos javalis. O javali é um porco selvagem, um animal exótico que foi introduzido no país, no Rio Grande do Sul na década de 90, por não ter adesão da população, a espécie cresceu de forma acelerada e se tornou um problema, causando doenças e interferindo nas plantações e outras criações. Considerada uma das 100 espécies invasoras de maior impacto no mundo, o javali ainda pode se reproduzir com o porco doméstico, gerando uma nova espécie, o javaporco, também de grande impacto negativo.
A caça é permitida para o controle populacional da espécie, não só no Brasil, mas em outros países afetados pelo problema. Os javalis e javaporcos habitam áreas de cultivo agrícola, proporcionando alimento em abundância e, devido a não existência de predadores naturais, a população desses animais só aumenta, causando danos às plantas nativas, impactos à fauna, assoreamento de rios, redução da qualidade da água e até impactos à saúde pública, transmitindo doenças para a população.
Para a caça, mesmo permitida, deve-se munir de informações contidas na IN IBAMA 03/2013, que declara a nocividade da espécie exótica invasora javali-europeu, de nome científico Sus scrofa, em todas as suas formas, linhagens, raças e diferentes graus de cruzamento com o porco doméstico, doravante denominados “javalis”., sendo necessário, o caçador, se inscrever no Cadastro Técnico Federal e solicitar a Autorização de Manejo de Javalis.
Mesmo após autorizado o manejo pelo órgão competente, uma série de recomendações devem ser seguidas, como não usar armadilhas letais, não utilizar veneno, distribuição e comercialização dos produtos e subprodutos animais, inclusive não é recomendado o consumo da carne. Relatórios também devem ser enviados periodicamente.
Porém, mesmo com a autorização da caça, a falta de cultura do esporte no país torna essa forma de manejo insuficiente para o controle da população, vez que os caçadores registrados não dão conta da reprodução acelerada do animal por conta da baixa frequência de caça dos mesmos. Esta, também tem efeitos colaterais, onde a prática pode afetar espécies nativas como a queixada e o cateto, que são confundidas pelos caçadores. 
Referencias
Instrução Normativa 3, de 31 de janeiro de 2013;
Resende, Graziela de Pádua S., O que você precisa saber sobre a caça e manejo de javali ou javaporco. Disponível em: https://advambiental.com.br/artigo/caca-e-manejo-de-javali-javaporco/
https://g1.globo.com/natureza/desafio-natureza/noticia/2019/04/24/permissao-para-caca-do-javali-com-caes-armadilhas-e-armas-agora-pode-ser-solicitada-em-processo-digital.ghtml

Continue navegando