Buscar

HISTÓRICO E CONCEITOS DA PSICOMOTRICIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRICO E CONCEITOS DA PSICOMOTRICIDADE
Ao elaborar o conceito histórico de psicomotricidade, pode-se observar que sua origem existe desde a antiguidade, as pessoas perceberam que as mudanças relacionadas à evolução ocorridas no corpo humano, mesmo sem saber, podem ser vistas como ocorreu. Esta evolução é demonstrada ao longo do tempo. Também foi observado que o corpo tem significado físico, racial e cultural conforme observado através da evolução. A história do movimento mental nasceu com a história do corpo.
A psicomotricidade deve tomar a criança como uma pessoa global como objeto de estudo, valorizando a mente e o corpo para realizar trabalhos práticos, auxiliando no processo de alfabetização, pois está relacionada ao meio físico, mental, social e às emoções. Além disso, a psicomotricidade mostra a integração entre corpo, ação e emoção, assim fica claro que a psicomotora existe no movimento mais simples e natural, e compreendendo seu mecanismo, os alunos podem melhorar seu aprendizado. Portanto, diante dessa combinação corpo-ação-emocional, pode-se compreender a importância da psicomotoridade para o dinamismo do processo ensino-aprendizagem, em uma abordagem simultânea nos níveis emocional, intelectual e físico, na construção e/ou elaboração por meio de processos mentais da aprendizagem motora. Dito isso, é aconselhável evitar ao máximo esse tipo de análise, para não cair no erro de ver dois componentes distintos: psíquico e movimento, pois ambos são a mesma coisa. A psicomotricidade não se limita a um novo método ou uma "escola" ou uma "tendência" de ideias, nem é uma técnica, um processo, mas sim o uso do movimento humano para fins educacionais. O desenvolvimento psicomotor passa por fases que são: o desenvolvimento motor que reflete nas fases da vida da criança no que tange os fatores sociais, intelectuais e culturais, podendo também apresentar características como as possibilidades de reação do nosso corpo como a interação com o meio externo, que é o próprio movimento, e o interno, que faz parte dos processos neurológicos e orgânicos. O esquema corporal é um elemento indispensável na formação da personalidade infantil. É uma representação relativamente global, científica e diferenciada do próprio corpo de uma criança. A consciência corporal se desenvolve através da evolução psicoemocional.
A psicomotricidade é a capacidade de se mover intencionalmente, de modo que o movimento pressupõe o exercício de uma variedade de funções mentais, memória, atenção, raciocínio e discriminação. Desde o nascimento, a criança se movimenta e se adapta gradativamente às possibilidades físicas de interação com o mundo. Através do movimento, eles aprendem sobre si mesmos, se conectam com outros e objetos, desenvolvem suas habilidades e capacidades.

Outros materiais