Buscar

tcc ALDA (7)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

23
 (
alda
 alves 
barroso 
de oliveira
RA:2088137301
)
 (
p
lano de marketing em redes fast-
food.
)
São Bernardo do Campo
2018
Alda Alves Barroso de Oliveira
plano de marketing em redes fAst-food.
São Bernardo do Campo
2018
RESUMO
A demanda de clientes em redes fast foods tem aumentado cada vez mais, assim como a variedade de ofertas. Grandes redes como Mc Donald’s, Burger king, Subway, vem criando fortes estratégias de marketing para manter-se na liderança do mercado atuante. Utilizando ferramentas como pesquisa de mercado tanto da evolução das exigências de seus clientes, como as ações dos concorrentes, diretos ou indiretos, e consequências que possam impactar em seu negócio. A reação disso são as inovações constantes nos cardápios, divulgações em pontos estratégicos, cartões fidelidade para satisfazer as necessidades dos clientes antecipadamente para estar à frente do seu concorrente e manter-se competitivo. 
Palavras-Chave: demanda; oferta; estratégias; liderança; mercado; competitivo.
ABSTRACT
The demand of customers in fast foods area has increased more and more, as well as the variety of offerings. Large networks like McDonald's, Burger King, Subway, has created strong marketing strategies to maintain leadership in the active market. Using tools such as market research both the changing requirements of its customers, as the actions of competitors, direct or indirect, and consequences that may impact on your business. The reaction 
Keywords: demand; offer; strategies; leadership; Marketplace; competitive
SUMÁRIO
	 
 RESUMO
INTRODUÇÃO	6
FORMULAÇAO TEMA.................................................................................................7 1 ANALISE DO MERCADO..........................................................................................8
1.1 ANALISE CONCORRENTE...................................................................................8
1.1.2 ANALISE DO CLIENTE.......................................................................................9
2 AÇÕES DE MARKETING........................................................................................10
2.1 PLANO MARKETING PUBLICO INFANTIL.........................................................11
2.1.1 MARKETING DE VENDAS E QUALIDADE......................................................12
2.1.2 RESULTADO AUMENTO DAS VENDAS E QUALIDADE................................13 
3 MIX DE MARKETING..............................................................................................15
3.1 CRIAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS....................................................................16 
REFERENCIAL..........................................................................................................18
Conclusão.................................................................................................................22REFERÊNCIAS..	23
INTRODUÇÃO
Este artigo descreve qual a importância das estratégias de marketing utilizada em redes fast foods, na atual líder deste ramo e suas principais concorrentes. Diante das atuais exigências dos clientes, as empresas devem se antecipar as demais e criar ações para alavancar suas vendas, através da pesquisa de mercado e acompanhamento continuo do ambiente em que atua. Assim buscar ter sempre um diferencial, pelo qual seu consumidor estar disposto a pagar, seja na qualidade de atendimento, produto, do que está sendo proposto através dos comercias, mídias digitais ou em redes, passando confiabilidade e principalmente satisfação daquele que mantem a empresa competitiva e viva no mercado. 
Grandes empresas como Mc Donald’s e Burger King atuam estrategicamente para conquistar cada vez mais cliente e se manter em expansão, inauguração de novas lojas em um curto espaço de tempo em locais estratégico, com número de habitantes considerável, com poder aquisitivo médio que atualmente se tornou mais acessível para muitas pessoas devido ao desenvolvimento social, e colabora com o próprio crescimento econômico do país em questão, tem sido o ponto principal de trabalho dessas empresas. Essas redes trabalham com franquias o que gera multiplicação das lojas rapidamente por oferecer um retorno sobre o investimento em pouco tempo. É importante entender que antes de criar qualquer ação de marketing a empresa deve manter alinhada sua missão, visão e valores aos seus planejamentos e operações, afinal passa credibilidade para seus clientes.
Ex: Missão: atender seus clientes com agilidade e qualidade. E quando o próprio consumidor passa pela experiência no restaurante, tem uma surpresa: demora no atendimento, produto frio e mau atendimento.
Isso mostra o quanto à imagem da empresa é diretamente associada a qualquer divulgação da marca e que pode trazer tanto o impacto negativo quanto positivo.
