Buscar

PSICOLOGIA E CICLO VITAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia do Desenvolvimento do Ciclo vital
Estágios do desenvolvimento pré-natal
Nascimento
Recém nascidos possuem reflexos, como por exemplo os reflexos adaptativos (de sugar e engolir, abertura e fechamento da pupila do olho com as variações de luz, entre outros), e os reflexos primitivos (reflexos do susto, de Babinski, de agarrar, da natação, entre outros. 
Já em relação as habilidades sensoriais, eles podem ouvir mesmo antes de seu nascimento e preferem a voz da mãe. Com a visão os elementos básicos do sistema visual estão presentes no nascimento, porém, não totalmente desenvolvidos. Paladar é bem desenvolvido e preferem os gostos doces. O olfato é bem desenvolvido, alguns bebês de uma semana de idade conseguem diferenciar o cheiro da mãe e de outras mulheres. Tato, sentem toques e são sensíveis as mudanças na temperatura.
Estudamos os desenvolvimentos físico-motor, cognitivo, de recém nascidos. Desenvolvimento físico-motor, da linguagem, psicossocial, cognitivo e perceptivo de crianças de 0-2 anos. Desenvolvimento físico-motor, cognitivo, da linguagem e psicossocial de crianças de 2-6 anos. Desenvolvimento físico-motor, cognitivo e psicossocial de 6-12 anos.
Adolescência: Puberdade, transformações físicas e biológicas, desenvolvimento psicossocial, etc. 
Adulto jovem  (18-45) mudanças físicas, cognitivas e psicossocial. 
Meia idade (45-60) – Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
Velhice e morte – Declínio da reserva orgânica, sistema imunológico e da força muscular. Necessidade do sono, sistema nervoso mais lento, habilidades linguísticas tendem a aumentar até a idade muito avançada, e é frequente ocorrer falhas na memória. Entre outros aspectos.
Indico o livro Chaves para a psicologia do desenvolvimento do ciclo vital.

Outros materiais