Buscar

Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental - Atividade 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental - Atividade 9
Questão 1 Assinale a alternativa que não corresponde ao Atol das Rocas:
d. Este ocupa uma área de aproximadamente 3 800 quilômetros quadrados, entre as coordenadas 17°20´ a 18°10´ S e 38°35´ a 39°20´ W, no litoral sul da Bahia, a cerca de 65 quilômetros do continente. 
Questão 2 Marque Verdadeiro ou Falso:
No Brasil, são conhecidas algumas espécies com distribuição geográfica restrita a uma ou poucas ilhas, algumas com hábitos distintos de seus “parentes” mais próximos do continente, como é o caso de duas espécies de serpentes que ocorrem no litoral de São Paulo. Na ilha Queimada Grande, situada a aproximadamente 33 quilômetros da costa na região de Itanhaém, ocorre uma espécie endêmica de jararaca, chamada de jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), que ao contrário de seus ancestrais continentais, desenvolveu hábitos arborícolas, tendo nas aves seu principal alimento. Para imobilizar as presas com maior rapidez e eficiência, esta espécie desenvolveu um veneno mais potente que as demais espécies de jararaca, com forte efeito anticoagulante. Na ilha de Alcatrazes, a cerca de 35 quilômetros da costa na região de São Sebastião, ocorre uma outra espécie de jararaca exclusiva, a jararaca-anã (Bothrops alcatraz), que se especializou em alimentar-se de lacraias e outros invertebrados, além de pequenos anfíbios, que vivem em meio ao folhedo no chão da floresta.
O Litoral meridional ou subtropical, com clima subtropical, é uma região essencialmente arenosa e baixa, sendo as praias extensas e lagunas de dimensões consideráveis as feições mais típicas. A Praia do Cassino, maior extensão de praia do Brasil, e as lagoas dos Patos, Mirim e do Peixe, todas localizadas no Rio Grande do Sul, são algumas localidades de referência nesta região.
As ilhas sempre despertaram o interesse dos estudiosos de biogeografia, pois são excelentes laboratórios naturais para o estudo da evolução. A grande ilha que forma o continente australiano, a Nova Zelândia, Madagascar, a região do Caribe, entre outras, estão repletas de exemplos de “novidades evolutivas”, razão da constante busca de cientistas por explicações para os processos evolutivos decorrentes do isolamento geográfico, do efeito do fundador, da formação de metapopulações, somente para citar alguns exemplos.
Verdadeiro 
Questão 3 O litoral brasileiro, com pouco mais de 9 mil quilômetros de extensão é banhado pelo Oceano Atlântico desde o Cabo Orange, na foz do rio Oiapoque (AP), até a foz do arroio Chuí (RS). Apresenta um conjunto de paisagens bastante diversas, onde manguezais, restingas, dunas, falésias, brejos, costões rochosos e recifes de coral ocorrem de forma descontínua e em diferentes combinações, proporcionando à costa brasileira uma grande variabilidade ambiental. Associe corretamente:
Diminuição da variabilidade genética resultante da colonização de um local por um ou poucos indivíduos, podendo levar à diferenciação de populações e consequente formação de novas espécies.
Resposta: efeito do fundador
 
Usa-se o termo para designar uma situação em que a atividade pesqueira retira mais recursos dos ambientes naturais do que estes conseguem repor no mesmo período de tempo, como acontece com várias espécies de peixes e crustáceos no litoral brasileiro.
Resposta: sobrepesca
 
Conjunto de subpopulações vizinhas ligadas por indivíduos que se deslocam entre os grupos, algumas podendo estar em declínio enquanto outras crescem, sendo estas muitas vezes as responsáveis pela recolonização dos locais onde ocorreram as extinções.
Resposta: metapopulações
 
Nome genérico que designa um grupo de algas, vermelhas (rodófitas) ou verdes (clorófitas), que utilizam o gás carbônico (CO2) de ambiente para a formação de carbonato de cálcio (CaCO3), que deposita-se no local em que desenvolvem-se, muitas vezes formando extensos bancos que contribuem para a modelagem do relevo marinho.
Resposta: algas calcárias
 
Todo o conjunto de espécies, de micro-organismos, vegetais e animais ocorrentes em um determinado local.
Resposta: biota
 
Cultivo comercial de crustáceos; no Brasil, a espécie mais frequentemente criada é o camarão Vanamei, mais comumente na região nordeste.
Resposta: carcinocultura
 
Questão 4 A região costeira do Brasil é uma das mais densamente povoadas do país, abrigando cerca de 22% da população, em grandes capitais e cidades importantes. Com relação aos impactos ambientais, marque a alternativa não correspondente:
Escolha uma opção:
a. Nas ilhas oceânicas, em geral mais distantes da linha de costa e consequentemente de mais fácil acesso, os principais impactos observados provêm da pesca predatória e das atividades turísticas inadequadas e mal planejadas, realizadas com embarcações de passeio e conduzidas por guias que muitas vezes são despreparados para esta atividade.
b. Pode-se dizer que o nível de degradação nos ambientes das ilhas brasileiras depende essencialmente da distância e das relações desta com o continente. Ilhas costeiras próximas aos núcleos urbanos e industriais – como no litoral de São Paulo, por exemplo – as atividades de turismo, pesca, exploração de areia, agricultura e pecuária, entre outras, são frequentes, em detrimento do caráter especial das ilhas, que, como patrimônio da união, deveriam estar sob algum regime especial de ocupação.
Questão 5 Marque Verdadeiro ou Falso:
( ) O tempo de isolamento, no caso específico das ilhas continentais, pode ser determinante na maior ou menor riqueza biológica, dependendo de como a ilha é formada. No caso das ilhas formadas pela submersão de partes mais altas da Serra do Mar, as áreas emersas guardaram amostras de ambientes alto-montanos, enquanto as ilhas sedimentares formaram-se ao longo de um processo lento e gradual, em que a chegada de plantas e animais ocorreu por diferentes agentes, principalmente vento e água.
( ) As ilhas oceânicas ocorrem bastante afastadas dos continentes, erguendo-se do assoalho oceânico, em locais mais profundos, tendo em geral origem vulcânica. Podem estar associadas a bancos e recifes de corais e formar arquipélagos, como nos casos de Fernando de Noronha, Trindade, Rocas e Abrolhos.
( ) Três espécies de roedores foram introduzidas em Fernando de Noronha: o rato-doméstico (Rattus rattus), o camundongo (Mus musculus) e o mocó ou roedor (Kerodon rupestris). Supõe-se que os dois primeiros colonizaram a ilha há pelo menos 500 anos, trazidos por navios que visitaram a ilha, enquanto o último foi introduzido em Fernando de Noronha por volta de 1967. Além de roedores, o gato, o cachorro, cabras, carneiros, bois e cavalos também foram introduzidos na ilha pelo homem.
( ) O arquipélago de Fernando de Noronha situa-se a três graus ao sul do Equador e cerca de 350 quilômetros a nordeste do Cabo de São Roque (AP). É composto por 20 ilhas, ilhotas e rochedos, sendo conhecida como Esmeralda do Atlântico. Abriga uma das principais bases do Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, mais conhecido como Projeto Tamar, destacando-se pelas condições ideais para pesquisas sobre o comportamento das tartarugas marinhas, sendo ainda uma base estratégica para atividades de educação ambiental, em função do grande fluxo turístico
b. V, V, V, V.

Outros materiais