Buscar

Geografia Geografia, Meio Ambiente e Sociedade - AD1- tresrios-karineferreira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Karine Diniz Ferreira - Matricula: 21212140017
 Polo: Três Rios - LICENCIATURA EM GEOGRAFIA –
 Disciplina: Geografia, Meio Ambiente e Sociedade
	
Faça uma pesquisa em sites de jornais e revistas brasileiras e escolha duas reportagens que apresentem (de forma explícita ou implícita) as concepções das duas visões de mundo sobre a natureza (p. 29 do livro-texto), ou seja:
- Uma reportagem onde a natureza é apresentada como um todo dinâmico e integrado, do qual a humanidade é parte integrante;
https://g1.globo.com/natureza/desafio-natureza/noticia/2019/06/27/o-peixe-que-virou-simbolo-da-conservacao-da-biodiversidade-no-pantanal.ghtml. 
Ao lê essa reportagem observamos que a conservação da biodiversidade do pantanal ambiental, com a população instruída sobre a pesca ilegal do Dourado, fez com que a população ajudasse no combate para que essa espécie de peixe não entrasse em extinção, a proibição da pesca do dourado foi bem aceito no estado. Cabe ressaltar que a população foi de encontro com as ideias de preservação ambiental e contribuiu muito para o avanço da conservação dessa espécie de peixe.
Conservação da biodiversidade alinhada com a consciência ambiental nos ajuda a compreender a importância da biodiversidade, a variedade de formas de vida existentes no planeta. A biodiversidade desempenha papéis fundamentais na manutenção dos ecossistemas, na polinização de plantas, na purificação do ar e da água, na regulação do clima. Ao reconhecermos a importância da biodiversidade, podemos adotar ações para conservá-la e preservá-la. Precisamos entender que todo alimento, antes de ser consumido, percorreu um longo caminho e, dependendo de sua origem, causou mais ou menos impactos socioambientais.
A natureza fornece serviços ecossistêmicos que contribuem para nossa saúde, como a regulação da qualidade do ar e da água, a proteção contra desastres naturais e a promoção da biodiversidade. Para promover uma relação mais sustentável com a natureza, é necessário adotar medidas individuais e coletivas. A redução do consumo excessivo, o uso consciente dos recursos naturais, a reciclagem e a adoção de fontes de energia renovável são ações fundamentais. É importante apoiar políticas e práticas de conservação ambiental, como a criação de áreas protegidas, a restauração de ecossistemas degradados e a promoção da agricultura sustentável. A educação ambiental desempenha um papel crucial, fornecendo conhecimento sobre a importância da natureza e incentivando a mudança de comportamento em direção a estilos de vida mais sustentáveis. Através de uma abordagem integrada, podemos trabalhar em conjunto para preservar a natureza, proteger a biodiversidade e garantir um futuro próspero para todos. Com o trabalho em conjunto da população e a conscientização da pesca ilegal, conseguiu-se atingir o que se era proposto, a espécie não entrou em extinção. 
- Outra reportagem em que a natureza é a fonte de recursos a serem explorados, estando as pessoas numa posição superior a ela.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-01/entenda-relacao-de-racismo-ambiental-e-enchentes-no-rio-de-janeiro. 
 Os homens afetam de forma consciente o ambiente em que vivem, é responsável por uma série de impactos ambientais que afetam drasticamente o mundo em que vivemos. Os problemas mais comuns estão relacionados ao consumo de recursos naturais e produção excessiva de resíduos (o seu descarte de uma forma errada) tem causado bastante impacto na sociedade, podemos observar na matéria acima, as comuns enchentes que o Rio de Janeiro vem enfrentando, o que resulta na destruição de habitats, poluição e escassez de substâncias essenciais para a vida: como a água.
A atividade humana está relacionada a diversos outros impactos ambientais negativos, como a erosão, redução da biodiversidade, esgotamento de recursos, poluição. Por conta disso, é necessário adotar atitudes sustentáveis e conscientes, que visam preservar a vida e minimizar os impactos ambientais que possam vir acarretar problemas para população local.
O homem precisa entender que a preservação do meio ambiente contribui para a saúde humana, a qualidade de vida e a biodiversidade. A mudança começa por cada um de nós. Devemos estar conscientes de nossas ações e buscar alternativas mais sustentáveis no nosso dia- a dia. Através de pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença na preservação do meio ambiente e do meio em que vivemos.
E preciso que tenhamos uma consciência ambiental, esse conhecimento teórico sobre os problemas ambientais se manifesta por meio de atitudes e práticas concretas no dia a dia, como o uso eficiente dos recursos naturais, a reciclagem, a redução do consumo excessivo, a preferência por produtos sustentáveis, o apoio a iniciativas de preservação ambiental e a participação em atividades de educação ambiental.
Para reduzir o lixo orgânico doméstico é necessário evitar o consumo desnecessário e o desperdício, e praticar compostagem. Da mesma forma, para reduzir a quantidade de outros tipos de lixo, como o de plástico, o primeiro passo é evitar o consumo.
Anexe as reportagens a sua resposta e justifique a identificação entre reportagem e visão de mundo.

Continue navegando