Buscar

Marchinhas de Carnaval

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marchinhas de Carnaval
Por volta do século XVII, o Carnaval chegou ao Brasil por influência das festas que já aconteciam na Europa – mas só no século XIX começaram a surgir os blocos, que ficaram ainda mais populares no século seguinte. Esse estouro se deu com a ajuda das marchinhas de Carnaval, que deixavam a folia ainda mais divertida!
As marchinhas sempre fizeram parte da vida dos foliões desde esta época e nós acreditamos que recordar é viver. Por isso, selecionamos as 8 melhores marchinhas de Carnaval para você curtir durante a época mais animada do ano! 
O que é marchinha de Carnaval?
Marchinha é o diminutivo de marcha, aquele modo de andar dos soldados. E não é que existe mesmo uma relação com os militares. É que as marchinhas de Carnaval trazem uma batida muito característica, que é semelhante àquela das fanfarras militares.
No Carnaval – o período do ano favorito dos brasileiros, essas canções tomam conta de bloquinhos de rua, festas, trios e bailes há décadas.
Qual é a diferença entre marchinha de Carnaval e samba-enredo?
O pesquisador Márcio Luiz Gusmão Coelho estudou transformações ocorridas no samba-enredo ao longo do tempo. Nesse trabalho, o acadêmico tratou das diferenças entre o subgênero do samba e a as famosas marchinhas.
A marchinha, segundo ele, foi pensada para embalar a festa dos foliões, trazendo um ritmo veloz marcado por refrãos recorrentes. O objetivo é espelhar a maneira com que os foliões dançavam em círculos nos salões.
Já os sambas-enredo são criados pensando em conduzir as escolas pela Passarela do Samba e, portanto, o encontro com o refrão acontece ao fim da composição.
Você também já deve ter reparado que o samba-enredo costuma ser mais profundo, não é? Ele traz uma narrativa completa, que explora vários aspectos de um assunto, necessidade que não é percebida nas marchinhas de Carnaval.
Agora, que tal conhecer a história por trás das marchinhas de Carnaval mais queridas entre os brasileiros? Confira.
1. Abre Alas
“Ô abre alas, que eu quero passar!”
Essa foi a primeira marchinha de Carnaval registrada na história do carnaval brasileiro, em 1899. Chiquinha Gonzaga, autora da obra, fez a canção para a escola Rosas de Ouro do Rio de Janeiro, o que impulsionou o sucesso da escola e também se tornou a canção mais famosa da compositora.
2. Mamãe eu Quero
“Mamãe eu quero, mamãe eu quero… mamãe eu quero mamar! Dá a chupeta, dá a chupeta, dá a chupeta, dá a chupeta pro bebê não chorar”
Gravada em 1937 por Jararaca e Vicente Paiva, a marchinha de Carnaval começou a bombar de verdade depois de ser regravada por Carmen Miranda, só 4 anos depois de ser lançada.
3. Aurora
“Ôôôô, Aurora… Veja só que bom que era… Ôôôô, Aurora!”
A marchinha foi criada numa Quarta feira de Cinzas por Mário Lago em 1941. Ela virou sucesso e ganhou popularidade logo no ano seguinte. Até hoje ela é lembrada nos carnavais de rua de todo o Brasil.

Outros materiais