Buscar

Metodologia Cientifica 17

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“A avaliação de políticas sociais públicas deve ser orientada pela intencionalidade de apontar em que medida as políticas e programas sociais são capazes e estão conseguindo expandir direitos, reduzir a desigualdade social e propiciar a equidade” (BOSCHETTI, 2009, p. 5).  Nesse contexto, o monitoramento de políticas sociais se configura como relevante para o processo de avaliação.
BOSCHETTI, I. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, DF: Conselho Federal de Serviço Social, 2009.
 
Analise os conceitos e os elementos que compõem o processo de avaliação.
 
1. Monitoramento
2. Avaliação
3. Indicadores Sociais
 
(   ) É a investigação de um programa, finalizado ou em curso.
(   )Verifica se os resultados esperados foram alcançados ou não, fornecendo informações para a tomada de decisões e possíveis modificações em seu curso.
(  ) É o acompanhamento contínuo ou periódico de um programa ou política pública.
 (  )Tem a finalidade de verificar se o desenvolvimento de sua implementação está de acordo com os padrões esperados.
(   ) Estabelece a relação direta com o objetivo programático e ações, fundamentados pelas estatísticas públicas disponíveis.
 
A ordem de correlação de conceitos é:
Muito bem, sua resposta está correta!  A avaliação é uma forma de pesquisa social aplicada, sistemática, planejada e dirigida. Para tanto, faz-se necessário considerar o monitoramento e os indicadores sociais. O monitoramento possibilita o acompanhamento sistemático das ações, identificando se o planejamento está sendo executado. Os indicadores configuram a relação direta com o objetivo programático.
Resposta correta
2, 2, 1, 1, 3.

Outros materiais