Buscar

Tarefa_4

Prévia do material em texto

Disciplina: Ecologia de Animais Silvestres
Identificação da tarefa: Tarefa 4. Envio de Arquivo
Tarefa 4
Nicho, como uma das bases da ecologia, envolve aspectos conceituais e diz respeito à tolerância e necessidade de um organismo em um ambiente, separado em dois termos, temos o Nicho Ecológico Fundamental, que engloba todas as condições e recursos que garantem a existência e permanência de uma população em determinado ambiente, onde não há a presença de outras espécies para competir, Já o Nicho Realizado ou Efetivo, diz respeito a um espectro ainda mais limitado, onde há tudo que foi citado, mais a presença de competidores e predadores, dessa forma, temos que o nicho efetivo é o espaço no ambiente onde se encontra uma espécie e sua população, levando em consideração as interações interespecíficas.
A regulação de populações implica uma tendência da população para conseguir retornar a um tamanho em equilíbrio, existem dois tipos de regulação da população, a regulação que depende da densidade onde o efeito do fator sobre o tamanho da população depende da densidade original ou do tamanho da população anterior, em geral, os dependentes de densidade são fatores biológicos, como doenças, parasitas, competição e predação. A regulação que independe da densidade é aquele fator onde o efeito sobre o tamanho da população é independente e não depende da densidade original ou do tamanho da população, os fatores independentes de densidade são os físicos, como fatores climáticos ou a presença de substancias químicas nocivas.
As interações ecológicas presentes nos ambientes que são fundamentais na natureza são as que envolvem um consumidor-recurso, como todo organismo vivo faz parte de uma cadeia alimentar, todos os organismos estão sujeitos a essa interação, até mesmo as plantas. Nessas interações há as relações harmônicas, que trazem benefícios a todos os envolvidos ou traz benefício a um sem causar prejuízo a outro e desarmônicas, quando causa algum prejuízo para algum dos envolvidos.
Todas essas interações e relações contribuem para o equilíbrio ambiental, ou equilíbrio ecológico que é o estado de um ecossistema onde a fauna e a flora são mais ou menos constantes, mostrando uma relação de dependência e ajuste complexo entre elas. Caso alguma espécie seja extinta, outras não resistirão, vez que todas possuem uma relação de interdependência, ou seja, uma depende da outra para sobreviver. O desequilíbrio do ecossistema é um dos principais problemas ambientais da atualidade, com a extinção de algumas espécies de animais e vegetais, estão ocorrendo problemas em cadeiras alimentares e, por consequência, prejuízos para o ecossistema e a harmonia entre fauna e flora. A caça predatória de animais, a poluição das águas, a poluição do ar e a contaminação de rios e mares são fatores que influem diretamente neste tipo de problema ambiental.
O equilíbrio constitui uma característica da natureza, onde ela sempre procura manter o equilíbrio compatível com as condições do ambiente, evitando de toda maneira a superprodução ou superpopulação, a quebra de um elo da cadeia ecológica significa o acúmulo ou superprodução do elo anterior, assim como a introdução de um elemento em demasia também causa desequilíbrios, entretanto, é a instabilidade que leva o fenômeno de evolução orgânica, sem a instabilidade não haveria diversidade de vida. 
Referências
https://grupoevolucao.com.br/livro/Biologia1/equilbrio_ecolgico.html
https://organicsnewsbrasil.com.br/equilibrio-cadeia-alimentar-o-que-e/
biologianet.com/ecologia/relacoes-ecologicas.htm
https://ecologiarc.tripod.com/id40.html

Continue navegando