Buscar

Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental - Atividade 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental - Atividade 7
Questão 1 Marque Verdadeiro ou Falso quanto ao Endemismo concentrado:
( ) Nas restingas, as espécies endêmicas se concentram em duas regiões – evidentemente, as que se encontram em melhor estado de conservação, ainda pouco visitadas pelos turistas e construtores de condomínios. A primeira consiste de trechos isolados ao longo de 500 quilômetros, desde Linhares e Guriri, no norte do Espírito Santo, até Prado e Trancoso, no sul da Bahia. É ali que se encontra, por exemplo, o Cnemidophorus nativo , um lagarto com duas listras laterais brancas e uma dorsal de cor salmão sobre o corpo verde-oliva.
( ) Ao sul, o endemismo é alto nas restingas de Maricá e Jurubatiba, no Rio. Só ali vive outro pequeno lagarto, semelhante ao C. nativo, o Cnemidophorus littoralis , apresentado na revista Copeia. “A concentração de espécies endêmicas nessas regiões”, diz Rocha, “deve-se provavelmente às variações ocorridas nos últimos 10 mil anos no nível do oceano, que promoveram o isolamento de populações de ancestrais, que assim divergiram geneticamente e passaram a constituir espécies diferenciadas.”
( ) O diagnóstico sobre o estado de conservação das restingas confirma a relação entre o grau de destruição de um ambiente e a ausência de políticas públicas. Nas chamadas unidades de proteção integral, como o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, que inclui a mais preservada entre as restingas estudadas, a ação predatória do homem é bastante reduzida. Sem proteção nem fiscalização, porém, o impacto humano tende a eliminar a vegetação natural e reduzir as chances de sobrevivência dos animais que ali vivem. 
b. V, V, V. 
Questão 2 O litoral brasileiro, com aproximadamente 9 mil quilômetros de extensão, pode ser considerado pobre em termos de grandes recortes, principalmente quanto à relação entre sua extensão e a área territorial do país. Com base nas características geológicas, oceanográficas e climáticas da costa brasileira, podem ser reconhecidas cinco regiões: amazônica, nordestina, oriental, sudeste e meridional. Associe as alternativas:
Espécie com distribuição geográfica mais restrita, seja a uma localidade específica ou a um ecossistema ou bioma. O pau-brasil, cujo nome científico é Caesalpinia echinata, é um exemplo de espécie endêmica da Floresta Atlântica do Brasil.
Resposta: espécies endêmicas
 
Cada uma das categorias reconhecidas no sistema de classificação da vegetação brasileira, incluindo desde os níveis mais abrangentes (zonas ou regiões) até os mais específicos, como formações e subformações.
Resposta: unidades fitoecológicas
 
Correntes essencialmente paralelas à linha de costa, geradas pela incidência oblíqua de ondas a esta linha, e que atingem maior velocidade quando as ondas chegam à costa em ângulos que variam de 45º a 58º. Também são conhecidas como correntes longitudinais.
Resposta: correntes de deriva litorânea
 
Feições abruptas e íngremes semelhantes a grandes barrancos nas proximidades da costa, formadas por sedimentos arenosos consolidados e que foram sujeitos à intensa erosão marinha, comuns na costa do nordeste do Brasil.
Resposta: falésias
 
Corpo aquoso litorâneo de circulação mais ou menos restrita, ainda ligado ao oceano aberto, em muitos casos relacionados à desembocadura de rios com intenso processo de sedimentação.
Resposta: estuários
 
Questão 3 Marque Verdadeiro ou Falso:
( ) Neste sistema, as planícies litorâneas brasileiras incluem áreas representativas de diferentes unidades fitoecológicas, com destaque para as formações pioneiras com influência marinha, flúvio-marinha ou fluvial/lacustre, agrupados nos sistemas edáficos de primeira ocupação. As restingas equivalem em sua maior extensão às formações pioneiras com influência marinha e fluvial/lacustre, onde mesclam-se tipos vegetacionais arbóreos, arbustivos e herbáceos, variações fisionômicas que podem ser observadas desde as praias até os pontos mais interiores da planície costeira.
( ) A fauna de vertebrados ocorrente nas restingas brasileiras também é relativamente muito pesquisada, com destaque mais uma vez aos trabalhos realizados no litoral do Rio de Janeiro, principalmente com pequenos mamíferos e répteis. Neste grupo foram bastante estudadas espécies do gênero Liolaemus, endêmicos de algumas áreas restritas de restinga no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
( ) Um aspecto muito peculiar e interessante das formações arbustivas da restinga é a ocorrência de locais onde o aspecto predominante da vegetação é um conjunto de moitas de extensão e forma variadas, em meio às quais ocorrem áreas abertas. O termo moita aqui empregado é definido como um “aglomerado” de plantas arbustivas ou arbóreas, separadas de outras plantas por espécies de outras formas de vida ou por áreas sem vegetação.
( ) Naturalistas que passaram pela região litorânea nos séculos XVIII e XIX deram importantes colaborações ao conhecimento da fauna das restingas, mas dificuldades de obtenção dos relatos originais e de acesso às coleções realizadas, bem como limitações metodológicas inerentes à época destes estudos, impossibilitam a construção de uma visão mais consistente sobre o assunto.
Escolha uma opção:
a. V, F, F, V.
b. F, F, V, V.
d. V, F, V, V.
e. V, V, F, V.
Questão 4 São espaços territoriais e seus respectivos recursos ambientais, com características naturais relevantes, criados pelo poder público, com limites e objetivos definidos, para as quais se aplicam garantias legais de proteção visando a conservação da biodiversidade.
b. Unidades de Conservação 
Questão 5 Os principais impactos ambientais na zona costeira brasileira decorrem das atividades econômicas desenvolvidas nesta região, além da própria ocupação humana nas grandes aglomerações urbanas. Como estas se distribuem de forma desigual ao longo da costa, os principais vetores de impacto atuantes em cada região têm importância diferenciada, e mesmo sendo de mesma natureza, podem variar em intensidade conforme a geografia da costa e a sua respectiva capacidade de suporte a alterações decorrentes da atividade humana.
Com base no texto, marque Verdadeiro ou Falso:
Região Centro-Oeste, o principal fator de impacto da região costeira, incluindo as grandes áreas de restingas que originalmente ocorriam, decorrem da ocupação humana, visto que as maiores cidades do país localizam-se nesta região ou muito próxima dela. Além disso, balneários de veraneio atraem anualmente milhares de pessoas para essas regiões, não só do Brasil como de outros países, mesclando os impactos de uma ocupação urbana acentuada com a pressão exercida pela atividade turística. As instalações urbanas, as estruturas de produção que suportam boa parte da economia nacional e um conjunto extenso de balneários de veraneio degradaram praticamente todas as áreas de restinga nesta região, com exceção daquelas que estão sob algum tipo de proteção especial, principalmente em unidades de conservação. São comuns nessa região conflitos entre comunidades tradicionais que habitam alguns trechos e as frentes de ocupação, sejam turísticas ou de outra natureza, colocando muitas vezes a conservação da biodiversidade como a responsável por parte significativa das demandas sociais destas comunidades.
Falso

Outros materiais