Buscar

Relatório 2023

Prévia do material em texto

DADOS DO ESTUDANTE/ CURSO
· Curso: Pedagogia (licenciatura)
· Instituição: Cruzeiro do Sul
· Nome: Tatianne da Costa Sousa
· RGM: 28465920
· Disciplina: Estágio curricular supervisionado em gestão pedagógica
· Ano/Semestre: 2023/ 5º
· Quantidade de horas: 100 h 
 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
· Nome da escola: Planeta Azul
· Endereço: Avenida Aristóteles nº62 Jardim Mariliza- Goiânia – Goiás
· Dependência administrativa: Particular
· Vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Goiânia
· Etapa observada: Gestão escolar
A escola está localizada em uma área urbana é bem estruturada e organizada, oferece ensino infantil para crianças de 2 a 5 anos e ensino fundamental do 1º ao 5º ano (anos iniciais), atende nos turnos matutino e vespertino. O quadro de profissionais está completo, equipe diretiva e coordenação, professores, auxiliares, administrativo, cozinha e limpeza. O prédio escolar foi construído em uma área de quase 1000 m², desses 500 m² são de área livre para lazer e educação física. A estrutura da escola tanto física quanto pedagógica é muito bem organizada.
A unidade de ensino é regida pelo projeto político pedagógico (PPP), que foi construído com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pelos profissionais da escola, equipe gestora e contou com a participação ativa da comunidade escolar. 
INTRODUÇÃO
Este relatório apresenta a disciplina de estágio supervisionado em gestão escolar, o estágio é uma exigência nos cursos de formação docente feita pela Lei 9.394/96, Lei de diretrizes e bases da educação (LDB). Esse estágio proporciona ao estudante de pedagogia acompanhar na prática o dia a dia da gestão escolar. 
 Segundo Oliveira e Cunha (2006), o Estágio Supervisionado é uma atividade que propicia ao aluno adquirir a experiência profissional que é relativamente importante para a sua inserção no mercado de trabalho. É uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelos alunos de cursos de Licenciatura e deve cumprir uma carga horária pré-estabelecida pela instituição de Ensino. O estágio contribui para a desconstrução de mitos e preconceitos, ao possibilitar que os estudantes tenham seu olhar instrumentalizado com teorias que permitem uma análise crítica fundamentada das situações de ensino em seus contextos escolares, na prática de ensino. No estágio supervisionado a integração entre a teoria e a prática é um desfio e deve ser conquistada a partir de uma postura de reflexão, o trabalho a partir da problematização dos conteúdos. Essa postura reflexiva nem sempre se encontra nos cursos de formação de professores, na maioria deles há uma profunda dicotomia entre as disciplinas pedagógicas e as áreas específicas. 
 REFLEXÃO SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 
 No estágio pude observar a equipe gestora, na prática, no contato com a realidade, esse contato direto contribui para a construção de novas reflexões e aprendizagens, um ganho de experiência que nos faz vivenciar como é o ambiente escolar dentro e fora da sala de aula. A gestão escolar é de extrema importância no suporte ao trabalho do professor, ambos trabalham no mesmo sentido buscando os mesmos objetivos em harmonia com o projeto político pedagógico (PPP) da escola. Tudo deve ser pensado no papel do professor enquanto facilitador da aprendizagem e no aluno enquanto sujeito dessa aprendizagem. 
O projeto político pedagógico, que é referência para todas as instituições de ensino, nasceu após a Constituição Federal de 1988 e deu mais autonomia para as escolas conforme a necessidade de cada instituição na construção de sua própria identidade. O PPP está alinhado com a Lei de diretrizes e bases (LDB), que é a lei maior da educação, a LDB intensifica essa autonomia em seu Artigo 12 diz que os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica. 
A gestão da escola é composta pela diretora e equipe de coordenação pedagógica, tudo é pensado em um sentido amplo e no desenvolvimento integral dos alunos, o gestor visa uma educação de qualidade para os alunos de sua instituição de ensino e desenvolvem ações que tenham como prioridade a aprendizagem dos alunos, buscando sempre articular teoria e prática. As 100h de estágio permitiram observação e participação no trabalho desenvolvido diariamente pela direção. Os gestores trabalham na perspectiva de resolver as dificuldades e os conflitos que surgem entre as professoras, alunos, demais funcionários da escola e os pais das crianças, por meio de diálogos entre os envolvidos buscando esclarecer e solucionar as situações. A escola em seu cotidiano é um espaço de inúmeros conflitos e uma diversidade de práticas que estão sempre em processo de construção e reconstrução. O PPP da escola traz a ética nas competências dos gestores, professores e demais funcionários da escola. A relação entre família e escola é ótima, pois, a família está sempre presente participando da vida escolar de seus filhos, essa parceria objetiva um local tranquilo e de muita harmonia, o que traz inúmeras contribuições no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. O gestor tem papel fundamental de direção na parte pedagógica e administrativa, pois, se responsabiliza pela parte física e burocrática da escola.
A gestão pedagógica define a linha de ensino e as metas a serem atingidas, levando em conta os objetivos e o perfil de seus alunos, o bom trabalho das atividades escolares depende de manter as pessoas trabalhando motivadas e satisfeitas, é isso só é possível quando se tem um ambiente saudável e agregador. Todas as atividades da escola são desenvolvidas junto a equipe gestora.
PERFIL DA GESTORA