 FORMULAÇAO TEMA
Seguindo o raciocínio de Silva, Helton (2006) que diz em mercado altamente competitivo, além das pesquisas tradicionais é preciso fazer análises, com metodologia que auxilie na percepção e nas decisões de marketing. Atualmente a procura por redes fast foods estão sendo constantes, principalmente em grandes metrópoles, isso em função da falta de tempo de muitas pessoas durante as correrias do dia a dia, trabalho, escola enfim, por oferecer comida rápida acaba se tornando preferência.
E diante de uma alta demanda existem várias opções de ofertas como Mc Donald’s, Burger King e Subway entre outras que também possuem seu share de mercado mesmo que minoritário, assim a escolha fica por opção do cliente que procura aquilo que satisfaça sua expectativa desde o atendimento, produto até acomodação, associando o custo x benefício.
Essas grandes redes citadas trabalham fortemente suas estratégias de marketing, para serem cada vez mais agressivas na divulgação de seus produtos, mas isso só tem fundamento com base em um bom planejamento com estudo minucioso do mercado atuante desde seus concorrentes até seus clientes que é o que mantém o negócio.
Abaixo vamos entender passo a passo do processo que essas empresas precisam passar antes de criar ações como cartões de fidelidade, pesquisa de satisfação de cliente para atrair essa demanda de seus concorrentes.
1 ANALISE DO MERCADO
Segundo Polizei, Eder (2005) a investigação ampla do mercado talvez seja a parte mais robusta e carregada de informação do plano, por dar subsidio a todo o resto do plano de marketing.
O consumo de fast food no Brasil tem aumentado cada vez mais e segundo pesquisa da Mintel (agência de inteligência de mercado) a maioria dos brasileiros consome fast food durante seu tempo de lazer nos fins de semana (34%) ou durante o almoço em dias de semana (33%). E em geral, gostam de experiência de frequentar lugares onde a comida é servida rápido, pois a pesquisa revela que 74% dos consumidores afirmam que os restaurantes das cadeias oferecem um bom ambiente.
 1.1 ANALISE CONCORRENTE
O Mc Donald’s investe fortemente em seus restaurantes, treinamento, equipamentos, novos produtos, e inauguração de novas lojas em todo país, enquanto o Burger King trabalha na inserção do mercado brasileiro com equipamentos modernos, e abrindo uma loja onde haja uma do até então líder Mc Donald’s. A Subway possui um cardápio diferenciado mais saudável que tem sido muito requisitado pelos clientes e está crescendo pouco a pouco.
Ações do Mc Donald’s perante o concorrente:
-Pesquisa de praça- onde é realizada a contagem horária de clientes que consomem em cada concorrente direto, para criar ações imediatas.
-Analise de atendimento- um funcionário consome no concorrente para identificar seu diferencial.
- Investimentos em lojas que competem direto com o Burger King.
No geral as empresas agem estudando um ao outro criando ações ou até mesmo copiando, porém, não deixando que os concorrentes passem a frente.
 1.1.2 ANALISE DO CLIENTE
É muito importante identificar o perfil de seus clientes antes de criar qualquer ação, a preocupação
com isso deve ser primordial. Entende-se que devido às exigências cada vez maiores dos mesmos, manter-se competitivo está cada vez mais difícil, e principalmente nessas grandes redes que devem garantir padrões de qualidade, atendimento personalizado independente do lugar aonde o cliente for atendido. As redes de fast foods são de perfil familiar, e tem suas divulgações voltadas para atingir esse público. No caso do McDonald’s chega a se cogitar o apelo infantil devido à associação de venda de lanche ao brinquedo, também utilizada em outros restaurantes, que errado ou não acabou sendo uma grande jogada de marketing, afinal as crianças induzem seus pais a consumirem, aumentando também o ticket médio (valor da venda dividida pelo número de clientes). O Mc Donald’s trabalha com quatro perfis de clientes: Executor: cliente que sabe o que quer o atendente não oferece nada. Socializador: cliente que aceita às vezes sugestões, atendente oferece lanche, completa a refeição. Perfeccionista: cliente detalhista quer tudo como na foto, aceita sugestões desde que satisfaça suas necessidades. Comunicador: conversa bastante, às vezes até de outros assuntos e sempre aceita sugestões, atendente é direcionado a fazer sugestão de produtos que dê um up grade no ticket médio.
Quando falamos de expectativas de clientes, as redes devem notar o que o cliente espera ao chegar ao restaurante, ser bem atendido, receber seu pedido corretamente, atenção as suas necessidades, o motivo de estar ali.
