Buscar

029 - 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Principais matrizes teóricas da psicologia social
Apresentação
Olá! 
 Na psicologia social, nos deparamos com olhares distintos sobre uma mesma temática. Perspectivas diferentes despertam abordagens diferentes, que acabam por se complementar. 
Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai conhecer as metodologias de pesquisa dos autores que marcaram a psicologia social com seus estudos. Você vai também, contemplar a contribuição da multiplicidade teórica na psicologia social e como esta pluralidade conduziu a psicologia social para a atualidade. 
Bons estudos.
Exercícios
1) Lévy-Bruhl (apud FARR,1998) apresenta o funcionamento da mentalidade primitiva propondo o estudo de quatro funções básicas que compõem o processamento cognitivo: a memória, a abstração, a generalização e a classificação. Das alternativas abaixo, assinale a alternativa que está de acordo com o pensamento do autor em relação a estas quatro funções básicas:
a) A abstração possui uma função que beira a mística. Sua principal característica é isolar os caracteres que constituem um ser, dedicando atenção exclusiva às dimensões que englobam tudo aquilo que não ultrapassa o alcance imediato dos sentidos.
b) A classificação possui caráter fundamentalmente místico, uma vez que consiste apenas no resultado de objetivações e generalizações misticamente orientadas.
c) A memória atende a necessidades reais de reprodução da cultura.
d) A generalização constitui o resultado de um sentimento difuso de isolamento entre as coisas.
e) A abstração tem por objetivo englobar todos os caracteres constituintes de um ser.
2) Sobre a visão psicanalítica, é correto afirmar que:
a) A psicanálise começou a se ocupar com o social, com Durkheim.
b) O inconsciente coletivo resulta das experiências comuns a todas as pessoas.
c) Freud (1921) destaca o desejo do indivíduo de viver em coletivo como a única força que une a massa.
d) No estudo intitulado “Psicologia das massas e análise do eu", em 1921, Le Bom e McDougall abordaram o conceito de massa.
e) Jung (2000) formulou uma teoria que incluía uma espécie de inconsciente coletivo que unia as massas. Este inconsciente era composto de memórias latentes e experiências postas em práticas.
3) A Psicologia Social possui uma pluralidade conceitual em sua essência, dentre elas a Psicologia Social Sociológica, Psicologia Social Psicológica e Psicologia Social Crítica. Assim, assinale a alternativa correta a respeito destas correntes:
a) A Psicologia Social Sociológica ocupa-se de investigar apenas focada no indivíduo.
b) A Psicologia Social Psicológica busca salientar os modos como a coletividade vivencia, interpreta e responde aos acontecimentos.
c) O Socioconstrutivismo e a Psicologia Discursiva são algumas posturas teóricas presente na Psicologia Social Crítica.
d) Na Psicologia Social Sociológica, existe a busca da compreensão da experiência social vivenciada pelo coletivo; nelas, os indivíduos não são o foco, visto que todos os comportamentos individuais são reflexos do social.
e) A Psicologia Social Crítica lança olhar sobre os atravessamentos que conduzem os acontecimentos e comportamentos através do inconsciente coletivo.
4) Sobre as representações coletivas em Durkheim, é correto afirmar que:
a) De maneira geral, o pensamento social de Durkheim se abrevia à soma dos pensamentos individuais.
b) Em Durkhein, as representações coletivas dos acontecimentos sociais resultam de uma consciência coletiva, e não de uma consciência individual.
c) Para Durkheim, o pensamento social não atua sobre o pensamento individual.
d) Em Durkheim, as representações derivam do indivíduo isolado da sociedade.
e) Em Durkhein, socialmente as representações coletivas são sintetizadas e presas ao esforço individual.
5) Assinale a alternativa correta:
a) As representações sociais se ocupam essencialmente com a interação entre sujeito e objeto.
b) Para Moscovici (1978), as relações sociais tomam uma dupla dimensão, Sujeito e Sociedade, fazendo margem a uma variedade de conceitos filosóficos e psicológicos.
c) O processo de ancoragem envolve a integração cognitiva do objeto expresso no sistema de um pensamento novo; dessa forma, através da ancoragem tornamos familiar o conceito ou objeto representado.
d) A teoria das representações sociais de Moscovici reside no saber de que forma se constroem as representações, como se desenvolvem a inclusão do antigo ao novo, em ambientes em que prevalecem as discordâncias de pensamento.
e) Para Moscovici (1978), a representação social é uma composição que o indivíduo faz para entender a si mesmo e utiliza tal conhecimento na busca de transformar a sociedade, como um representante dela.

Continue navegando