Buscar

PROVA - Legislação da Educação Básica e Políticas Públicas II- UniBF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Analise as afirmativas a respeito das atribuições das secretarias da administração direta do Ministério da Educação e assinale a alternativa correta.
 
2. Analise as afirmativas a respeito da meta n.º 15 do Plano Nacional de Educação e assinale a alternativa correta.
 
3. Analise as afirmativas a respeito do Ideb e do Enem e assinale a alternativa correta.
 
4. Analise as afirmativas a respeito da administração escolar e assinale a alternativa correta.
 
5. Analise as afirmativas sobre os principais programas do Inep e assinale a alternativa correta.
 
6. A meta 19 do Plano Nacional de Educação refere-se aos aspectos da gestão democrática a serem estabelecidos no interior das instituições de ensino. Sobre o seu
cumprimento, assinale a alternativa correta.
 
7. Analise as afirmativas a respeito dos fatores que compõem as teorias sobre o currículo e marque a alternativa correta.
 
 (Alternativa correta)
A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) é responsável por implementar as ações voltadas para a educação profissional e tecnológica.
A Secretaria de Educação Superior (SESU) é responsável pelos cursos de pós-graduação stricto sensu, ou seja, mestrados e doutorados.
A Secretaria da Educação Básica (SEB) tem como atribuição zelar pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental e pelo Ensino Médio.
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) desenvolve ações que promovem a equidade, a valorização da diversidade a inclusão.
A Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) é responsável pelas ações voltadas para a avaliação da educação básica e das instituições de ensino.
 (Alternativa correta)A meta 15 propõe a formação superior para todos os docentes da educação básica, que, atualmente, na educação infantil, atinge somente 46,6%.
A meta 15 propõe que as escolas públicas tenham docentes formados em curso superior, prioritariamente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A meta 15 propõe que os docentes, na educação superior, tenham titulação de doutores e pós-doutores realizados em âmbito nacional.
A meta 15 propõe que os docentes da educação básica tenham cursado, ao menos, o curso normal no Ensino Médio.
A meta 15 propõe que todos os docentes da educação básica tenham formação superior, tendo sido atingida em 2017.
 (Alternativa correta)
O Ideb é o índice da educação básica e não se aplica ao ensino médio, já o Enem é o exame nacional do ensino médio e avalia as proficiências adquiridas pelos alunos nas disciplinas
cursadas nessa etapa.
O Ideb e o Enem são avaliações organizadas pelo Ministério da Educação junto aos professores do ensino médio, procurando verificar a consistência de suas formações iniciais e
continuada.
O Ideb é o índice da educação básica que mede a proficiência dos estudantes do ensino médio. O Enem é realizado no final do ensino médio e a pontuação pode ser utilizada para o
ingresso no ensino superior.
O Ideb, na atualidade, é a principal avaliação do ensino médio, servindo suas médias para o ingresso no ensino superior.
O Enem é o principal indicador para o ensino médio, pois avalia o desempenho dos estudantes ao longo de sua trajetória no ensino médio.
 (Alternativa correta)A administração escolar se origina na ciência da Administração, que surge na área industrial, no início do século XX.
Administração escolar e gestão são sinônimos, pois buscam resultados no âmbito escolar.
A administração escolar evidencia a participação de todos nas questões da escola.
Em primeiro plano, a administração escolar desenvolve as atividades de caráter administrativo, e, em segundo, as questões sociais.
A administração escolar envolve a autoridade de forma horizontal, rompendo a ideia de hierarquia.
 (Alternativa correta)
O Programa Alimentação Escolar é uma das atribuições dessa autarquia.
O Censo Escolar e o Censo da Educação Superior são programas desenvolvidos pelo Inep para mensurar dados educacionais desses níveis da educação.
Os programas do Livro Didático e Biblioteca na Escola são atividades do Inep.
O Fundeb e o Fies são programas de financiamento propostos pelo Inep.
Os programas de transporte escolar e Caminho da Escola são ações importantes do Inep.
 (Alternativa correta)
A análise da meta 19 recai sobre os processos de construção dos projetos políticos pedagógicos que, ao serem sancionados pelas respectivas secretarias de educação, fornecem os dados
para a construção dos indicadores.
A análise da meta 19 diz respeito à forma como os gestores escolares propõem suas práticas no interior das instituições que gerenciam, estabelecendo o perfil de cada um em relação aos
estilos de liderança.
A análise da meta 19 passa, obrigatoriamente, pela verificação da existência, ou não, das associações de pais e mestres no interior das instituições de ensino das esferas estaduais e
municipais.
Para a análise da meta 19, são utilizados indicadores sobre a forma como os diretores assumem seus cargos (eleição ou indicação), sobre a construção do projeto político pedagógico e
sobre a existência dos conselhos escolares nas escolas.
A análise da meta 19 é de fácil conclusão, uma vez que todos os diretores, atualmente, são eleitos pelas comunidades escolares, onde as instituições de ensino se encontram inseridas, de
forma democrática.
 (Alternativa correta)Uma teoria sobre o currículo deve considerar os saberes a serem ensinados, o tipo de ser humano que se deseja formar e as relações de poder envolvidas.
8. Sobre a formação dos profissionais da educação em instituições públicas e privadas de ensino superior, assinale a alternativa correta.
 
9. Analise as alternativas acerca das relações entre a avaliação do rendimento escolar e o currículo e marque a alternativa correta.
 
10. Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada, de 2015, assinale a alternativa correta.
 
 Uma teoria sobre o currículo considera a realidade social, as relações em comunidade e os aspectos da vida cotidiana de alunos e professores.
Uma teoria sobre o currículo deve levar em consideração as classes sociais dos alunos, seu ambiente demográfico e quociente de inteligência.
Uma teoria sobre o currículo deve envolver os saberes científicos, mitológicos e do senso comum em suas análises.
Uma teoria sobre o currículo prioriza os conhecimentos, didáticas e metodologias e processos de avaliação.
 (Alternativa correta)A expansão das vagas no ensino superior para as licenciaturas ocorre nas IES privadas e, dentro destas, grande parte na modalidade da educação à distância.
Não existe, hoje, a necessidade de expansão de vagas nas universidades públicas para acadêmicos das licenciatura, pois o interesse pelos cursos diminui cada vez mais.
A formação dos profissionais da educação no ensino superior ocorre nas universidades públicas em que os futuros docentes inserem-se no universo da pesquisa.
Entre as instituições públicas e privadas de ensino superior não há diferenças na formação dos profissionais de educação, pois ambas seguem as mesmas legislações.
As instituições privadas de ensino superior realizam uma aproximação maior dos seus acadêmicos com a prática cotidiana das escolas.
 (Alternativa correta)
A aprendizagem dos conteúdos escolares de determinada instituição de ensino é feita a partir das avaliações somativas ao final do ano letivo.
As avaliações devem estar previstas no currículo escolar, tendo em vista que vão possibilitar o aumento do rendimento escolar.
Para que possa ser verificado o rendimento escolar, percebido se o disposto no currículo da escola realmente foi aprendido pelos alunos, faz-se necessário um sistema de avaliação.
Para que o Ministério da Educação possa verificar o rendimento escolar de modo uniforme, o currículo deve ser comum, no entanto as avaliações utilizadas não interferem nessa análise.
O rendimento escolar se dissocia das avaliações e do currículo, pois está relacionado ao desenvolvimento psicossocialdo aluno.
 (Alternativa correta)
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada, de 2015, visam a disciplinar os processos de formação continuada das escolas
da educação básica do sistema educacional brasileiro.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada, de 2015, visam a estabelecer um currículo mínimo comum a todos os cursos de
licenciatura do Brasil, homogeneizando a formação dos professores.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada, de 2015, visam a proporcionar, aos egressos dos cursos de licenciatura, sua
formação assegurada, envolvendo os aspectos teóricos e práticos necessários.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada, de 2015, visam a dissociar os aspectos teóricos, de responsabilidade das
universidades, dos aspectos práticos que serão vistos na escola.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada, de 2015, visam estabelecer diretrizes para os cursos de formação em segunda
licenciatura e formação pedagógica para graduados em outras áreas, em caráter permanente e prioritário.

Continue navegando