2 AÇÕES DE MARKETING
Os meios de divulgação utilizados pelas redes fast foods são a mídia digitais, comerciais, facebook, twitter, outddors, merchandising, e no próprio restaurante.
Segundo Las Casas (2007), o plano promocional deve incluir a parte da comunicação de uma empresa com seu mercado, excluindo a venda pessoal. Nesse sentido, um plano promocional deverá conter um planejamento para ações de promoção de vendas, propagandas, relações públicas e etc. no restaurante trabalha-se o ponto de atração com os produtos de menores preços, e pontos de conversão, no qual o cliente opta por pagar uma diferença para levar um produto maior, com mais ingredientes. Nos pontos de venda também se trabalha divulgar o produto da loja mãe, os que menos saem, porém trazem um aumento na margem bruta da empresa.
No Burger King a divulgação do refrigerante a vontade atrai um grande público além dos pequenos preços que também é aplicada no Mc Donald’s e Subway como baratissimo. Utilizar os meios digitais como viral de marketing é comum entre elas, o Mc Donald’s lançou uma promoção chamada uma Coca-Cola para um amigo no qual o cliente mandava uma mensagem para seu amigo através do twitter e era só apresentar no restaurante o código no celular, que ganhava o refrigerante, e a jogada era que o cliente além de divulgar a marca com baixo custo, agregaria mais produtos na sua compra. Assim como a pesquisa de satisfação do cliente realizada por ambas as empresas, ninguém melhor para falar de sua experiência como o próprio cliente, e quanto mais pessoas responderem melhor para identificar onde estão as possíveis perdas e pontos a melhorar.
Algumas ações aplicadas pelo Mc Donald’s: Atuação de promotores contratados que distribuem panfleto divulgando o restaurante além de entregarem cupons (bogs) de promoções compre um ganhe outro. O 2x1 café da manhã, café grátis, cartela de frequência das 8 às 11hrs, nesse caso além de aumentar as vendas, a empresa induz o cliente a vir em horário de baixo movimento.
Ação 60 segundo balcão, loucos por Mc Donald’s, atrai clientes e cria uma competição saudável entre os mesmos e os colaboradores, além de agilizar o atendimento devido aos colaboradores não quererem entregar o lanche porque foram lentos.
Além de convite para jantar, no qual o cliente que comparecer no horário estabelecido no cupom, compra um lanche e ganha outro, isso também gera aumento do ticket médio. Entre muitas outras ações.
No Burger King as ações são semelhantes, porém recentemente iniciou um viral no qual o cliente que comparecer com o código disponibilizado no cupom promocional ganhara uma batata frita e com certeza chama atenção de um grande público.
2.1 PLANO MARKETING PUBLICO INFANTIL
Analisando duas concorrentes diretas fast food entre nove de abril de 2015 a 13 de abril de 2015, Burger King e Mc Donald’s, localizadas na av. Francisco Prestes maia, SBC, podemos identificar várias estratégias de atratividade infantil, o playground, que tem como função chamar atenção das crianças, para querem frequentar aquele local. Às vezes nem consomem o lanche, já correm direto para o brinquedo. O Burger King tem uma estrutura inovadora, acolhedora, com espaço infantil e enfeites para encantar as crianças como a famosa coroa do rei. Por outro lado, o Mc Donald’s conta com uma anfitriã responsável por brincar com as crianças, fazer pinturas, teatro de dedoches, e tem um local especialmente para isso que chamam de mundo feliz.
Podemos citar de grande diferencial do Mc Donald’s a venda do Mc lanche feliz associada a brinquedo, e mesmo com outros concorrentes fazendo essa mesma ação podemos afirmar que não tem o mesmo impacto perante as crianças devido ao poder da marca e o giro rápido de novos brinquedos. Em outros restaurantes o mesmo brinquedo estagna por meses enquanto no Mc Donald’s os lançamentos dos brinquedos, muitas vezes junto com a estreia no cinema, já atraem a criançada, como recentemente no filme “voltando para casa”. Além disso, também tem os shows do Ronald, em datas programadas que também atrai um aumento de clientes.
Assim podemos verificar o quanto as estratégias bem aplicadas podem ser benéficas para o negócio.
