Buscar

forun - GERÊNCIA DE PROJETOS EM TI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Estatística tem grande valia e um papel primordial para a compreensão da realidade. Ela é indispensável em todas as ciências, não só na área de exatas. Segundo a professora Mariana Cúri, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, essa ciência está escondida em vários lugares, como nas pesquisas eleitorais de forma mais evidente, “mas ela está em lugares menos evidentes como nos estudos dos remédios que tomamos e coisas de lazer do dia a dia, como ouvir músicas, por exemplo”.  
Na era do conhecimento e da competitividade, o desafio deixou de ser simplesmente armazenar dados, mas sim, dar sentido a eles. Várias pessoas têm aversão a estatística, provavelmente pela quantidade de cálculos envolvidos, mas é uma ferramenta fundamental para várias profissões. Mas não é só na área profissional que a estatística está presente, ela também aparece em nosso dia a dia. 
Propomos para discussão neste fórum que você relate um momento de sua vida onde você usou estatística, de forma empírica ou não. Descreva a situação vivenciada e indique qual assunto dentro da estatística ela se encaixa.
Resposta:
Um bom exemplo no cotidiano seriam as compras do mês de mercado, todos os meses faço uma lista coleto dados (produtos), valores e lugares onde comprar. A partir daí, vou colocando na planilha os produtos que tenho que comprar, os valores encontrados e o nome dos supermercados, depois disso faço a média dos valores encontrados em cada local, o lugar que tiver com os valores mais baixos é onde faço as compras do mês. 
Recentemente, eu estava planejando uma viagem de férias com meu filho e precisei usar a estatística para tomar uma decisão em relação às passagens de onibus. Eu tinha algumas opções de empresas em diferentes horários e com diferentes preços. Para escolher a melhor opção, eu analisei os dados de preços e horários dos embarques em um período de duas semanas.
Primeiro, eu coletei os dados de preços e horários de todas as opções de embarque que eu estava considerando. Depois, eu organizei esses dados em uma planilha e calculei as médias de preços e horários para cada opção. A partir dessas médias, eu pude comparar as opções e escolher a que melhor se encaixava no meu orçamento e horário disponível.
Essa situação se encaixa no assunto de análise de dados e estatística descritiva, que envolve coletar, organizar, analisar e interpretar dados. Através da estatística, eu pude tomar uma decisão e escolher a melhor opção para a nossa viagem.
Vamos fazer uma pesquisa de mercado? Faça perguntas entre seus amigos e familiares, por telefone mesmo ou com aqueles que moram com você. Primeiramente, defina um produto que você possa vender, como bolos, artesanatos ou mão de obra para algum serviço, por exemplo. Faça com que as pessoas respondas às seguintes perguntas:
1) Quanto você paga por estes produtos atualmente?
2) Você está contente com o produto?
3) Como posso melhorar esse produto?
4) Qual é um valor aceitável para este produto?
Registre as respostas de cada pessoa em seu caderno.

Continue navegando