Buscar

PROVA N2 DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA N2 DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
1 - Os modernos fizeram do homem um ser quase sobrenatural que progressivamente assume o lugar vazio de Deus, uma vez que Bacon, Descartes, Buffon, Marx lhe dão por missão dominar a natureza e reinar sobre o universo. Mas, a partir de Rousseau, o romantismo irá ligar umbilicalmente o ser humano à Natureza-Mãe. Neste sentido, do lado dos escritores e poetas, efetua-se a maternização da Terra. Do lado dos técnicos e dos cientistas, ao contrário, efetua-se a coisificação da Terra, constituída de objetos a serem manipulados sem piedade.Fonte: MORIN, E., & KERN, A. B. Terra Pátria. Porto Alegre: Sulina, 1995.
 
A modernidade modificou todo o ritmo de vida das pessoas e a forma como nos relacionamos com o trabalho, com as outras pessoas, com a natureza etc. Essa forma de relacionar-se trouxe consequências para a sociedade e para o planeta, sendo assim as políticas de crescimento dos Estados da atualidade devem pensar em:
R: 
2 - [...] Entende-se que a poluição é resultado de todo impacto negativo causado pelo modo de produção e consumo da sociedade moderna, característica da indústria moderna. A possibilidade de ocorrência de poluição acidental por eventos não previstos, como derramamentos, vazamentos e emanações não controladas, assim como a contaminação ambiental por lançamentos industriais de gazes, material particulado, efluentes líquidos e resíduos sólidos, é particularmente crítica nas áreas que combinam indústria e baixa prevenção
Fonte: JURAS, 2015, p.51. Disponível em : http://www.emdialogo.uff.br/content/revol%20ucao-industrial-e-meio-ambiente-questoes-para-refletirhttp://www.emdialogo.uff.br/content/revol%20ucao-industrial-e-meio-ambiente-questoes-para-refletir
Com a necessidade de estabelecer um desenvolvimento sustentável, que respeite os limites da natureza, foram convencionados uma série de tratados, protocolos e estatutos internacionais para tal, como por exemplo:
R: 
3- A Revolução Industrial tornou as organizações maiores e mais complexas, trazendo consigo avanço tecnológico e uma visão focada para a lucratividade e produtividade, onde homens já não se identificam com o produto de seu trabalho. Cada vez mais percebemos em nossos lares e local de trabalho, as amarras da tecnologia bitolando fortemente o ser humano, individualizando-o, dificultando seu contato e relacionamento com os demais, mutilando indiretamente a criatividade, a imaginação, a percepção e a espontaneidade. Uma grande parte de nossas vidas é gasta nos domínios da conformidade; estamos sujeitos à considerável manipulação e ajustamento, e é bem possível que muitas das escolhas que nos estão abertas, são mais aparentes do que reais. O homem vai deixando de lado sua capacidade criadora para tornar-se a “engrenagem de uma máquina”. A experiência do homem urbano, metropolizado, funde-se com a tecnologia moderna. Mudanças na estrutura urbana, na arquitetura, nos meios de comunicação e no transporte de uma sociedade midiática correspondem à nova estrutura da vida. Parece que o ritmo das máquinas impõe um novo ritmo e um novo tempo para o ser humano.
Fonte: FALCHETTI. A.; DI LASCIO. H. C. Como a modernização e a tecnologia influenciam nas relações humanas. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo_licenciatura.php?codigo=tl0002http://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo_licenciatura.php?codigo=tl0002
Com o advindo da tecnologia houve uma reorganização no modo de produção e também nas relações entre os trabalhadores e os empresários. Nesse sentido assinale a alternativa que corresponde a principal mudança para os trabalhadores a partir do uso das tecnologias na Revolução Industrial.
R: 
4- “[...] de 2001 a 2004, a desigualdade de renda familiar per capita caiu de forma contínua e substancial, alcançando seu menor nível nos últimos trinta anos. Além de ser um resultado importante por si só, essa desconcentração levou a uma expressiva redução da pobreza e da extrema pobreza.”
Fonte: DEDDECA, Cláudio. A redução da desigualdade e seus desafios. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3383/1/td_2031.pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3383/1/td_2031.pdf
É sabido das mudanças sociais e econômicas que aconteceram no país na segunda metade dos anos 2000, estas mudanças se devem principalmente a programas governamentais, um baluarte destes programas, de transferência de renda é chamado de:
R: 
5 - “Quando em 1532 se organizou econômica e civilmente a sociedade brasileira, já foi depois de um século inteiro de contato dos portugueses com os trópicos; de demonstrada na índia e na África sua aptidão para a vida tropical. Mudado em São Vicente e em Pernambuco o rumo da colonização portuguesa do fácil, mercantil, para o agrícola; organizada a sociedade colonial sobre base mais sólida e em condições mais estáveis que na índia ou nas feitorias africanas, no Brasil é que se realizaria a prova definitiva daquela aptidão. A base, a agricultura; as condições, a estabilidade patriarcal da família, a regularidade do trabalho por meio da escravidão, a união do português com a mulher índia, incorporada assim à cultura econômica e social do invasor.”
Fonte: FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. 42. ed. Rio de. Janeiro: Record, 2001
 
