Buscar

Política Setorial Social ll

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

São exemplos de parcerias público-privadas:     
Transporte coletivo, onde o Estado cede determinado território para  uma empresa de ônibus. (Alternativa correta)
Um laboratório de análises clínicas 100% Sistema Único de Saúde (SUS).
No Centro Regional de Assistência Social (CRAS), onde todos os seus trabalhadores são concursados.
Uma universidade federal.
2. Como se constituiu a Política de Assistência Social no Brasil?     
Foi construída pelo Estado em conjunto com às entidades sociais. (Alternativa correta)
Foi a primeira política a se constituir como política social, sem nenhuma intervenção público-privada.
Foi construída em conjunto com a política de saúde.
Foi a última a se constituir enquanto política social, entretanto, é a única política sem intervenção da iniciativa privada.
3. No site do Ministério de Desenvolvimento Social, podem-se obter informações e orientações sobre a política de assistência social, como política pública não contributiva, dever do Estado e direito de todo cidadão que dela necessitar. Entre os principais pilares da assistência social no Brasil estão a Constituição Federal de 1988, que dá as diretrizes para a gestão das políticas públicas, e a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), de 1993, que estabelece os objetivos, princípios e diretrizes das ações. A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) determina que a assistência social seja organizada em um sistema descentralizado e participativo, composto pelo poder público e pela sociedade civil. A IV Conferência Nacional de Assistência Social deliberou, então, a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Cumprindo essa deliberação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) implantou o SUAS, que passou a articular meios, esforços e recursos para a execução dos programas, serviços e benefícios socioassistenciais.
Sobre estas ações, podemos dizer que a intersetorialidade no âmbito da proteção social básica e especial corresponde a:   
um conjunto de programas, serviços e benefícios sociassistenciais que, por seu caráter intersetorial, é executado nas capitais dos estados, com gestão estadual para controle social.
um sistema que gerencia, no âmbito do governo, a política pública de assistência social e saúde de forma a utilizar os mesmos equipamentos públicos.
um Conselho de caráter descentralizado e participativo, composto pelo poder público e pela sociedade civil, dando ao Conselho Municipal o caráter intersetorial; ofertando e executando os serviços e ações da assistência social.
a oferta de serviços e benefícios nos equipamentos CRAS e CREAS, com interface nas demais políticas públicas e seus equipamentos, sistemas de informação, monitoramento, avaliação e controle social de forma descentralizada, participativa com composição paritária entre governo e sociedade civil. (Alternativa correta)
4. Segundo o Material de Apoio do FNAS,a transferência de recursos é feita fundo a fundo. Em relação ao SUAS, a NOB/SUAS, de 2005, define os mecanismos e critérios de partilha dos recursos federais que cofinanciam o sistema. De acordo com a Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da assistência social, uma das condições para os repasses, aos municípios, aos estados e ao Distrito Federal, dos recursos é a existência:   
de CRAS, CREAS e abrigos.
das Secretarias Municipais de Assistência Social.
do Plano de Assistência Social. (Alternativa correta)
de Conselhos Tutelares.
5. Foi a partir da Constituição Federal de 1988 que o Beneficio de Prestação Continuada (BPC) foi criado, sendo regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, Lei nº 8.742 de 1992. Em anos posteriores, o BPC sofreu algumas alterações pelas Leis nº12.435 e nº12.47, e pelos Decretos nº6.214 e nº6.564. Em relação a esse benefício, julgue o item CORRETO:   
O benefício será devido a mais de um membro da mesma família enquanto atendidos os requisitos exigidos nas regulações. (Alternativa correta)
A cessação do benefício concedido à pessoa com deficiência impede nova concessão do benefício, mesmo que atenda aos requisitos da legislação.
O desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras ou educacionais e a realização de atividades não remuneradas de habilitação e reabilitação são motivo de suspensão do benefício.
O pagamento do benefício poderá ser antecipado, dependendo da avaliação técnica e da situação de vulnerabilidade social do beneficiário.
6. O custeio do BPC provém da Seguridade Social, sendo administrado pelo MDS e repassado ao INSS por meio do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). Assim como os segurados do regime geral de previdência, os beneficiários do BPC, de acordo com a LOAS, têm direito a algum pagamento de abono anual?     
Só se o beneficiário contribuiu com 8% de seu benefício junto ao INSS.
Todos os beneficiários do BPC têm direito ao abono, desde que este seja solicitado junto ao INSS. (Alternativa correta)
Em hipótese alguma.
Só se o cidadão tiver contribuído durante mais de 15 anos no INSS.
7. Segundo Monnerat e Souza (201, no ano de 2004 é criado o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que tem investido na (re)construção da política de assistência social com base, sobretudo, na formulação de programas com desenho intersetorial. Ainda em 2004, o MDS tornou pública a versão final da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), onde se destaca a criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Com base nisso, complete o trecho a seguir:
A PNAS apresenta a intersetorialidade como requisito fundamental para garantia dos direitos de cidadania, e, para efeito da operacionalização do SUAS, está previsto que as ações no campo da assistência social devem ocorrer em ______________ e ______________ com outras políticas públicas.
Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas:   
discordância e articulação.
sintonia e articulação. (Alternativa correta)
constante diálogo e assimetria.
conflito e dissonância.
8. Quais as características das parcerias público-privadas?     
O setor privado executa a obra ou serviço público sem necessidade de fiscalização do Estado e de contrato administrativo entre as partes.
Precisa existir um contrato administrativo entre as partes, normalmente de longo prazo. A responsabilidade do Estado é ser o regulador/fiscalizador do serviço que será executado. Cabe à iniciativa privada executar a obra ou serviço público. (Alternativa correta)
Por meio de contrato administrativo é determinado que a iniciativa privada irá executar a obra pública, sem poder obter lucro sobre a obra realizada.
O setor privado executa a obra ou serviço público com a fiscalização do Estado, sem necessidade de contrato administrativo entre as partes.
9. A Política Nacional de Assistência Social estabelece que a proteção social é hierarquizada em básica e especial e apresenta níveis de complexidade. Qual órgão desenvolve a Proteção Social Especial de Média Complexidade?     
Organização não governamental sob supervisão dos Centros de Referência da Assistência Social.
Organização não governamental sob supervisão dos Centros de Referência da Assistência Social.
Centro de Referência da Assistência Social e Centro de Referência Especializado da Assistência Social.
Centro de Referência Especializado da Assistência Social. (Alternativa correta)
10. Quais são os projetos em disputa na política de saúde?     
O projeto da Reforma Sanitária e o projeto do Terceiro Setor.
O Terceiro Setor e o setor público.
O Projeto Privatista e o Projeto da Reforma Sanitária. (Alternativa correta)
O projeto público-privado e o projeto público.

Mais conteúdos dessa disciplina