Buscar

artigo Através de buscas bibliográficas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmica: Keila Cristina de Souza 3º período Odontologia Fimca Jaru 
Questão: Através de buscas bibliográficas, façam uma pesquisa científica das principais infrações éticas cometidas pelos dentistas relatadas na literatura.
GARCIA em 2008, realizou uma pesquisa exploratória, descritiva e documental para caracterizar as infrações éticas praticadas por cirurgiões-dentistas no exercício profissional da odontologia a partir da análise dos processos éticos instaurados e julgados no Conselho Regional de Odontologia do Estado de Santa Catarina, no período de 1994 a 2006. Foram encontradas 154 infrações éticas e os resultados demonstraram que segundo a origem das infrações a publicidade irregular e o acobertamento do exercício ilegal e irregular da profissão aparecem com percentual elevado.
Segundo FORTES, será considerado como ilícito penal, no Brasil, quando não ocorrer o recolhimento do consentimento da pessoa ocasionado por uma conduta dolosa
COSTA, relata que não deverá o profissional utilizar-se de práticas de coação física, psíquica, moral, enganosa ou quaisquer outras formas de manipulação impeditivas da livre manifestação da vontade pessoal do paciente. O princípio da autonomia deve existir neste item e o consentimento livre necessita que o paciente seja estimulado a perguntar, a manifestar suas expectativas e preferências aos profissionais de saúde. A CONEP entende como livre quando não existe nenhum tipo de limitação a influenciar a vontade e decisão do paciente, devendo ser utilizado termos acessíveis e informações pertinentes à pesquisa a ser realizada. 
A Odontologia é uma ciência que sempre enfrentou diversos desafios desde seu inicio até os tempos atuais. Ao longo dos anos tem se discutido a importância de muitas questões éticas que resultam da pratica odontológicas. 
Referências
 
GARCIA, Sidnei José. O código de ética odontológica e suas infrações: um estudo sobre os processos ético - profissionais dos cirurgiões dentistas do estado de Santa Catarina. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Odontologia. Florianópolis, 2008.
COSTA, S.I.F., OSELKA, G., GARRAFA, V. Iniciação à bioética; Conselho federal de Medicina, 1998. pp. 302 – pesquisa Google [Internet]. [citado 29 de outubro de 2013]. 
FORTES, P. A. C. Reflexões sobre a bioética e o consentimento esclarecido. Bioética 1995;2:129-35 - Pesquisa Google [Internet]. [citado 29 de outubro de 2013]. Recuperado de: https://www.google.com.br/#q=Fortes+PAC.+Reflex%C3%B5es+sobre+a+bio%C3%A9tica+e+o+consentimento+ esclarecido.+Bio%C3%A9tica+1995%3B2%3A129-35.

Outros materiais