A obra Casa-Grande e Senzala, de Gilberto Freyre foi publicada originalmente em 1933, estabelecendo um contraste entre a arquitetura da casa grande e o modelo de organização social e política que foi instalada no Brasil e pode ser descrito como
R: 
6- “Com o final da Segunda Guerra Mundial, acirraram a disputa pela hegemonia no Globo. Deram início, assim, à Guerra Fria, um dos períodos mais tensos da história, que se estendeu do imediato pós-guerra até o final da década de 1980. [...] É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo conflito mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. [...]”
Fonte: MENDONÇA, Tibério. Guerra Fria. Disponível em: http://www.tiberiogeo.com.br/texto/TextoEscolar3AnoGuerraFria.pdf
http://www.tiberiogeo.com.br/texto/TextoEscolar3AnoGuerraFria.pdf
A Guerra Fria foi um período de extrema tensão no cenário geopolítico mundial, apondo-se duas nações e dois regimes político-econômicos. Essas nações e esses regimes econômicos são respectivamente:
R: 
7 - Os processos de industrialização e urbanização estão intrinsecamente interligados. Foi com os avanços e transformações proporcionados, por exemplo, pelas Revoluções Industriais na Europa que esse continente concebeu o crescimento exponencial de suas principais cidades, aquelas mais industrializadas. Ao mesmo tempo, o processo de urbanização intensifica o consumo nas cidades, o que acarreta a produção de mais mercadorias e o aumento do ritmo da atividade industrial. A industrialização é um dos principais fatores de transformação do espaço geográfico, pois interfere nos fluxos populacionais, reorganiza as atividades nos contextos da sociedade e promove a instrumentalização das diferentes técnicas e meios técnicos, que são essenciais para as atividades humanas. A atividade industrial, por definição, corresponde ao arranjo de práticas econômicas em que o trabalho e o capital transformam matérias-primas ou produtos de base em bens de produção e consumo.Fonte: PENA. R. F. A. Industrialização e urbanização. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/industrializacao-urbanizacao.htm>. Acesso em: 09 jul. 2019.
O início do período moderno é responsável por uma das principais reorganizações geoespaciais, esse fenômeno social é conhecido por:
R: 
8 - “Trata-se de um sistema nipônico de produção de mercadorias, com vista à flexibilização na fabricação de produtos. Este sistema vai substituir o Fordismo enquanto modelo industrial vigente a partir da década de 1970. introduziu mudanças que permitiram: produção adequada à demanda; redução dos estoques; diversificação dos produtos fabricados; automatização de etapas da produção; mão de obra muito mais qualificada emultifuncional.”
Fonte: Toda Matéria - Noções de Economia.
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/economia/ Acesso: jul de 2019.
A definição acima apresentada trata-se de qual modelo de produção:
R: 
9- “[...] Fukuyama, no entanto, não pensava no fim da História como fim dos tempos, mas sim, das disputas ideológicas, pois acreditava que com a derrocada final do modelo socialista soviético não haveria mais alternativa intelectual que fosse confrontar a expansão do liberalismo moderno. A vitória derradeira se consolidaria por intermédio da conversão das economias ex-soviéticas ao capitalismo, com o FMI como principal representante do dever do Oeste para com os recém-convertidos; em paralelo, a instituição amplia, ao longo da década de 1990, sua já antiga atuação nas economias em desenvolvimento do até então chamado 3º mundo, concedendo financiamentos atrelados a agendas de reformas orientadas pelo consenso neoliberal sobre boas práticas de políticas financeiras e econômicas.”
Fonte: REINPRECHT, Larissa. Ajuste, desajuste e reajuste: o papel do fundo monetário internacional na estabilização financeira mundial. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19605@ 1
O Fundo Monetário Internacional é uma organização internacional criada com objetivo de auxiliar na reconstrução mundial após a Segunda Guerra Mundial. Neste modo, indique uma instituição que surgiu após a Guerra Fria e sua função no sistema internacional:
R: 
10- “Considerando  a  dicotomia  direito/justiça,  tendo  o  direito  como  objetivo  a concretização  do  justo  (a  despeito  de poder  se  afirmar  a  dificuldade  de  definição  a respeito  do  que  seja  o  justo),  ou  seja,  a  concretização  da  justiça,  é  de  se  salientar que,  ao  contrário  do  direito,  nem  sempre  houve  uma preocupação  ou  até  mesmo uma definição a respeito do valor “justiça”.”
Fonte: MORAIS, Márcio. O conceito de justiça distributiva no Estado Democrático de Direito. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Direito_MoraisME_1.pdf
Dentro do sistema político econômico que vivemos, o conceito de Justiça Distributiva é importante âncora da: R:

Outros materiais