 A gestora dessa escola tem características de liderança, é flexível e está sempre aberta a receber opiniões, é uma ótima mediadora na resolução de conflitos, tem compromisso com a equipe e com os alunos, mantém um diálogo aberto e transparente com a comunidade escolar. Trabalha com uma escuta e um olhar ativo nos planos de aula, projetos e ações, sempre buscando o aperfeiçoamento educacional dos educadores, promovendo a participação em cursos de formação continuada, objetivando a troca de ideias, conhecimentos e práticas educacionais, agregando valores ao seu trabalho para garantir uma educação de qualidade para seus alunos. Nesse sentido ela desempenha um papel multifacetado, que exige uma combinação de habilidades pedagógicas, liderança, administração e competência interpessoal, a gestora serve de inspiração e motivação de sua equipe. 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS/ ADMINISTRATIVAS/ FINANCEIRA DOS GESTORES 
 A equipe gestora busca valorizar as potencialidades dos professores, a gestão é feita de maneira que se integre todos da equipe escolar, de forma que as qualidades de cada um sejam valorizadas e integradas ao trabalho desenvolvido no espaço escolar. A interdisciplinaridade está presente em todos os projetos e atividades realizados na escola, é uma forma de integração através do diálogo que se estabelece entre as disciplinas, assim o educando se desenvolve como um todo e a aprendizagem se torna significativa. A colaboração de todos da equipe escolar é fundamental para garantir uma abordagem pedagógica eficaz, a gestão desempenha um papel de grande importância na definição de metas de aprendizagem, elaboração do currículo para estar sempre alinhado com os padrões educacionais, busca se métodos de ensino inovador e o acompanhamento no progresso dos alunos.
Toda a equipe escolar, desde a limpeza até a direção, é gerida a partir do compartilhamento de responsabilidades sobre a educação dos alunos, todas as áreas são interligadas e a direção oferece suporte seguro para a tomada de decisões do grupo. Uma administração eficiente que contribui para o funcionamento harmonioso da instituição de ensino. 
Os recursos financeiros são geridos de forma consciente, buscando suprir e atender as necessidades tanto da equipe escolar quanto dos alunos. Nesse contexto, busca-se estar sempre atento as demandas daunidade escolar para não faltarem insumos necessários e indispensáveis a aprendizagem dos educandos. É isso se faz a partir da elaboração de orçamentos e controle de despesas, busca de fontes de financiamentos e a garantia de alocação de recursos em todas as áreas, partindo do princípio das necessidades mais urgentes.
 OBSERVAÇÕES ESPECÍFICAS – FOCOS DE DISCUSSÃO
Foco: Direção Escolar: áreas de atuação.
A gestão da escola é trabalhada a partir de uma administração participativa e consciente, envolve a equipe como um todo e busca desenvolver ações que prezem pela qualidade do ensino. O gestor escolar deve trabalhar com responsabilidade e gerir tanto as contas da instituição de ensino quanto os relacionamentos interpessoais, deve conduzir a escola a uma evolução constante, e isso se torna um grande desafio. Um bom gestor deve trabalhar as questões burocráticas da escola a partir das normas educacionais referentes ao sistema de ensino, garantindo assim que as leis pré-estabelecidas sejam cumpridas. 
Para Libâneo, a gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para atingir os objetivos da organização, envolvendo, basicamente, os aspectos gerenciais e técnicos-administrativos. Gestão é a atividade que põe em ação o sistema organizacional.
A gestão acompanha, supervisiona e orienta sua equipe para que os processos pedagógicos sejam cumpridos, é ela quem faz a liderança de ações na escola e cria condições para que os profissionais que nela atuam exerçam o melhor de seu potencial. Por isso é de extrema importância que se mantenham todos motivados para o alcance dos objetivos, o qual é o ensino integral dos educandos. 
A inovação da educação também faz parte dessa gestão, atualmente, como a introdução das chamadas tecnologias da informação e comunicação, várias ferramentas facilitam e auxiliam na gestão. Nesse sentido, o gestor deve manter-se atualizado sobre as novidades na inovação do ambiente de ensino. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Essa fase tem o objetivo de propiciar o contato com a realidade profissional a qual o estudante de pedagogia irá atuar, ajuda no conhecimento prévio e desenvolve competências e habilidades trabalhados ao longo do curso de graduação e as necessidades de conhecimentos teóricos e métodos. Na prática, possibilita uma visão sobre como funciona uma escola em seu aspecto social, administrativo e pedagógico, sendo alicerçado pelo profissional que faz a gestão da escola. É fundamental saber ouvir, orientar e motivar colaboradores, alunos e famílias, trabalhar a percepção de que a escola é uma extensão da casa no que se refere a educação.
Colocar em prática o que está escrito no PPP é fundamental para o bom andamento da práxis educativa, gestores que conhecem o corpo docente e a sua clientela trabalham alinhados na perspectiva de sempre que é necessário modificar, recriar e reconstruir um ambiente agregador e acolhedor que envolva os diferentes nas suas diferenças. O estágio proporciona uma oportunidade valiosa para a compreensão da prática das atividades e os desafios que os gestores enfrentam no dia a dia, essa observação nos permite uma análise mais profunda sobre a gestão escolar, o destaque vai para a importância da colaboração de todos os membros da equipe escolar e a necessidade contínua de adaptação as mudanças no cenário educacional, a gestão e muito complexa e exige habilidades e comprometimento com a qualidade da educação oferecida.
BRASIL, LDB. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 
LIBÂNEO, José Carlos. A organização e a Gestão da Escola: Teoria e Prática.Goiânia: Editora Alternativa,2001.
LUCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

Continue navegando