2.1.1 MARKETING DE VENDAS E QUALIDADE.
Estratégias são os caminhos a seguir para alcance dos objetivos. E táticas são as ações desenvolvidas passo a passo. Primeiramente podemos identificar que os restaurantes fast food mesmo padronizados, com relação ao seu operacional, precisa de uma atenção individual diante da divulgação de marketing, chamamos de LSM (local Store Marketing), que se concentra em dar uma personalidade própria dentro de sua localidade de acordo com público que frequenta o local para alcançar seu potencial de vendas e que trabalha os seguintes pontos:
-Nível de qualidade, limpeza e valor: que diz respeito à base do negócio diretamente ao produto oferecido;
-Visibilidade e acesso aqui podem falar da divulgação que atrai os clientes e o fácil acesso ao restaurante;
-Executar promoções, de acordo com a necessidade de cada cliente, ajuda diretamente aumentar as vendas;
-Análise da trading área, estudar o potencial de crescimento do negócio, análise do concorrente e suas ações.
-Relações na comunidade, ações em escolas, ruas, comércios vizinhos, no caso do Mc Donald’s o próprio palhaço Ronald faz shows em hospitais, escolas e divulga o restaurante mais próximo além de realizar ações sociais.
-Aumentar as vendas locais, incentivando o consumo do produto e criando promoções internas.
2.1.2 RESULTADO AUMENTO DAS VENDAS E QUALIDADE.
Faz-se necessário executar corretamente as ações promocionais de acordo com planejado. Trabalhando fortemente a elevação do nível de qualidade do produto oferecido, e os restaurantes fast foods muitas vezes utilizam de clientes secretos para mensurar o desempenho de cada restaurante. Não menos importante podemos citar que a comunicação é de fato o que move o negócio corretamente, desde que haja um entendimento mútuo de cada promoção que a rede está promovendo, porque a falta de conhecimento de algum colaborador pode causar a perda de clientes. Explorar momentos em que haja grandes números de pessoas juntas para atrair a venda, como em feriado, finais de semanas.
Os principais motivadores que podem influenciar a compra em fast foods são conveniências, atendimento cortês e rápido, produto diferenciado, diversão, momento familiar, experiência desde o momento do atendimento até a entrega do produto em si entre outros. Mas a falta desse suprimento pode além de causar a perda do cliente que
já frequenta o local pode trazer a perda futuros clientes, afinal seria o marketing boca a boca. As táticas utilizadas nos restaurantes são as degustações de novos produtos, brindes atrativos, descontos, jogos e produtos promocionais. A experiência de cada cliente deve ser única e considerada melhor do que o valor pago pela sua refeição, afinal, só assim ele retornará ao restaurante.
	
	Forças
	Fácil acesso;
	Estacionamento gratuito;
	Cinema ao lado;
	Ponto de vendas de sobremesas externa;
	Localidade.
	
	Fraquezas
	Wi-fi desabilitado;
	Horário de atendimento (até as 23hr na semana) perda de vendas na saída de cinema;
	Um percentual de funcionários despreparados.
	
	Ameaças
	Concorrentes (Burger King, Subway, e outro Mc Donald’s Taboão);
	Queda na bolsa de valores;
	Falta de mão de obra.
	
	Oportunidade
	 Fidelizar seus clientes;
	 Novos investimentos;
	 Saídas de cinema;
Também é utilizada uma ferramenta chamada F.O.F. A ou análise swot, que é feita em cada restaurante para identificar variáveis controláveis e incontroláveis do negócio com relação ao ambiente interno e externo no qual se compete, nesta análise descrevemos as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Abaixo um exemplo da análise do restaurante Mc Donald’s Extra Anchieta/SBC-SP
Essa análise foi feita embasada na convivência e estudo do restaurante em questão e alguns itens que podem impactar diretamente neste especifico. Após a análise do ambiente interno e externo incluindo os recursos disponíveis (dinheiro, tempo e espaço), é criado o plano efetivo com o objetivo de gerar tráfego de novos clientes, aumentar a frequência de visitas dos clientes atuais, fortalecendo a base desses clientes.
