Buscar

INSERÇÃO DA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSERÇÃO DA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Nesta aula, conversaremos sobre Política. Isso mesmo! Precisamos conversar sobre ela, pois é mais uma área que nos ajuda a entender a Educação Física, o esporte e os assuntos que lhes dizem respeito.
Você sabia que a história da Educação Física no Brasil é influenciada pelos regimes políticos e permeada por políticas públicas? Agora conheceremos um pouco mais dessa área tão importante para compreender nossa sociedade.
Tema 01 – O que é Política?
O que é política? Você já se fez essa pergunta? Isso é algo muito difícil de se responder, pois, muitas vezes, esse vocábulo é confundido ou entendido como sinônimo de política partidária ou de politicagem.
Para os cientistas políticos, a política é uma das vias de acesso mais importantes para se compreender uma sociedade e para buscar soluções pacíficas para os problemas por meio do diálogo e da busca do consenso.
Tema 02 – Conceitos-chave na Política
Para que possamos compreender assuntos relacionados à política, destacamos alguns conceitos importantes a saber, como poder, sociedade, Estado, governo, política pública e politicagem.
Tema 03 – Procedimentos metodológicos em Política
Nesta parte da aula, você conhecerá um pouco mais sobre as formas de estudar os acontecimentos e processos políticos, assim como o comportamento político que se expressa na interação social.
Tema 04 – Inserção da Política na Educação Física
Como já sabemos, a história da Educação Física no Brasil foi influenciada pelos regimes políticos e permeada por políticas públicas, o que mostra que essa área de conhecimento é muito importante para compreender a Educação Física, o esporte e assuntos afins.
Não é à toa que ela faz parte de diversas matrizes curriculares dos cursos de Educação Física no Brasil, tanto na Licenciatura quanto no Bacharelado.
Tema 05 – Exemplos práticos
Há diversos exemplos práticos de como a política atravessa o campo da Educação Física e dos esportes.
Podemos citar alguns, como os estudos sobre projetos e programas governamentais de incentivo ao esporte, tratados a partir das políticas públicas para o esporte, uma área de pesquisa crescente em nosso país, que se intensificou depois da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
Com os temas abordados nesta aula, pudemos entender o que é Política e quais são alguns dos principais conceitos dos quais precisamos nos apropriar para compreender a área e temas que a envolvem.
Vimos os procedimentos metodológicos que devemos seguir para fazer uma pesquisa em Política, pudemos compreender como a Política se inseriu e ainda se insere na Educação Física e, finalizando, foram apresentados alguns exemplos em que a Política nos auxilia a compreender temas da Educação Física.

Outros materiais