Buscar

ATIVIDADE FORMATIVA III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE FORMATIVA III: 
Tema: O Brincar para o desenvolvimento afetivo
Aluna: Geilda Costa Barreiros
A escola tem um papel muito importante na vida dos pequenos na primeira infância, por isso é importante trabalhar a afetividade e emoção na Educação Infantil. Esta etapa – faixa de idade que vai do zero aos seis anos – é conhecida como uma fase importantíssima para o desenvolvimento infantil por ser cheia de aprendizados.  
Este também é um período de adaptação da criança ao meio físico e social, tornando os vínculos afetivos e emocionais construídos nessas fases essenciais para a evolução. 
Além de exercer a afetividade e emoção na educação escolar, é importante que isso também aconteça no contexto familiar. Crianças educadas com afetividade são mais seguras e autônomas. Essa criação nos primeiros anos de vida pode refletir como elas vão se comportar e se relacionar com outras pessoas quando adultas.
Uma boa forma de trabalhar isso é com brincadeiras lúdicas, essas atividades divertem, ensinam e auxiliam no desenvolvimento afetivo, emocional, social, cognitivo e motor de quem as práticas. Além disso, proporcionam um ambiente divertido e agradável para a família.
Soprando a pena
Objetivo é manter uma pena no ar, soprando-a, sem deixá-la cair no chão. Essa brincadeira desenvolve o conceito de companheirismo, cria um clima descontraído, evitando a competitividades e os conflitos, ajudando na disputa e nas brigas entre irmãos. Assim trabalhando a emoção e afetividade no convívio familiar.

Continue navegando