3 MIX DE MARKETING
O mix de marketing é composto por variáveis para identificar as oportunidades de mercado com base no produto oferecido, a forma de divulgação e entrega do mesmo, os quatro os (preço, produto, praça e promoção), este conceito é utilizado para alcance de determinado objetivo de uma ação de marketing. Produto: em redes fast foods, os produtos são os lanches, batatas, sobremesas, os itens oferecidos, além das embalagens, qualidade e até o serviço prestado. Devido as grandes e constantes mudanças no mercado com as exigências dos clientes, grandes lanchonetes como as citados devem adaptar-se rapidamente, alterações nos cardápios, exclusões de itens estagnados, avanços tecnológicos, itens que agradem seus clientes de acordo com a sazonalidade, feriados, férias, dias que são conhecidos como potencial de vendas.
Promoção: com o público-alvo definido, famílias, jovens, os restaurantes criam suas promoções às vezes até bastante agressiva como a do Burger King que para testar a fidelidade de seus reais fãs na mídia digital lançou uma promoção na qual o cliente ganhava um lanche do concorrente, porém o que aceitasse seria banido da rede da lanchonete, a perca de pessoas foi grande mas segundo o Burger King vale mais a pena manter seus clientes mas fieis do que manter na rede um público incerto que só iria prejudicar o negócio futuramente.
Acredito que esta ação foi muito arriscada, porque o objetivo de toda empresa é conquistar cada vez mais cliente e o marketing viral é uma das maneiras mais rápidas de divulgar o produto e nesse caso poderia ser usado a favor, pois eles já frequentavam o site da lanchonete é sinal que já tinham interesse nos lanhes.
Um a promoção que o Burger King lançou atualmente foi de batata grátis para seus clientes, isto para atingir diretamente seu maior concorrente. Ao criar uma ação com essa proporção, a principal preocupação da rede deve ser em ter o produto disponível para não ser incrédulo perante seus clientes. Praça ou ponto: são os meios de distribuição dos produtos, que podem ser diretos ou indiretos quando há um intermediário. Assim podemos identificar que as redes fast food, trabalham com canais diretos, no qual entregam o produto nas mãos dos consumidores.
A cadeia logística deste tipo de comércio são praticamente os mesmos, até com mesmos fornecedores, no caso do Mc Donald’s e Burger King, mesma transportadora (Martin Browser), porém com alguns diferenciais no caso do Mc Donald’s que conta com um centro de distribuição em Osasco que presta serviço exclusivo, enquanto o outro CD de São Bernardo é responsável pelos outros restaurantes fast food (Burger King, subway, bob’s). Isso mostra a importância e poder da marca, isso no Brasil. Preço: quando falamos de preço, logo pensamos no valor pago pelo produto, mas não se limita a isso, como também a todos os custos, nível de peço que trabalha condições de pagamentos, estudo de preço do concorrente.
No Mc Donald’s trabalham com três tipos de preços, Premium, super. Premium e top Premium, que se diferencia através da localidade do restaurante, poder aquisitivo dos habitantes, quanto maior, mais caro será a tabela de preço, afinal os custos para manter um restaurante de alto padrão também varia de acordo com a localidade.
3.1 CRIAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS.
Para manter-se líder no mercado é inevitável acompanhar as inovações e mudanças constantes no mercado, no ramo alimentício não é diferente, e inserir um novo produto é sempre um desafio afinal mesmo realizando um longo planejamento não se sabe qual será a aceitação do produto.
Recentemente o Mc Donald’s lançou produtos indagando a quantidade de sódio, frutas como sobremesa, o quanto era nutritivo, porém, diante da imagem que já possui o restaurante não foi muito promissor, isso porque, esse tipo de alimento já é conhecido como não saudável e as propagandas diziam ao contrário, e fez com que a empresa perdesse um pouco sua credibilidade com um determinado público, e logo tirou a propaganda das mídias. A intenção da rede era ganhar um novo share de mercado diante das preocupações das pessoas com sua alimentação cada vez mais saudável.
Mas falando de inserções que dão certo, ao lançar os pequenos preços pensando em aumentar a demanda, foi uma grande jogada afinal, o cliente vai comprar um determinado lanche e completa a refeição com bebida, sobremesa. E o interessante é que não é sempre o mesmo lanche, criam lanches só para essa promoção. A criação de novos lanches sem perder a identidade da marca e com boa aceitação dos clientes como o Triplo chesse Burger, só fez aumentar as vendas e consequentemente o crescimento da rede.
