Buscar

Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental - Atividade 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental - Atividade 8
Questão 1 Associe as alternativas corretamente:
Caracteriza um tipo de água que apresenta salinidade intermediária, variando entre 1 g/sais/l e 3 g/sais/l. Típica dos estuários, favorece a reprodução de inúmeras espécies. 
Resposta: água salobra
 
São vegetais caracteristicamente adaptados a regiões de extrema salinidade. São distribuídas pelas matas de manguezais e no ecossistema de restingas.
Resposta: halófilas
 
Fenômeno de produção de matéria orgânica a partir da energia obtida pela oxidação de compostos inorgânicos presentes no ambiente. É tipicamente realizada por bactérias e fungos que promovem a reciclagem dos nutrientes no solo.
Resposta: quimiossíntese
 
Representa o ambiente presente nos manguezais que se caracteriza pelo encontro entre as águas oceânicas e a água costeira. Sua condição típica é a salinidade intermediária.
Resposta: ambiente estuarino
 
Representam áreas de manguezais, ambientes alagados próximos ao mar, encontrados em regiões de climas temperados.
Resposta: marismas
 
Áreas de terras ou rochas altas, presentes no ambiente costeiro (à beira mar), extremamente íngremes. Formam-se a partir da ação das intempéries (vento, sol, chuva e marés) devido à intensa erosão no local.
Resposta: falésias
 
Questão 2 A mata de manguezal apresenta uma pequena variedade de espécies, porém uma grande densidade populacional. Estimamos em 13 os tipos de plantas de mangue. No Brasil encontramos predominantemente quatro espécies. Marque a alternativa correta:
a. Laguncularia racemosa – mangue branco 
Questão 3 Decreto 89.336, de 31 de janeiro de 1984 – estabelece as reservas ecológicas, áreas de preservação permanente e áreas de relevante interesse ecológico.
A destruição das matas para ocupação inadequada é um dos impactos mais evidentes. Construção de indústrias, usinas, marinas, condomínios, áreas favelizadas, representam alguns exemplos. O desmatamento também fica evidente para a exploração da madeira (construções diversas, carvão, álcool, tanino etc.). Uma vez que é ocupado com indústrias e moradias, as águas dos rios formadores do manguezal são impactadas com toda a sorte de resíduos. Isto desencadeia a poluição do ambiente e um fenômeno denominado eutrofização. Os manguezais também têm sido vitimados pela exploração excessiva, tanto do solo, a fim de utilizar a argila para a fabricação de tijolos, como da fauna (caranguejos, ostras, peixes, lagartos, tartarugas, siris, mexilhões, entre outros). Outro aspecto preocupante em relação a esse ecossistema é o turismo desordenado. Estimulados pela oferta de alimentos exóticos (frutos do mar, peixes, caranguejos etc.) e pela proximidade com as praias, os turistas têm buscado os manguezais, e isso interfere na capacidade de suporte deste ambiente. A construção de barragens (represas em rios) tem interferido no equilíbrio das regiões costeiras, desencadeando um processo de erosão. Esse represamento, associado à presença de indústrias poluidoras no local, favorece a ocorrência da bioacumulação ou magnificação trófica, que provoca a morte de organismos localizados nos topos das cadeias alimentares.
Verdadeiro 
Questão 4 Os manguezais representam o “berçário do mar”. Tal classificação é justificada pelas inúmeras espécies marinhas que se reproduzem neste local. Esta busca pelo ecossistema de manguezal ocorre devido a alguns fatores:
e. todas as alternativas corretas. 
Questão 5 A mata de manguezal apresenta uma pequena variedade de espécies, porém uma grande densidade populacional. Esta vegetação pode atingir até 12 metros, mas em média encontramos a mata com 3 a 6 metros de altura. São bem adaptadas às condições oferecidas pelo ambiente e apresentam características que permitem seu sucesso frente à pressão seletiva do meio. Associe corretamente:
caracterizam adaptações das sementes de manguezal. Como o solo é extremamente instável e a influência das marés é intensa, as sementes necessitam de um tempo para sua dispersão e fixação, logo, apresentam um desenvolvimento inicial ainda ligadas às plantas mães (viviparidade) até encontrarem um local que permita a sua fixação.
Resposta: Propágulos
 
a pressão osmótica caracteriza a força de atração que o soluto exerce sobre o solvente em uma solução. Os vegetais necessitam absorver água em suas raízes para a realização do fenômeno da fotossíntese e conseguem executar esta função devido ao vacúolo de suco celular que apresenta uma concentração maior que o meio.
Resposta: Pressão osmótica elevada
 
raízes em forma de guarda-chuva que aumentam o poder de estabilização da planta, uma vez que o solo é extremamente instável e sofre a influência das marés.
Resposta: Raízes escoras
 
raízes que crescem perpendicularmente ao solo de mangue, no sentido oposto ao crescimento normal das raízes vegetais. Apresentam um mecanismo denominado geotropismo negativo. Essas raízes possuem pneumatódios, que permitem a troca de gases com a atmosfera.
Resposta: Pneumatóforos

Outros materiais