Buscar

Psicologia e Comportamento Organizacional Aula 7 Questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia e Comportamento Organizacional – Aula 7 – Questionário
1. Durante muitos anos se pensou que o principal obstáculo para o desenvolvimento de uma organização era o capital. Hoje existem organizações que, embora tenham crescido muito, ainda encontram lacunas para manter uma força de trabalho eficiente, motivada e engajada nos processos de trabalho. Diante desse cenário, qual seria um objetivo adequado para a gestão de pessoas no seu papel de parceiro do negócio?
a. Ajudar a organização a alcançar seus resultados econômicos.
b. Colocar ênfase nas necessidades organizacionais.
c. Atuar como área intermediária e conciliadora entre o capital x trabalho no sentido de aparar as arestas dos conflitos trabalhistas.
d. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar a sua missão, alcançando a visão estratégica.
2. As pessoas e as organizações estão preocupadas com o alto índice de desemprego. Isso é a ponta do iceberg que oculta um fenômeno menos visível e mais grave: a deterioração do coeficiente de empregabilidade dos que estão ocupados. Essa deterioração vem da diferença entre a velocidade das mudanças tecnológicas (que requerem novos conhecimentos e habilidades da força de trabalho) e a velocidade da reaprendizagem. Qual seria a política de gestão de pessoas mais apropriada para essa questão do desemprego e da precarização do trabalho?
a. Expandir o trabalho temporário e parcial, responsável pela precarização das relações de trabalho.
b. Desenvolver e aprimorar os conhecimentos e as habilidades dos seus funcionários.
c. Investir na qualidade dos produtos e dos serviços.
d. Melhorar o relacionamento com os sindicatos e a Federação das Indústrias e Comércio para evitar o desemprego.
3. A missão, a visão, os objetivos e a cultura organizacionais constituem um contexto plural e complexo no qual se desenvolvem os processos de trabalho e se estabelecem as relações interpessoais que daí resultam. Nesse sentido, a organização buscará acolher as pessoas com as suas crenças e valores para envolvê-las nesse contexto, principalmente os recém-contratados. Sobre essa afirmação, marque a alternativa que expresse uma explicação adequada.
a. A organização só contratará aquelas pessoas que compartilhem de seus valores, não necessitando esforço em integrá-las.
b. As organizações procuram integrá-los em seu contexto, condicionando seus comportamentos a ponto de que se desprendam de antigos hábitos arraigados e indesejados que devem ser banidos do comportamento.
c. O novo integrante da empresa deve renunciar a um certo grau de sua liberdade de ação, pois deve concordar em obedecer e seguir as orientações de seu superior sem questioná-lo ou confrontá-lo com outros princípios.
d. O período inicial no emprego constitui uma fase crucial dessa adaptação e do desenvolvimento de um relacionamento saudável entre o novo funcionário e a organização. A adaptação é mútua.
4. A Disney World e a Disneyland utilizam um programa de integração formal, coletivo e serial para que os novos funcionários tenham uma nova identidade, desenvolvam atitudes positivas e atendam bem os clientes. A linguagem assume importância fundamental. Não há funcionários, mas apenas “membros de espetáculo”. As pessoas não têm cargos, mas papéis. Os clientes são “os convidados”, os passeios são chamados de “atração”, o pessoal de reforço é “anfitrião de segurança”, os uniformes são “costumes”. Recebem treinamento de vários dias para entrarem em “cena”. Após o treinamento, vestem-se a caráter e estão prontos para o desempenho de seu papel (ou personagem). Como podemos chamar esse processo, conforme o estudado nesta Unidade de Aprendizagem?
a. Impacto da cultura organizacional no novo funcionário.
b. Adestramento inicial.
c. Distribuição de níveis adequados de autoridade e responsabilidade para tirar do gerente o antigo monopólio do poder.
d. É uma cultura que oferece pouca segurança no emprego.
5. Segundo McShane (2014, p. 374), a “Zappos é famosa por sua qualidade de serviço Uau. A loja on-line de calçados e vestuário tem uma cultura focada no cliente que fica igualmente clara (assim como um pouco de sua esquisitice) na sua sede em Nevada (EUA). Os visitantes são aplaudidos pela equipe, os funcionários parecem sempre alegres e uma das ações “esquisitas “ ou mais estranho é um momento em que os convidados são convidados a tirar uma fotografia sentados em um trono e usando uma coroa real”. Conforme os conteúdos abordados, o que está sendo representado?
a. Segmentação de mercado.
b. Responsabilidade social.
c. Artefatos da cultura: rituais e cerimônias.
d. Burocracia organizacional.

Outros materiais