Buscar

Resumo sobre as bibliotecas - ( bibliotecas municipais)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analise dos dados
Entendemos Biblioteca como um espaço reservado para a leitura e para o conhecimento, pois a leitura serve como via de acesso a esse conhecimento, pode-se afirmar que o espaço bibliotecário é sem dúvida o mais importante para uma instituição de ensino, é importante que os que nela trabalham entendam a biblioteca escolar como centro de referência de informações, que está articulada aos diversos conhecimentos veiculados na escola. E para que o papel da biblioteca na escola seja bem desempenhado é necessário que a mesma se encontre bem organizada e com uma boa infraestrutura para que possa proporcionar conforto e uma maior satisfação ao leitor. 
A importância dada à leitura e à formação de leitores no espaço escolar tem sido frequente, pelo menos nos discursos oficiais dos programas e propostas voltadas para a educação, incluindo o Programa Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) do governo Federal e a Lei estadual 9.169 de 15 de janeiro de 2009. Sendo assim, é necessário que possamos verificar se de fato o contexto educacional, especificamente o espaço escolar tem sido contemplado por ações que tenham em vista a formação de leitores. 
Foi feita uma pesquisa de campo em que escolhemos para cerca de 18% das escolas municipais da cidade de Mossoró para coleta de dados, em busca de conhecer a real situação em que nossas bibliotecas se encontram nas determinadas instituições. Nossa pesquisa tem por objetivo verificar o que tem sido feito em torno da formação do leitor na biblioteca escolar que deve ser um espaço ativo, dinâmico, responsável pela busca e formação de leitores, bem como um eixo cultural que propicie o fortalecimento da nossa cultura, e o acesso ao conhecimento de culturas diversas, o que para Milanesi (1991) representa um centro de cultura.
A coleta dos dados nos permite relatar bem como está a presente situação de nossas bibliotecas no âmbito escolar. Quanto ao local oferecido a biblioteca nas escolas, cerca de 80% das bibliotecas disponibilizam de um bom espaço para á leitura, nesse espaço encontramos cadeiras e mesas para uma melhor realização da prática. Em relação à organização do local, todas possuem fichários para o registro do acervo existente, as mesmas adotaram a utilização da prática de empréstimo de livros, essa estratégia serviu para minimizar um pouco das deficiências apresentadas por algumas dessas bibliotecas. Por outro lado em relação aos 20% restantes apresentam um pequeno espaço, além de ser utilizado para outros fins que não dizem respeito ao verdadeiro propósito de uma biblioteca. 
Em relação ao horário de funcionamento nas bibliotecas, todas disponibilizam de atendimento em todos os horários de aula. Também foi visto que os auxiliares bibliotecários não apresentam formação na área, são apenas readaptados a função, porém, tentam ao Maximo suprir essa deficiência. Os livros estão distribuídos nas estantes e são organizados por assuntos e disciplinas, esses livros são livros didáticos, enciclopédias, revistas, literatura infanto-juvenil, literatura em geral e contos de fadas. A respeito da frequência dos alunos na biblioteca, cerca de 80% apresenta bom resultado e mostra um grande interesse dos alunos para a leitura, pois é mais frequente a visita dos alunos sozinhos do que acompanhados pelos professores. 
 A análise da nossa pesquisa nos mostrou a realidade das bibliotecas das escolas municipais na cidade de Mossoró-RN, nossa amostra foi feita com 5 escolas, todas foram visitadas e observadas para a coleta dos dados. 
De acordo com a Lei estadual 9.169 de 15 de janeiro de 2009. 
CAPÍTULO I
DA POLÍTICA ESTADUAL DE PROMO
ÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NAS
ESCOLAS PÚBLICAS
Art. 1º. Fica criada a Política Estadual de Promoção da Leitura Literária nas 
Escolas Públicas do Estado do Rio Grande do Norte, que obedecerá ao disposto nesta Lei.
Parágrafo único. A Política a que se refere este artigo tem por objetivo fazer com que o Poder Público assegure a formação do leitor em todas as escolas de educação básica, de modo que as crianças, os adolescentes, jovens e adultos desenvolvam o prazer em ler textos literários, favorecendo o acesso ao conhecimento e aos bens culturais da humanidade, conforme diretrizes a serem observadas: 
I - Garantir que todas as escolas públicas tenham o seu espaço de leitura bem estruturado, seja biblioteca e/ou sala de leitura, ainda que optem por manter um canto de leitura em cada sala de aula ou se utilizem de instrumento móvel para a disponibilização de acervo; 
IV - Oferecer as condições para que as escolas elaborem e implementem os seus projetos de promoção da leitura literária, levando em conta a democratização do acesso ao livro e à leitura por parte do público interno e, quando possível, da comunidade do entorno da escola; 
CAPÍTULO II
DOS ESPAÇOS DE LEITURA
Art. 4º. Para efeitos desta Lei, são considerados espaços de leitura: 
I - Biblioteca: ambiente preparado para a realização de pesquisas, leitura espontânea, empréstimos e atividades de mediação de leitura. O acervo é composto de obras literárias e de referência (dicionários; enciclopédias; manuais; gramáticas da língua portuguesa, mapas, atlas, entre outros); 
Coordenadoria de Controle dos At
os Governamentais – CONTRAG/GAC 
II - Sala de Leitura: ambiente preparado para a realização de atividades de mediação de leitura, empréstimos e leitura espontânea. O acervo é composto, majoritariamente, de obras literárias. 
Parágrafo único. Os cantos de leitura por ventura adotados em salas de aula ou a disponibilização de acervos em instrumentos móveis são opcionais e de caráter complementar aos serviços prestados pela biblioteca e/ou sala de leitura da escola, portanto, não substituem os espaços definidos nos incisos I e II deste artigo 4º. 
Art. 5º. Para cumprir o papel de formarleitores, os espaços de leitura devem ser equipamentos que apresentem as seguintes características: 
I - Espaço físico acolhedor, amplo, cuidado e bem arejado, organizado com mobiliário apropriado para a exposição do acervo, para a leitura e para as atividades de mediação de leitura e/ou pesquisa; 
II - Acervo disposto de maneira atrativa e que facilite o manuseio, com autonomia, por parte dos leitores; 
III - Ambiente composto por diversos suportes midiáticos que favoreçam a interlocução com os portadores de textos e estimulem à leitura e a pesquisa: obras literárias, obras de referência, TV e DVD, aparelhos de som, computador com internet, entre outros; 
IV - O espaço de leitura deve ser aberto diariamente, no horário de funcionamento da escola, e, para tanto, é necessário à presença sistemática de educadores mediadores de leitura que desenvolvam uma programação de atividades de leitura divulgada junto ao público, fazendo do espaço uma referência para a comunidade. 
Nossos dados mostra que infelizmente essa Lei não se aplica na realidade de algumas bibliotecas visitadas. E que ainda tem que mudar muita coisa para melhorar esse quadro.

Continue navegando