Buscar

hidraulica e pneumatica Atividade A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em aparelhos que possuem sistemas pneumáticos, diferente do sistema hidráulico, existe a compressão de ar ou de outro gás, dessa forma, o ar ou outro tipo de fluido gasoso será o gerador de energia para o funcionamento do equipamento. Esse sistema possui os seguintes elementos: compressor, válvulas, reservatório, circuito pneumático e atuador. Cada um deles é responsável por fazer circular o fluido gasoso, permitindo que a máquina o utilize e que o equipamento funcione.
Com relação à pneumática, explique a importância da filtragem do ar comprimido em sistemas desse tipo e explique em qual etapa ocorre esse tipo de procedimento?
Resposta:
 Um filtro pneumático é um componente crítico no sistema e sua presença pode impedir a falha precipitada em seus componentes pneumáticos, ele tem a função de remover impurezas solidas, óleo e a umidade gerada pela diferença de calor.
 Na pneumática, a filtragem do ar comprimido é de extrema importância para garantir o bom funcionamento do sistema. 
O filtro de ar compressor tem a função de reter as impurezas presentes no ar comprimido, evitando que elas sejam transferidas para os equipamentos pneumáticos e causem danos ou mau funcionamento.
A filtragem tem como objetivo remover impurezas, como partículas sólidas, óleo e umidade, presentes no ar comprimido.
 Essas impurezas podem causar danos aos componentes do sistema, como válvulas e cilindros, além de comprometer a qualidade do ar utilizado.O processo de filtragem do ar comprimido ocorre na etapa de preparação do ar. 
Nessa etapa, o ar é submetido a um filtro, que retém as partículas sólidas e o óleo presente no ar.
 Em seguida, o ar passa por um secador, que remove a umidade, garantindo um ar seco e limpo para ser utilizado no sistema pneumático.
Dessa forma, a filtragem do ar comprimido contribui para a eficiência e durabilidade dos componentes pneumáticos, além de garantir um funcionamento adequado do sistema como um todo.
Outro trabalho importante que ele faz é retirar parcialmente a umidade do ar. Sabemos que a compressão do ar pode gerar água da umidade presente na atmosfera. O filtro regulador consegue separar parcialmente a água do ar .
Além de sua função filtrante, ele também regula a pressão do ar que passa por ele. Assim, ele pode adequar o fluxo de ar que passa conforme as necessidades do equipamento ou sistema pneumático. Ele já vem com um manômetro acoplado por meio do qual é possível monitorar a pressão.
E qual é a importância no tratamento do ar comprimido?
Como vimos, o principal objetivo do filtro regulador lubrificador é retirar parcialmente a água, partículas sólidas e sujeiras presentes no ar. Caso esses elementos entrem no sistema pneumático, diversos problemas podem surgir. Além de aumentar o custo da manutenção, diminui a eficiência do sistema e reduz a durabilidade dos equipamentos.
A água, por exemplo, gera oxidação em todo o sistema por onde o ar comprimido é transportado e quando se mistura com o óleo, ocasiona danos no sistema pneumático. Além de reter partículas indesejadas, o conjunto lubrifica e regula a pressão do ar no sistema. Embora não seja o caso de todos, em muitos sistemas, existem buchas e rolamentos que precisam de lubrificação para aumentar a vida útil dos componentes. Há também peças móveis que necessitam dessa névoa de óleo para reduzir o atrito e evitar o desgaste.
O uso do filtro regulador e lubrificador auxilia no melhor desempenho dos equipamentos pneumáticos e contribui para o aumento da vida útil de todo o sistema. Por isso, são indispensáveis para reduzir custos com manutenção e atingir o máximo do potencial das ferramentas.

Outros materiais