Buscar

Fórum

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fórum – metodologia e técnicas de pesquisa
Observando sua vida como um todo até aqui, mostre que os tipos de conhecimento podem viver juntamente. Escreva um exemplo, utilizado por você, de: (É difícil, mas, caso não tenha utilizado, pesquise e reconte um)
a) Conhecimento científico; é todo aquele conhecimento que foi obtido pelo aprendizado, que foi validado por meio de testes, explicações e experimentações, com intuito da resolução de problemas.
Exemplo: a descoberta da eletricidade, trouxe um grande desenvolvimento na indústria, tecnologias como o rádio a TV, computadores, etc. 
b) Conhecimento filosófico; alguns acreditam que o conhecimento filosófico paira entre o conhecimento científico e o conhecimento empírico. Surgiu da associação do homem e seu dia a dia a partir dos pensamentos, reflexões e contemplações, em busca da verdade. Diferentemente do conhecimento científico não é necessário que seja comprovado cientificamente. 
Exemplo: questionamento existenciais, pensamentos filosóficos religiosos, discussões sobre política, cosmologia ética, metafisica, etc. 
c) Conhecimento religioso; baseia-se na fé, e dogmas, encontrados nas sagradas escrituras de diversas religiões. São verdades incontestáveis, ou seja o conhecimento religioso está alicerçado na verdade absoluta, partindo do princípio da crença na existência de Deus. 
Exemplos: conhecimento das diversas sagradas escrituras das diversas religiões, tais como: Torá (Judaísmo); Bíblia (Cristianismo); Alcorão (Islamismo); Mahabharata (Hinduísmo); Dhammapada (Provérbios de Siddharta Gautama), entre outros.
d) Conhecimento popular; ou senso comum, é o conhecimento que não tem comprovação cientifica, o conhecimento simplesmente existe na maioria das vezes transmitido de geração em geração. 
Exemplo: tirar 3 felpas do cobertor do bebe, umedecer com saliva e colocar na testa do bebe, faz com que pare o soluço. Isso era feito pela minha sogra, que aprendeu com a mãe dela. Outro exemplo é banhar a criança em chá de picão tem poder curativo e preventivo da icterícia (amarelão) dos bebes. 
COELHO, Beatriz. Os quatro diferentes tipos de conhecimento: você consegue adivinhar quais são? 02/03/2021.disponivel em : https://blog.mettzer.com/tipos-de-conhecimento/. Acesso em: 20 de agosto de 2023. 
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SANTOS, Carlos José Giudice dos. Tipos de conhecimento. Metodologia Científica. 2022. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4264412/mod_resource/content/0/TIPOS%20DE%20CONHECIMENTO.PDF. Acessado em 28 de agosto de 2023.

Outros materiais