Buscar

Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental - Atividade 10 e 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental - Atividade 10 e 11
Questão 1 Marque Verdadeiro ou Falso:
( ) O nome Mata dos Cocais relaciona-se à predominância fisionômica de espécies de palmeiras, especialmente do babaçu, da carnaúba e do buriti. No entanto, outros tipos de vegetação podem ocorrer associados aos bosques de palmeiras, como matas de galeria e campos inundáveis.
( ) Os campos da região Sul do Brasil são denominados de pampas, termo indígena que significa região plana, abrangendo o estado do Rio Grande do Sul, o Uruguai e Paraguai. Os campos sulinos foram assim nomeados pelo estudo de prioridades para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade.
( ) Os frutos da carnaúba são usados como alimento para o gado, sendo ainda utilizados na fabricação de doces caseiros. As sementes são ricas em óleo, que ainda não é explorado em escala industrial. A carnaúba tem grande potencial ornamental, sendo uma excelente alternativa para locais úmidos, como margens de rios e lagos.
( )Devido à ocupação do território, a exploração indiscriminada de madeira, iniciada pela colonização no planalto das Araucárias favoreceu a expansão gradativa da agricultura. Os gigantescos pinheiros foram derrubados e queimados para dar lugar ao cultivo de milho, trigo, arroz, soja e uva. O cultivo de frutíferas tem avançado amplamente, criando uma pressão nas áreas florestais; juntamente com o extrativismo seletivo de espécies madeireiras que está comprometendo os remanescentes florestais. Além dos grandes desmatamentos para o cultivo, existe ainda uma forte pressão de pastejo e a prática do fogo que não permitem o estabelecimento da vegetação arbustiva.
a. V, F, V, V.
c. V, F, F, V.
e. F, V, V, V.
Questão 2 Com relação a Conservação e alternativas sustentáveis, marque Verdadeiro ou Falso:
Uma das formas mais efetivas para proteção da biodiversidade, são as unidades de conservação. Na legislação brasileira que trata especificamente deste assunto (Lei n. 9.985 de 18 de julho de 2000, Decreto 4.340 de 22 de agosto de 2002), são reconhecidas duas categorias de unidades de conservação, denominadas de “proteção integral” e de “uso sustentável”.
O objetivo principal compatibilizar a conservação da natureza e o uso sustentável dos seus recursos naturais, com base no conteúdo do chamado plano de manejo da unidade, validado pelo seu respectivo Conselho Deliberativo. Esta é a instância responsável pelo gerenciamento da área, tendo como presidente o representante do órgão gestor da reserva.
A Mata dos Cocais, ambiente transicional entre a Amazônia e a caatinga, não tem recebido a atenção devida por parte dos estudiosos que trabalham em um ou no outro bioma. Muitas vezes interpretadas como formações secundárias, não têm sido alvo de ações efetivas de conservação da biodiversidade como outros biomas têm sido. Com uma riqueza de espécies relativamente baixa, onde três espécies de palmeiras são amplamente dominantes dependendo do local considerado. No entanto, considerando a importância econômica e social que estas espécies têm na região, a proposição de alternativas que sejam de fato sustentáveis para a população envolvida e que garantam a manutenção dos palmares é urgente. O que se vê na maior parte da região da Mata dos Cocais são iniciativas isoladas do poder público e de organizações não governamentais, que mostram que alguns caminhos podem ser mais interessantes para a utilização destes recursos, especialmente agregando-se valor aos produtos obtidos das palmeiras.
Verdadeiro 
Questão 3 Associe corretamente as alternativas:
Tipo de vegetação florestal que acompanha o curso de um rio, em geral em meio a uma paisagem em que predominam formações campestres. Também é conhecida como mata ciliar.
Resposta: matas de galeria
 
Categoria de unidade de conservação de uso sustentável criada em área em que populações tradicionais praticam extrativismo dos recursos naturais, que tem como objetivos principais garantir o uso sustentável dos recursos naturais por estas populações, mantendo seus modos de vida e cultura.
Resposta: reserva extrativista
 
Cada uma das regiões ecologicamente similares reconhecidas para o Brasil, em geral com mesmo tipo de clima, relevo, geologia e, sobretudo, vegetação.
Resposta: ecorregiões
 
origem de um embasamento geológico quando este é bastante antigo, de idade pré-cambriana, formado pelo chamado Escudo Brasileiro, base de todas as demais formações geológicas do país.
Resposta: cristalina
 
Questão 4 Referente a Desertificação, marque a alternativa correta:
a. As causas mais frequentes da desertificação estão associadas ao uso inadequado do solo e da água no desenvolvimento de atividades agropecuárias, na mineração, na irrigação mal planejada e no desmatamento indiscriminado. 
Questão 5 Marque Verdadeiro ou Falso sobre os Impactos ambientais a baixo:
Na região dos babaçuais, é comum a substituição das palmeiras por plantações de arroz, devido principalmente à ocorrência destas em solos úmidos, propício a esta cultura. O cultivo da soja também avança sobre algumas áreas da Matas dos Cocais, notadamente mais perto dos limites entre ela e o cerrado, provocando fortes alterações na paisagem, com drenagem de terrenos e uso de grande quantidade de insumos agrícolas.
A industrialização da região Meio Norte também tem levado vários babaçuais ao desaparecimento, especialmente a partir da década de 1980, quando várias plantas industriais foram instaladas no Maranhão para dar suporte à exploração mineral realizada na região amazônica.
O próprio crescimento populacional verificado em algumas regiões do Nordeste, notadamente nas proximidades das maiores cidades, também tem provocado a degradação dos cocais, especialmente pelo corte e queima das palmeiras para uso da área para construção de habitações.
Apesar da importância econômica da carnaúba, especialmente em função do uso que a cera da espécie tem na indústria da informática, números resultantes de uma pesquisa realizada pelo Núcleo da Seca da Universidade Federal do Rio Grande do Norte mostram que 70% dos carnaubais plantados na região do Vale do Açu, polo produtor de cera do Nordeste, desapareceram nos últimos 30 anos. Aproximadamente 17 mil hectares da área que restou foram utilizados para produção da cera nos municípios, sendo que a cada ano milhares de hectares são substituídos por atividades mais lucrativas.
O avanço das pastagens também tem contribuído para a redução das áreas de babaçuais e carnaubais, embora estas espécies tenham grande capacidade de regeneração.
Verdadeiro

Outros materiais