Buscar

CONTEXTUAIZADA DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Wanderley Pereira de Oliveira (2009) descreve o processo de secagem como a remoção do líquido de um insumo, transformando-o de líquido para gasoso com o fornecimento de calor. Essa prática, vital para a durabilidade do produto e armazenamento em temperatura ambiente, foi aprofundada por Danieli de Carvalho (2022) ao introduzir o conceito de teor de umidade de equilíbrio higroscópico, onde a pressão do vapor d'água ao redor do produto iguala a pressão da água interna, alcançando um equilíbrio sem trocas.
O controle efetivo do processo de secagem é essencial para garantir a qualidade do produto. Isso inclui o uso de sensores para monitorar continuamente a umidade, a manutenção de uma temperatura constante adaptada às características do produto, assegurando uma ventilação adequada para uma secagem uniforme. Além disso, estabelecer tempos adequados para cada fase do processo e evitar a contaminação através da limpeza regular do ambiente e equipamentos são práticas essenciais. A validação periódica do processo por meio de testes e a manutenção de documentação detalhada proporcionam rastreabilidade e identificação de melhorias necessárias.
A avaliação da eficácia do processo de secagem envolve testes abrangentes para garantir a qualidade do produto. O teor de umidade é monitorado antes e após a secagem, enquanto a análise granulométrica verifica o tamanho das partículas para assegurar uniformidade. Testes microbiológicos e de contaminantes garantem a qualidade e segurança, enquanto a cor e o aspecto visual são avaliados para evitar alterações indesejadas. A medição da atividade de água e ensaios de estabilidade contribuem para a estabilidade do produto ao longo do tempo. Avaliações sensoriais garantem a preservação das características desejadas, e a eficiência energética é otimizada. A rastreabilidade é garantida por documentação detalhada, proporcionando controle e conformidade. Esses testes combinados asseguram a excelência do produto final.
BUCEK, E. U., CAMARGOS, M. T. B., & FINZER, J. R. D. Determinação da secagem de vegetais no âmbito farmacêutico e das engenharias. 2017.
OLIVEIRA, W. P. D., FREITAS, L. A. P. D., & FREIRE, J. T. Fenômenos de transporte em sistemas particulados: fundamentos e aplicações, 2009.
OLIVEIRA, M. V. D. F., DELGADO, O. T., CEDRO, W. L., RIVERA, Y. R., SOLOVIEVA, Y., MERCÊS, C. D. C., ... & ANTUNES, V. M. D. S. Análise e determinação da umidade de equilíbrio higroscópico de grãos e da farinha de trigo na temperatura de 50 ºc. OPEN SCIENCE RESEARCH II, v. 2, n. 1, p. 107-113, 2022.
SILVA, R. M. F., GOMES, T. C. B. L., ALBUQUERQUE, M. M., SILVA JUNIOR, J. O. C., BARBOSA, W. L. R., & ROLIM NETO, P. J. Abordagem sobre os diferentes processos de secagem empregados na obtenção de extratos secos de plantas medicinais. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 14, p. 103-109, 2012.

Continue navegando