REFERENCIAL
Segundo Kotler (2003), estratégia é o adesivo por meio do qual se constrói e fornece proposição de valor consiste de valor e diferenciada ao mercado-alvo. Bruce Henderson, fundador do Boston Consulting, advertiu: ”Se não possuir vantagens exclusivas em comparação com os rivais a empresa não tem razão de ser”. Entende-se que independente da área de atuação, todas as empresas devem se preocupar com a estratégia de marketing que é o meio pelo qual se pode criar uma vantagem competitiva desde que bem executada e planejada. Como dito anteriormente a alta procura por redes fast foods está obrigando as empresas inovarem constantemente para estar na preferência de seus clientes. Segue os três capítulos de pesquisa das estratégias adotadas com relação a clientes, concorrentes e divulgação dos produtos nessa área.
Segundo Kotler (2000), a primeira tarefa de uma empresa é criar clientes. Mas os clientes de hoje se deparam com um vasto universo de produtos, marcas, preços e fornecedores pelos quais optar. Como os clientes fazem suas escolhas? Acreditamos que os clientes avaliam qual oferta proporciona maior valor. Quando falamos de valor não quer dizer somente o preço pago e sim de valor agregado ao produto, atendimento, conforto do local a ser servido, apresentação do lanche, que não chega a ser igual a foto que é meramente ilustrativa, mas deve estar o mais próximo possível para não ser propaganda enganosa. Podemos avaliar que o melhor aliado do Mc Donald’s são as crianças devido aos itens citados no decorrer do artigo, mas também é conhecido por ter um ambiente familiar, tendo um de seus lanches como marca registrada, o Big Mac, e seus
concorrentes lançam lanches similares, como também o sorvete Mc Flurry. E assim vão mantendo o mercado aquecido, tendo como desafio fidelizar cada cliente.
O Burger King tem como principais clientes, o público jovem, oferece um ambiente inovador, os lanches maiores, refil de bebidas e mesmo sendo novo no mercado brasileiro, acaba atraindo a curiosidade de clientes e fidelizando, crescendo rapidamente e tomando clientes do Mc Donald’s. O Subway oferece lanches mais saudáveis em que o cliente escolhe os itens que quer no sanduiche a um custo acessível, e acaba conquistando mais clientes devido ao custo x benefício. Fazendo com que seus concorrentes alterassem os cardápios, incluindo itens que o cliente acrescente ao se lanche, o que antes não era possível. E até nos produtos já existentes, divulgação de batata com menos sódio, fruta para crianças, sucos de polpas, enfim, mostrando para o cliente que os produtos deles também são saudáveis mesmo que a mídia diga ao contrário. Nas redes citadas podemos observar que com exceção da Subway que tem um custo mais baixo, tanto o Mc Donald’s quanto o Burger King possuem um preço mais elevado, e alguns itens com pequenos preços de atração, o cliente não paga só pelo que consome, mas também pela grandeza da marca, atendimento diferenciado, ambiente limpo, o conjunto de serviços prestados. Diante de tudo não podemos descartar a competitividade das pequenas empresas que também possuem seu share de mercado, produtos que podem substituir os lanches oferecidos, como hot dog, tia da batata, do assai, com preços mais acessíveis e também agilidade devido à praticidade no preparo.
Com o aumento da demanda, o mercado vem crescendo cada vez mais e consequentemente o número de concorrentes. Brasil, o líder nesse ramo é o Mc Donald’s, seguido do Burger King e Subway entre outros. E segundo Kotler (2000) as empresas devem estudar minunciosamente seus concorrentes, identificar quem são quais suas estratégias e principalmente seus pontos fortes e fracos, e assim criar ações para aumentar seu share no mercado. E ainda entender quais serão suas reações perante suas ações. Em comum adotam a mesma estratégia de aumento de lojas, atender vários públicos, em qualquer lugar com mesmo padrão. A Subway opta por franquias enquanto o Mc Donald’s e Burger King amplia pela rede e por franquia. A inserção de muitas lojas rapidamente tem como consequência o aumento da venda, mas também a perca de vendas de lojas existentes, ou seja, muitas vezes as lojas inauguradas atraem clientes de lojas que já tem um público fidelizado e isso não é tão vantajoso, já que houve um investimento que precisa ser ressarcido.
