Buscar

INSERÇÃO DA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Prévia do material em texto

INSERÇÃO DA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Nesta aula, conversaremos sobre Política. Isso mesmo! Precisamos conversar sobre ela, pois é mais uma área que nos ajuda a entender a Educação Física, o esporte e os assuntos que lhes dizem respeito.
Você sabia que a história da Educação Física no Brasil é influenciada pelos regimes políticos e permeada por políticas públicas? Agora conheceremos um pouco mais dessa área tão importante para compreender nossa sociedade.
Tema 01 – O que é Política?
O que é política? Você já se fez essa pergunta? Isso é algo muito difícil de se responder, pois, muitas vezes, esse vocábulo é confundido ou entendido como sinônimo de política partidária ou de politicagem.
Para os cientistas políticos, a política é uma das vias de acesso mais importantes para se compreender uma sociedade e para buscar soluções pacíficas para os problemas por meio do diálogo e da busca do consenso.
Tema 02 – Conceitos-chave na Política
Para que possamos compreender assuntos relacionados à política, destacamos alguns conceitos importantes a saber, como poder, sociedade, Estado, governo, política pública e politicagem.
Tema 03 – Procedimentos metodológicos em Política
Nesta parte da aula, você conhecerá um pouco mais sobre as formas de estudar os acontecimentos e processos políticos, assim como o comportamento político que se expressa na interação social.
Tema 04 – Inserção da Política na Educação Física
Como já sabemos, a história da Educação Física no Brasil foi influenciada pelos regimes políticos e permeada por políticas públicas, o que mostra que essa área de conhecimento é muito importante para compreender a Educação Física, o esporte e assuntos afins.
Não é à toa que ela faz parte de diversas matrizes curriculares dos cursos de Educação Física no Brasil, tanto na Licenciatura quanto no Bacharelado.
Tema 05 – Exemplos práticos
Há diversos exemplos práticos de como a política atravessa o campo da Educação Física e dos esportes.
Podemos citar alguns, como os estudos sobre projetos e programas governamentais de incentivo ao esporte, tratados a partir das políticas públicas para o esporte, uma área de pesquisa crescente em nosso país, que se intensificou depois da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
Com os temas abordados nesta aula, pudemos entender o que é Política e quais são alguns dos principais conceitos dos quais precisamos nos apropriar para compreender a área e temas que a envolvem.
Vimos os procedimentos metodológicos que devemos seguir para fazer uma pesquisa em Política, pudemos compreender como a Política se inseriu e ainda se insere na Educação Física e, finalizando, foram apresentados alguns exemplos em que a Política nos auxilia a compreender temas da Educação Física.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes