Buscar

PROVA FARMACOLOGIA CLÍNICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA AV1 – FARMACOLOGIA CLÍNICA 
1. Com relação à excreção de fármacos, é correto afirmar, EXCETO: (1,0 ponto)
a) O rim é o principal órgão envolvido na eliminação de fármacos e seus metabólitos.       
b) A excreção de fármacos e metabólitos na urina envolve três processos: filtração glomerular, secreção tubular passiva e reabsorção tubular ativa.
c) Fármacos não ionizados sofrem reabsorção tubular e retornam à circulação sistêmica.
d) Alguns fármacos ou seus metabólitos presentes na bile são liberados no trato gastrintestinal e podem ser excretados nas fezes.
 
2. Qual das declarações abaixo está corretamente relacionada à farmacodinâmica? (1,0 ponto)
a) A farmacodinâmica estuda o local e o mecanismo de ação e os efeitos dos fármacos no organismo.
b) A farmacodinâmica estuda os efeitos tóxicos dos fármacos no organismo.
c) A farmacodinâmica estuda a preparação das formas farmacêuticas sob as quais os medicamentos são administrados, como em cápsulas, suspensões, comprimidos e outras formas.
d) A farmacodinâmica corresponde ao estudo da correlação entre variações genéticas e a resposta aos fármacos.
 
3.  A via intramuscular apresenta as seguintes vantagens, EXCETO: (1,0 ponto)
a) Permitir a administração de grandes volumes por um longo período de tempo.
b) Ser utilizada para a administração de formas farmacêuticas tipo ‘depósito’.
c) Permitir a administração de soluções aquosas em pH fisiológico.
d) Ser adequada para a administração de substâncias oleosas.
 
4. Os efeitos da neurotransmissão excitatória e inibitória no SNC são mediados respectivamente pelo glutamato e GABA e estão envolvidos com efeitos fisiológicos e patológicos. Com relação à neurotransmissão glutamatérgica e GABAérgica, em quais fisiopatologias ele está envolvido? (1,0 ponto)
 
5.  O sistema nervoso autônomo (SNA), também conhecido como sistema nervoso visceral, vegetativo ou involuntário, é o principal componente do sistema nervoso responsável pela homeostasia, mantendo sob controle funções fisiológicas involuntárias tais como respiração, digestão, metabolismo, sudorese, controle da temperatura corporal e secreção de determinadas glândulas endócrinas. Quais são suas três divisões anatômicas? (1,0 ponto)
 
6. A efedrina é utilizada para tratar a congestão nasal devido a qual ação? (1,0 ponto)
 
7. Com base no conhecimento adquirido na unidade, quais orientações você daria quanto ao uso de laxantes para emagrecimento? (2,0 pontos)
 
8. As doenças ácido-pépticas apresentam erosões ou ulcerações da mucosa gastrointestinal, que surgem quando a defesa da mucosa não consegue realizar a proteção de fatores agressivos. Qual o tratamento farmacológico? (2,0 pontos)
RESPOSTAS 
1. C
2. A
3. A
4. O GABA está envolvido com a fisiopatologia da ansiedade, da epilepsia e da doença de Alzheimer. A neurotransmissão GABAérgica está relacionada à ansiedade, epilepsia e hipnose. Há hipótese de que a neurotransmissão glutamatérgica e colinérgica esteja envolvida na doença de Alzheimer.
5. O SNA é composto por três divisões anatômicas: o sistema nervoso simpático, o sistema nervoso parassimpático e o sistema nervoso entérico (localizado no interior do trato gastrintestinal).
6. A Efedrina é um broncodilatador; descongestionante nasal; vasopressor (por via injetável). A Efedrina age de forma indireta, estimulando antes a liberação da norepinefrina (noradrenalina) que estimula os receptores alfa e beta-adrenérgicos.
7.  A paciente deveria ser informada de que os laxantes não promovem a perda de peso e que seu uso crônico, sem uma avaliação médica prévia, pode levar a diversos efeitos nocivos. A constipação pode ser evitada com uma ingestão adequada de líquidos, dieta rica em fibras, exercício físico regular e atenção para as necessidades naturais do organismo. Com isso, o correto seria incentivá-la a parar de tomar a medicação e procurar um nutricionista para adequar a alimentação. Na persistência da constipação, o indicado é procurar um médico.
8. O tratamento farmacológico dos distúrbios ácido-pépticos pode ser realizado com duas classes de fármacos: fármacos que reduzem a acidez intragástrica e fármacos que promovem a defesa da mucosa, dentre eles são: Os antiácidos, eram a base do tratamento dos distúrbios ácido-pépticos. Seu principal mecanismo de ação consiste em reduzir a acidez intragástrica. No entanto, a capacidade de neutralização do ácido pelas diferentes formulações comerciais de antiácidos é muito variável, pois depende da velocidade de dissolução, da hidrossolubilidade, das taxas de reação com ácido e do esvaziamento gástrico. Além disso, os antagonistas dos receptores H2 inibem reversível e competitivamente a ligação de histamina a receptores H2 , o que leva à supressão da secreção ácida gástrica. Além disso, essa classe de fármacos também diminui indiretamente a secreção ácida gástrica induzida por gastrina e acetilcolina. Dentre os antagonistas dos receptores H2, estão disponíveis comercialmente: cimetidina, ranitidina, famotidina e nizatidina. Os fármacos que promovem a proteção da mucosa são: O sucralfato é um sal de sacarose complexado com hidróxido de alumínio sulfatado que, em água ou soluções ácidas, forma uma pasta viscosa e de consistência firme. Ele se liga de modo seletivo às úlceras e erosões por um período de até seis horas. E também, os AINEs que diminuem a síntese de prostaglandinas por meio da inibição da ciclo-oxigenase, os análogos sintéticos das prostaglandinas oferecem uma abordagem lógica para reduzir a lesão da mucosa induzida por AINEs. Bem como, o bismuto coloidal é um agente de revestimento utilizado na doença ulcerosa péptica que se combina com glicoproteínas do muco, formando uma barreira que protege a úlcera contra lesão adicional por ácido e pepsina.

Continue navegando