As principais ações diante da queda de vendas adotadas pelo Mc Donald’s foram o estudo do mercado externo, clientes e concorrentes e quais oportunidades que poderiam explorar e assim criaram a pesquisa de praça que é realizada pelo gerente responsável pelo plantão, no qual acompanha hora a hora quais as quantidades de clientes que estão consumindo seus produtos e quantos estão consumindo os produtos dos concorrentes, para tomarem atitudes imediatas como abrir mais um caixa se for problema a fila, por exemplo. Fazem também a degustação de bebidas geladas e quentes para atrair a atenção do cliente a aderir um produto com menos saída. E vem conseguindo alcançar o objetivo esperado, pouco a pouco, devido a sua preocupação desde os fornecedores, integridade e limpeza dos caminhões de transporte, até o treinamento dos colaboradores, os incentivos, destaque do mês.
O Burger King está conseguindo seu propósito de ganhar mercado no Brasil, e onde tem uma lanchonete Mc Donald’s logo inauguram uma do Burger King, deixando na opção do cliente a escolha que nesse momento vai pelo diferencial de atendimento e principalmente da qualidade do produto oferecido. E entre essa rivalidade que é internacional vem crescendo a Subway, que foi aos poucos inaugurando uma loja aqui outra ali e foi firmando seu espaço, através do seu marketing de lanche saudável a um custo baixo vem atraindo um grande público que atualmente se preocupam muito com a saúde, levando seus concorrentes a criarem opções saudáveis também, só que com certa resistência dos consumidores já que sempre ofereceram o oposto disso.
Segundo Gracioso (2005), de modo geral, a propaganda continuará sendo uma arma preciosa de marketing em particular, mas a novidade é que ela está aderindo contornos e funções cada vez mais estratégicas, indispensáveis à perenidade e ao desenvolvimento futuro das empresas no seu todo.
Atualmente os meios de comunicações da empresa tem demostrado melhores informações para seus consumidores são inúmeros propagandas, seja por meio digital, panfletagens, outdoors, comerciais em tvs, rádios, o importante é que independente do meio utilizado, à mensagem que está sendo passada está de forma clara e fácil entendimento, afinal a propaganda é a alma do negócio, pois é a comunicação direta para atrair o consumidor. E devido aos avanços tecnológicos o avanço desta divulgação espalha-se em questão de segundos.
Em redes fast foods, todos esses meios são utilizados, comercias animados, com ambientes agradáveis e produtos em destaque para atrair a vontade de consumo, além de utilizarem filmes internacionais, merchandising, banners, luminosos entre outros.
Além da própria divulgação realizada nos restaurantes, mostrando novos produtos, promoções, pequenos preços, para trazer o cliente e fazer up grade em suas compras, através da sugestão que é sempre do lanche mais caro.
 
CONCLUSÂO 
As ações de marketing fazem parte das estratégias criadas pelas empresas, nas redes fast food identificamos como são aplicadas e seus impactos diante dos clientes.
Podemos entender que ação não é nada sem controle, que não adianta investir em panfletos, divulgações e não acompanhar se está sendo aplicada da maneira correta, por isso, por traz de uma boa ação existe primeiramente um bom planejamento estratégico, com análise do mercado externo, clientes, concorrentes, e também internas colaboradores, bens disponíveis.
As ações de marketing devem seguir um embasamento da identidade do negócio, missão visão e valores, para passar credibilidade aos seus consumidores e atrair um novo público. Mas pode ter um efeito contrário se mal planejada.
As empresas devem se preocupar com a maneira de expor a marca afinal, as informações se multiplicam rapidamente com facilidade diante dos avanços tecnológicos.
Assim os restaurantes fast foods devem ser eficazes em suas ações para estarem sempre à frente de seus concorrentes e principalmente satisfazem seus clientes continuamente, inovando, e criando um ambiente agradável.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.
AMBRÓSIO, V. Plano de marketing: passo a passo: São Paulo: Pearson Prentice. Hall, 2007.ISBN: 8376051397.
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall,2000. ISBN: 858791801X.
POLIZEI, E. Plano de marketing. São Paulo: Thomson Pioneira, 2005, ISBN 9788522104925.
GRACIOSO, F. Marketing Estratégico: Planejamento Estratégico orientado para o mercado. São Paulo, Atlas, 2007. ISBN:9788522448074.Site: http://www.polocriativo.com.br/blogcriativo/subway-tem-estrategia-de-marketing-mais-efetiva-da-industria-de-fast-food/ acesso 18.novembro 2018
Silva, Helton H. O planejamento estratégico de marketing, 3ª edição-Rio de Janeiro: editora FGV, 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais